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Acidente de trânsito com carro alugado: o que fazer?

Situações que envolvem acidentes de trânsito nunca são legais. Quando ocorre uma batida com o nosso carro, tudo torna-se chato. E quando acontece com o carro alugado? Como lidar?

Antes de qualquer coisa, se você está em um acidente de trânsito, a primeira dica é não se desesperar. As locadoras responsáveis têm conhecimento desse risco e da ocorrência de acidentes. Cada uma terá um procedimento próprio para lidar com isso.

Acompanhe neste artigo que a Unidas preparou para você com o passo a passo do que fazer nessas infelizes situações.

 

Acidente de trânsito com carro alugado: o que fazer?

1. Faça o Boletim de Ocorrência

Após verificar se todos à sua volta estão bem, o primeiro passo é sinalizar o local e ligar para a polícia. Afinal, será necessário fazer o Boletim de Ocorrência Policial. É através dele que a empresa de aluguel de carros vai analisar a situação e verificar qual foi a proteção contratada.

2. Avise a locadora

Essa é uma ação que deve ser feita quase que imediatamente. Antes de você se dirigir à Delegacia, ligue para a empresa de locação e informe sobre o ocorrido, avise sobre as avarias e o local do acidente.

É comum que algumas locadoras de veículos peçam que o cliente vá até uma loja de atendimento para preencher o Aviso de Sinistro ou Relatório de Sinistro.

Justamente por esse motivo que é essencial avisar na hora e não no dia seguinte ou após o conserto! Outro fator importante é que dessa forma, a empresa poderá auxiliá-lo em caso de necessidade com guincho e com assistência no local.

Pequenos acidentes no carro alugado

Nas situações em que o acidente ocorreu em proporção menor, como um amassado ou arranhão, ligue para a empresa avisando sobre a situação.

Se o carro não estiver em boas condições, será realizada a troca do veículo. É fundamental ressaltar que, na hora de assinar o contrato, é importante analisar qual proteção está sendo contratada, isso porque após o acidente a locadora irá revisar o seu contrato e, a partir dele, determinar qual o valor a ser pago.

 

Qual o valor a ser pago pelo conserto do carro alugado?

O valor a ser pago pelo conserto do carro alugado será manifestado de acordo com a cobertura e da franquia da proteção escolhida no momento da reserva do aluguel de carro.

O valor da franquia estará no contrato de aluguel assinado na retirada do carro alugado, ou seja, é muito importante prestar atenção na hora de assiná-lo! A depender da proteção, ela pode, inclusive, não ter franquia. Ou seja, nessas situações, se houver um acidente com carro alugado, o locatário não precisará pagar pelos reparos.

Na Unidas, você escolhe a proteção que deseja na hora de fazer a sua reserva:

Proteção Parcial Unidas: trata-se da cobertura do veículo locado em casos de colisão, incêndio, roubo, perda total e pequenas avarias, contando com participação obrigatória do locatário.

Proteção Terceiros Unidas: os valores das proteções, participação obrigatória, etc. estão descritos no Tarifário Unidas.

Proteção completa Unidas: Cobertura de riscos para o veículo locado, coberturas de danos corporais e materiais a ocupantes e a terceiros, porém com valores de Participação Obrigatória reduzidos em 50% face aos praticados pela Proteção Parcial.

Proteção Super Unidas: Cobertura de riscos para o veículo locado, coberturas de danos
corporais e materiais a ocupantes e a terceiros, porém com isenção dos valores de Participação Obrigatória. Exceção para cobertura de pneus/estepe no caso de roubo ou furto, onde o cliente deverá arcar com o valor destes itens de acordo com a tabela de avarias.

É importante ressaltar que, se for necessário, o veículo será substituído e você poderá manter a sua programação. Dessa forma, em viagens longas não será necessário desmarcar reuniões ou cancelar passeios.

 

 

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