Pirenópolis: o que fazer e como chegar?
Inicialmente, é importante destacar que Pirenópolis se trata de uma cidade histórica, que fica no estado de Goiás, a cerca de 130 km de Goiânia e 150 km de Brasília. Sendo assim, confira a seguir algumas informações interessantes sobre a cidade.
No geral, o município de Pirenópolis traz consigo uma história muito rica para o local, estado e país como um todo. Porém, o seu grande destaque vai para a mineração, afinal, essa atividade ocupou um papel primordial no desenvolvimento local, em especial nos séculos XVIII e XIX.
Inclusive, ressalta-se que a mineração deixou um legado rico na gastronomia e na arquitetura local. Além disso, a cidade possui as suas belezas naturais, em que as cachoeiras chamam muito a atenção de quem visita a região.
Por conta dos enormes casarões e as suas igrejas centenárias, a cidade de Pirenópolis é tombada e considerada um patrimônio nacional, desde 1989, pelo Iphan. Por esses e outros motivos, vale muito a pena conhecer toda a região.
História da cidade
Ao longo da sua viagem à Pirenópolis, você vai perceber como a região é muito rica, do ponto de vista cultural e histórico. Na verdade, o principal charme da cidade é a sua elegância nas ruas do centro, com muita história envolvida.
A explicação para isso está na fundação do município, que ocorreu em 1731, se destacando como um centro urbano entre os séculos XVIII e XIX. O ponto alto da cidade era, então, as suas atividades de comércio, agricultura e de mineração do ouro.
No entanto, no século XX, o município ficou isolado, sendo redescoberto apenas em 1970, a partir da inauguração de Brasília. Nos dias atuais, a cidade se destaca por seu turismo, além da produção de quartzito.
Qual a melhor época para visitar Pirenópolis/GO?
Se você está pretendendo se organizar para visitar a cidade de Pirenópolis, em Goiás, saiba que a melhor época é de maio a julho. Esse é o período mais procurado por visitantes que desejam aproveitar as cachoeiras.
Isso porque, a partir do mês de maio, a temporada de chuvas acaba, logo, a diversão é garantida. Além disso, entre setembro e março as quedas d’água costumam ficar mais cheias.
Caso você aprecie, no geral, eventos regionais, com certeza uma época ideal para visitar é após a Páscoa, que é quando ocorre a Festa do Divino e as Cavalhadas.
Outra comemoração local que atrai muitos visitantes é o Festival Gastronômico de Pirenópolis, sendo realizado no mês de agosto. Nesse evento, diversos chefs renomados são reunidos em um local previamente definido, com o intuito de fazer receitas regionais.
Onde fica Pirenópolis?
Como foi dito acima, a cidade de Pirenópolis fica a cerca de 150 km de Brasília e a 130 km de Goiânia. Além disso, é interessante ressaltar que a cidade está a mais de 700 metros de altitude.
Inclusive, a maior cidade de toda a região fica a pouco mais de 42 km de Pirenópolis, que é Jaraguá. Algumas das cidades vizinhas que são muito conhecidas e visitadas são Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás e São Francisco de Goiás.
Caso você opte por alugar um carro, escolha sempre uma empresa de confiança, como a Unidas. A Unidas está em todo o Brasil, veículos de qualidade e além disso, a Unidas oferece planos acessíveis, então, confira as condições especiais oferecidas no site oficial Unidas.
Onde comer
Ao buscar por restaurantes em Pirenópolis, você encontrará os principais deles no centro histórico, e os cardápios são os mais variados possíveis – podendo conhecer mais da história local através da gastronomia.
Caso você queira um restaurante mais movimentado, a melhor opção é a Rua do Rosário, ou também conhecida como a Rua do Lazer. Além disso, você não precisa, obrigatoriamente, se apegar aos pratos locais. Isso porque o tempero que a cidade carrega consegue inovar qualquer prato.
Um dos restaurantes mais frequentados é a Venda do Bento, que é como uma fazenda, trazendo ainda um clima de interior para a sua refeição. Se a sua intenção é conhecer a gastronomia local, experimente os restaurantes As Flor, Tempero do Rosário e Dona Cida.
Por fim, você não pode deixar de experimentar o famoso empadão goiano. Então, visite o comércio local próximo à Igreja Matriz, como o Novo Paladar Pamonharia e Empadão e a Pamonharia Souza.
Onde ficar em Pirenópolis, Goiás
Caso você queira se hospedar em Pirenópolis, em Goiás, saiba que existem dois tipos de locais: os hotéis e pousadas que ficam na cidade e os que ficam fora do município.
Dentro do município, os hotéis têm um estilo charmoso, aconchegante e são um pouco pequenos. Já fora da cidade, essas hospedagens possuem uma estrutura familiar, com parquinhos, piscina e chalés.
Por isso, trouxemos alguns exemplos de onde ficar em Pirenópolis, Goiás:
- Relais Amadeus Pousada de Charme (4 estrelas, 9.5 de avaliação no Booking em Dez/2021)
- Pouso 22 (4 estrelas, 9.6 de avaliação no Booking em Dez/2021)
- Chalés Beira Rio (3 estrelas, 9.4 de avaliação no Booking em Dez/2021)
- Âncora dos Sonhos – casa de 4 quartos (10 de avaliação no Booking em Dez/2021)
- Pousada Yvanna (9.4 de avaliação no Booking em Dez 2021)
- Águas Vivas Hotel Fazenda (9.1 de avaliação no Booking em Dez/2021)
Agora que você já conhece um pouco da cidade de Pirenópolis, tire os planos do papel e faça a sua viagem, contando com os serviços oferecidos pela Unidas.