Created with Snap
14 Cuidados antes de viajar de carro - Blog Unidas Alguel de Carros

14 Cuidados antes de viajar de carro

Tempo de leitura: 11 minutos.

Antes de viajar de carro, há alguns cuidados que devem ser levados em consideração. Você sabe quais são as medidas preventivas que devem ser adotadas antes de pegar a estrada? 

Nesse artigo selecionamos as principais questões de manutenção do carro para que você possa fazer a revisão antes de viajar e e se preocupar apenas em curtir o seu trajeto! 

14 Cuidados importantes antes de viajar de carro 

Fazer uma revisão no carro é fundamental antes de fazer qualquer viagem. Afinal, de nada adianta ter um carro econômico e confortável, se ele apresentar algum defeito que possa comprometer sua segurança, não é mesmo?

Essa preocupação antes de viajar de carro deve estar no seu planejamento de viagem, mesmo quando você considerar baixo o risco de acidente. Chegou a hora de você saber quais são os principais cuidados que devem ser tomados antes de viajar de carro. 

1. Revisão

A revisão do carro é indicada periodicamente, mas em caso de viagens, é sempre bom reforçar o cuidado, sobretudo para quem vai enfrentar trajetos longos.

E quando levar o carro para revisão? 

É recomendado que seu carro passe por uma revisão a cada dez mil quilômetros rodados ou a cada seis meses – o que vier primeiro. Se você está em dúvida se chegou a hora de levar seu carro para a revisão, consulte o manual do proprietário do seu veículo.

Isso porque, se você utiliza bastante o carro, é bem provável que alcance os 10 mil quilômetros em apenas dois meses. Se essa for a sua situação, a revisão deve ser feita com apenas dois meses de uso do veículo. Ao alcançar a quilometragem exigida, você precisa mandar seu carro para a revisão.

Se você não utiliza muito o seu carro, a regra a seguir é a de tempo de uso. Dessa maneira, ao final de seis meses, é fundamental levar o veículo a uma oficina, mesmo que ele apresente baixa quilometragem.

 

2. Revisão do óleo

A revisão do óleo é um dos principais  cuidados antes de viajar que deve ser observado. No entanto, muitas pessoas esquecem dessa medida tão simples e importante.
Para garantir uma viagem tranquila e evitar manutenções de emergência durante seu trajeto, recomendamos que faça a revisão do óleo periodicamente e não deixe o prazo de troca passar.Dessa forma, você faz a manutenção preventiva em um local de confiança e evita ter que trocar o óleo  em um lugar que você não conhece e colocar um produto cuja procedência é desconhecida, ou sem saber se é o mais adequado para o seu motor. 

Se você for planejar uma viagem, faça verificação da quilometragem que será feita, incluindo passeios que pretende fazer com o carro ao chegar ao seu destino.

cuidado com o carro

Para verificar o nível de óleo do seu carro, o mais adequado é que o veículo esteja frio, pois, com o motor quente, o óleo estará circulando, o que pode fazer parecer que o nível esteja abaixo do esperado. 

Dica de ouro: teste o carro pela manhã, antes de ligar o veículo. Se você esquecer e ligar o carro antes de revisar o óleo, desligue-o e espere pelo menos 10 minutos, para que o óleo retorne ao cárter.

O manual do veículo irá informar a você qual a quantidade ideal de óleo para seu carro, assim como qual o tipo ideal. De qualquer forma, ao fazer a revisão, observe se o óleo está entre as duas marcas da vareta. Para isso, com o carro frio, tire a vareta, limpe-a e coloque-a novamente.

 

3. Troca de filtro

Quando você for fazer a troca do óleo, aproveite e troque o filtro. Muitos manuais recomendam a troca do filtro somente a cada duas trocas de óleo.

Entretanto, entre os cuidados antes de viajar, recomendamos que a troca do filtro seja realizada a cada troca de óleo. Por mais que você tenha que gastar um pouco mais por isso, vale a pena. Afinal, as impurezas do motor ficam no filtro e, se você mantiver um filtro sujo, irá sujar o novo óleo.

O que acontece com o carro ao utilizar um filtro sujo? Basicamente a vida útil do seu carro torna-se menor e há o aumento do consumo de combustível.

 

4. Revisar a água

Outro importante cuidado antes de viajar de carro é revisar a água, ou o líquido de arrefecimento. É importante que ele esteja na marca indicada.

Alguns carros utilizam líquidos muito específicos, ou seja, destacamos a importância em observar o manual do carro para saber qual você deve usar.

 

5. Vazamentos

Analisar a cor do líquido é uma excelente maneira de identificar vazamentos. Líquidos de arrefecimento costumam ser rosa, enquanto o vazamento de óleo costuma ser marrom.

Se você notar alguma mancha, avise seu mecânico de confiança sobre isso, pois ele saberá o que fazer.

Não negligencie vazamentos antes de viajar de carro.

 

6. Freios

É necessário que o sistema de freios esteja funcionando de maneira correta para que a viagem seja segura para todos os ocupantes do carro, além de garantir a segurança dos carros ao redor também. Antes de pegar a estrada para viajar, não se esqueça de pedir para revisarem o sistema de freios, tanto o tradicional quanto o de mão.

 

7. Direção

Outro ponto vital que entra nos cuidados essenciais antes de viajar de carro é a direção.

Sempre peça para fazerem a revisão de todo o sistema de direção. Além disso, não se pode deixar de considerar que problemas desse tipo podem gerar acidentes, e muitas vezes graves acidentes

 

8. Pneus e estepe

Os cuidados com pneus e estepe são também muito importantes antes de viajar de carro. Faça uma verificação se já não está na hora de trocar os pneus.

Não deixe de fazer, sempre que possível, observação. Veja se estão muito gastos, com poucos sulcos. Lembre-se de olhar o estepe também.

Outro ponto importante é calibrar os pneus e o estepe, pois é muito comum que, ao calibrar os pneus, a calibragem do estepe seja esquecida. É essencial que você tenha um pneu de boa qualidade no estepe. Muitas pessoas colocam pneus de segunda linha ou muito gastos para o estepe, além de trazem risco aos ocupantes do carro, em situações de necessidade precisa comprar um pneu melhor. 

 

9. Geometria e balanceamento

Esses procedimentos evitam que seu carro fique puxando para determinada direção.

Por outro lado, essa revisão faz com que os pneus não sejam gastos de forma irregular, como consequência a melhorias na economia de combustível do seu veículo.

 

10. Atenção às Luzes do Painel

Esse tópico é essencial antes de viajar de carro. As luzes do seu veículo podem ser sinais de algo não está indo bem. Teste para ver se elas estão acendendo normalmente.

cuidado com o carro

Além de evitar uma multa por andar com luz queimada, você vai precisar de todo o sistema funcionando, 

11. Cuidado com o combustível

Aqui está um cuidado central antes de viajar de carro. Sempre olhe a procedência do posto e abasteça somente em locais de confiança.

cuidado com o carro

Se você está viajando para um lugar em que não há boas opções de postos de combustíveis, abasteça seu carro antes de viajar e espere a melhor opção surgir em outra cidade. 

12. Bagagem

Uma coisa é certa: quanto mais peso sobre o veículo, mais combustível ele vai consumir.

Nesse sentido, há duas questões importantes na hora de acomodar as bagagens.

  1. A bagagem não pode atrapalhar a visão do motorista. Não se deve colocar bagagens até o teto e impedir a visão traseira por meio do espelho central.
  2. A melhor maneira de acomodar a bagagem é dispor o peso de forma proporcional pelo porta-malas.

São ações que irão evitar que o carro puxe mais para um lado do que para o outro e aumentará a vida útil dos pneus. Além disso, não se esqueça de que o consumo de combustível aumenta, em média, a cada 40 quilogramas que você acrescenta ao veículo.

 

13. Equipamentos obrigatórios

Não se esqueça de checar se você está transportando o extintor e se ele não está vencido. Se estiver, é fundamental trocá-lo.

Para além das situações em que você pode presenciar, como uma pane elétrica que faz com que seu veículo pegue fogo, assim você irá evitar multas. 

Verifique também se você está levando o triângulo, o macaco e a chave de roda.

Para situações em que seu pneu furar, o macaco jacare hidraulico é ideal. 

São itens de carro muito fáceis e rápidos de manusear e exigem que você faça bem menos força. Trata-se de um investimento que vale a pena na hora de trocar o pneu, especialmente na chuva, e tornará a sua viagem muito mais tranquila. 

 

14. Películas dentro da lei

A última dica sobre cuidados antes de viajar: especialmente para quem vai fazer viagens de longas distâncias, é importante utilizar películas automotivas que impeçam a entrada de raios ultravioleta (UV). 

Além de baixar a temperatura interna do carro, elas impedem que os raios solares cheguem diretamente em você enquanto estiver dirigindo.

Outro benefício é que há nas películas anti UV até mesmo transparentes, que são melhores por não atrapalharem sua visão e, do mesmo modo, você não terá problemas com a lei por usar película muito escura.

Quer ficar livre de todas essas checagens? É simples!

Alugue um carro na Unidas e curta seu trajeto sem preocupações. Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: