Created with Snap
Principais pontos turísticos no Nordeste para conhecer.

Principais pontos turísticos no Nordeste para conhecer.

Tempo de leitura: 13 minutos.

Falar dos pontos turísticos no Nordeste não é algo difícil, afinal, os nove estados nordestinos do Brasil colecionam algumas das mais belas paisagens naturais do mundo. Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Ceará trazem à tona uma natureza exuberante e com sol o ano todo.

Viajar para o Nordeste do Brasil só é difícil porque deve-se escolher quais os destinos a incluir no roteiro, a vontade é colocar todos, mas para você aproveitar bem a região, vale se dedicar a ficar em alguns destinos paradisíacos por vez. Esteja preparado para momentos inesquecíveis! Confira as dicas que a Unidas preparou para você.

Principais pontos turísticos no Nordeste para conhecer

Morro de São Paulo, Bahia

Morro de São Paulo, localizada na Ilha de Tinharé, é sinônimo de luxo e badalação

Ao visitar este destino, vai ser comum ouvir idiomas do mundo todo entre os visitantes. Afinal, este é um dos pontos turísticos no Nordeste mais apreciados do mundo. O povoado da Ilha de Tinharé (a 248 km de Salvador) tornou-se queridinho entre os turistas internacionais: um dos motivos é o misto de incríveis cenários naturais e uma badalação para quem gosta de férias e curtição.

Em plena Costa do Dendê, e somente acessível de barco, Morro de São Paulo conta com somente quatro praias exploradas, que inclusive são identificadas em ordem numérica – da Primeira à Quarta. Suas praias são repletas de ótimos restaurantes e pousadas, contam ainda com piscinas naturais de águas transparentes, ideais para quem é apaixonado por mergulho.

Importante: não é permitido tráfego de carros na ilha. Quem leva os turistas até pousadas e pontos turísticos são os tratores que passam por uma estrada de terra paralela à praia. Porém, nada como praticar longas caminhadas para desbravar todos os encantos e lindas vistas de Morro de São Paulo.

Que tal alugar um carro em Salvador para o Morro de São Paulo? Assim, você irá aproveitar as lindas paisagens que só a Bahia tem a oferecer!

Lençóis Maranhenses

As famosas lagoas dos Lençóis Maranhenses ficam especialmente belas entre junho e setembro.  São dezenas de quilômetros de dunas branquinhas, pontilhadas por lagoas de água doce que vão do verde ao azul mais profundo. O cenário natural dos Lençóis Maranhenses é o verdadeiro cenário de cinema.

Circular pela região demanda carros potentes ou barcos. Afinal, a circulação pela região, é repleta de trilhas de areia e rios. Além disso, escalar alguma das dunas pode exigir certo esforço físico. Mas tudo é recompensado pelas vistas de tirar o fôlego desse paraíso protegido pelo status de Parque Nacional.

Importante: entre junho e setembro, as lagoas ficam completamente cheias e o cenário é ainda mais deslumbrante. As lagoas são de águas cristalinas e quentinhas e as areias das dunas, mesmo sob calor intenso, não são quentes de queimar os pés. Na temporada de ventos, muitos praticantes do kitesurf levam um colorido a mais à paisagem dos Lençóis Maranhenses.

Serra da Capivara, Piauí

O Baixão da Pedra Furada reúne os cartões-postais da Serra da Capivara, no Piauí. Trata-se de uma cidadezinha a 510 km de Teresina, e é a base para visitar o mais antigo sítio arqueológico das Américas. Você pode alugar um carro em Teresina e entrar pela simpática São Raimundo Nonato para chegar até o Parque Nacional Serra da Capivara, criado em 1979.

Ali encontram-se concentradas as mais importantes pinturas rupestres do mundo, tombadas com Patrimônio Cultural da Humanidade. São quase 130 mil hectares e mais de mil sítios arqueológicos identificados e catalogados.

Por sinal, vale reconhecer que a reserva é formada por um conjunto de quatro serras – Serra da Capivara, Serra Branca, Serra Talhada e Serra Vermelha, que envolvem ainda os municípios de Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João Costa.

No parque também está a maior coleção de arte pré-histórica ao ar livre do planeta,  local repleto de passarelas e trilhas que revelam pinturas datadas de até 12 mil anos. Um dos passeios mais famosos é o Baixão da Pedra Furada, onde ficam o logotipo e o cartão-postal do parque, a Pedra Furada, com um mirante de deixar qualquer um de queixo caído.

Natal, Rio Grande do Norte

Natal é a capital conhecida e admirada por seus 400 quilômetros de costa do Rio Grande Norte, que escondem paisagens inesquecíveis.

Principais pontos turísticos no Nordeste para conhecer interna 2

Não é à toa que a capital está entre as melhores cidades do Nordeste para se visitar em qualquer época do ano, já que o sol está sempre presente. Dos marcos históricos deixados pelos fundadores portugueses (como o Forte dos Reis Magos) aos simpáticos mercados de artesanato e à gastronomia impecável, não faltam atrativos para os visitantes.

Entretanto, certamente são as praias o principal ponto de interesse de grande parte dos visitantes. Destacamos aqui a badalada Praia de Ponta Negra, com seus animados quiosques e restaurantes, mar calmo e as dunas do Morro do Careca, com 120 metros de altura, quase todas cobertas por vegetação.

Ao alugar um carro em Natal você vai aproveitar para desbravar outros destinos do variado litoral potiguar, com seus 400 quilômetros de costa – das dunas de Genipabu, às lagoas de Jacumã e à internacional Vila da Pipa.

João Pessoa, Paraíba

Um dos pontos turísticos no Nordeste que você deve visitar é a Praça Antenor Navarro, pois trata-se de um dos pontos mais belos do centro histórico de João Pessoa.

Entre os imperdíveis lugares para se viajar no Nordeste, João Pessoa é uma das mais antigas capitais da região, com traços marcantes e atrativos para todos os gostos, com roteiros que vão desde belas praias à orla preservada, do povo hospitaleiro a um rico acervo histórico e arquitetônico.

O Farol do Cabo Branco é um dos cartões-postais da cidade, marcando João Pessoa como o ponto oriental extremo das Américas, inclusive sendo rssa é a razão pela qual se diz que “o sol nasce primeiro nas suas praias”.

A Paraíba também é repleta de praias rústicas, no litoral sul (incluindo Tambaba, o mais famoso ponto naturista do Brasil); praias mais urbanas e badaladas como Tambaú, Manaíra e Cabo Branco; ou as admiradas pelos surfistas, mais ao litoral norte, como a de Picãozinho.

Além disso, Jampa também é conhecida por suas festas e ritmos populares ao longo do ano – dos frevo e maracatu da Folia de Rua e Muriçocas do Miramar, ao forró das festas juninas.

Porto de Galinhas, Pernambuco

As águas cristalinas e esverdeadas de Porto de Galinhas são destaque absoluto no turismo no Nordeste. Este lugar dispensa qualquer introdução, afinal, trata-se de um dos destinos de praia mais bonitos e mais conhecidos do Brasil.

O local pertence ao município de Ipojuca e está a apenas 60 km de Recife, sendo uma ótima opção de roteiro paradisíaco e de fácil acesso. A Praia da Vila é a principal praia de Porto de Galinhas, e um dos lugares mais visitados por lá. Além de sua rica beleza, é de lá que partem os passeios que levam os turistas até as piscinas naturais para se nadar com os peixinhos coloridos.

Praia do Gunga, Alagoas

Localizada a uma hora de Maceió, a Praia do Gunga garante uma espetacular paisagem de coqueirais e águas esverdeadas.

Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos no Nordeste, ir para essa região deve te deixar ciente de que  o Brasil realmente possui as paisagens mais lindas do mundo.

Principais pontos turísticos no Nordeste para conhecer interna 2

A paisagem, digna de cartão-postal, envolve incontáveis coqueirais, falésias coloridas, águas calmas e cristalinas. A praia faz parte do município de Roteiro (a menos de uma hora de carro de Maceió, sendo aqui a situação perfeita para se alugar carro na capital) e só pode ser acessada via mar ou por dentro uma propriedade rural privada. Durante a maré baixa, o mar e a lagoa se encontram, e o visitante pode banhar-se na água doce e na água salgada ao mesmo tempo.

Cânion do Xingó, Sergipe

Não deixe de colocar esse lugar inesquecível em seu roteiro. Um passeio de catamarã pelas águas do Rio São Francisco, passando pelo Cânion do Xingó é tudo de bom.

O Cânion do Xingó, em pleno Rio São Francisco, na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas, é um verdadeiro tesouro escondido. O cânion apareceu somente em 1994, depois que a Usina Hidrelétrica do Xingó foi construída.

Quem quiser visitar o cânion, partindo de Aracaju, pode ir de carro e hospedar-se em Canindé de São Francisco, no Sergipe; outra opção, é ir de Maceió e dormir  em Piranhas (Alagoas). Tanto a primeira quanto a segunda opção, fazem com que o trajeto até o cânion leve o tempo de cerca de uma hora de catamarã.

Chegando na grande piscina natural, o visitante pode descer do barco e nadar nas águas verdes em meio a seus paredões alaranjados. Além disso, vale pegar um barquinho e ir até o chamado “paraíso talhado”, que é a parte mais estreita do cânion e considerado o trecho mais bonito do passeio.

Jericoacoara, Ceará

Este destino é para você relaxar por completo e curtir as paisagens maravilhosas de Jericoacoara, no Ceará.

Atração principal do município cearense de Jijoca de Jericoacoara, a praia de Jericoacara nunca está ausente na lista dos principais pontos turísticos no Nordeste. Afinal, não há como se resistir a uma paisagem natural que envolve dunas, coqueirais, águas azuis e cristalinas e até redes e mesas montadas dentro das lagoas: são um convite ao relaxamento total em meio a uma viagem maravilhosa.

Os principais atrativos de Jeri: a incomparável Lagoa do Paraíso, ótima para nadar e velejar; a Duna do Pôr do Sol, onde pode-se curtir um pôr do sol no mar, um fenômeno raro no Brasil; e as muitas praias praticamente desertas, ideais para quem busca um pouco de descanso e menos badalação.

Por fim, o ritmo e o clima de Jeri é singular– as ruas são de areia, não há iluminação elétrica, e as pousadas e restaurantes seguem o estilo rústico, ainda que bastante confortáveis. Você vai se sentir no verdadeiro Paraíso.

Fernando de Noronha, Pernambuco

Sinônimo direto de turismo no Nordeste, o arquipélago de Fernando de Noronha merece estar na lista de principais pontos turísticos no Nordeste . Afinal, suas paisagens com areias douradas, mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, corais, vida marinha esplendorosa, mata e formações rochosas fazem do arquipélago um verdadeiro paraíso natural, cobiçado por brasileiros e estrangeiros.

São 21 ilhas no arquipélago, em somente 17 quilômetros total de área. Entretanto, isso não impede os atrativos naturais e atividades. Dentre eles, observação de golfinhos, mergulho de cilindro, trilhas para caminhada e bike, surf, passeios de barco e buggy, e assim por diante. A lista é longa. Entre os pontos imperdíveis para visitação, estão as famosas praias de Baía do Sancho e Baía dos Porcos, os morros dos Dois Irmãos e do Pico.

Dica: é bom ressaltar que o custo para curtir tudo isso pode ser alto – por causa da taxa de preservação ambiental e do ingresso necessário para se entrar no Parque Nacional Marinho – mas quem vai, garante que vale cada centavo. Entretanto, vale se organizar financeiramente para aproveitar tudo o que a ilha tem a oferecer.

A Unidas possui ótimas opções para você que quer alugar um carro para viajar. Entre em contato e vamos conversar! 🙂

Principais pontos turísticos no Nordeste para conhecer interna 3

Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: