Created with Snap
direcao_defensiva_2

Confira 4 dicas de direção defensiva!

Tempo de leitura: 3 minutos.

 

A segurança ao conduzir é extremamente importante não apenas para o motorista, mas também para os demais passageiros do veículo, pedestres e outros automóveis que cruzam o caminho. Pensando nisso, a Unidas selecionou 4 dicas de direção defensiva que podem te ajudar!

 

direcao_defensiva_1

imagem de trânsito na cidade.

 

Confira as 4 dicas de direção defensiva:

 

Segundo o Manual de Direção Defensiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), esse conceito baseia-se em adotar práticas que tornem a condução mais segura e que permitam identificar perigos para, então, evitá-los. Assim, as chances de ocorrer um acidente são minimizadas. Veja as principais dicas de direção defensiva para carros!

 

direcao_defensiva_2

imagem mostrando um acidente na estrada.

 

#1 Dica de direção defensiva: Manutenção preventiva

 

A manutenção preventiva é uma das principais maneiras de evitar qualquer tipo de ocorrência. Mesmo que ainda não tenha chegado à quilometragem ideal para fazer a revisão de determinadas peças, não deixe de ir a uma oficina e garantir que está tudo funcionando corretamente — principalmente antes de realizar viagens.

 

direcao_defensiva_3

imagem mostrando um homem fazendo manutenção no veículo.

 

#2 Dica de direção defensiva: Sente-se corretamente

 

Apesar de parecer óbvio, esta é uma das dicas de direção defensiva mais esquecidas. Posicionar corretamente o corpo é essencial para evitar algum tipo de acidente. O seu corpo deve estar devidamente encaixado no assento, de modo que a parte de baixo das costas encoste no banco. Além disso, a inclinação deve ser a mais adequada para que seus braços fiquem na posição ideal para dirigir. Obrigatório tanto em rodovias como dentro da cidade, o cinto de segurança deve estar sobre o ombro e o abdômen, fechado na fivela.

Leia também:  Alugar um carro ou andar de Uber?

 

#3 Dica de direção preventiva: Dirija apenas quando estiver em condições

 

Caso você tenha consumido bebidas alcoólicas, esteja sob efeito de medicamentos, com sono, nervoso, entre outras condições psicológicas, não pegue no volante. Isso porque essas situações podem gerar falta de concentração ou capacidade de ver o trajeto com clareza, causando danos a você mesmo e às pessoas ao seu redor.

 

#4 Dica de direção defensiva: Respeite a sinalização

 

Sabe quando você vê um sinal amarelo e, ao invés de parar o veículo, você acelera para passar no cruzamento mais rápido? Essa atitude é capaz de causar acidentes. Respeite não apenas o semáforo, mas também placas que indicam a velocidade adequada, o momento que é permitido fazer ultrapassagens, curvas, entre outras indicações de trânsito.

 

direcao_defensiva_4

imagem mostrando um semáforo.

 

Gostou de conhecer as dicas de direção defensiva para carros? Então continue lendo os artigos do blog da Unidas!

você também pode gostar de: