5 passeios na Chapada Diamantina que são imperdíveis
Sabe por que tantos turistas procuram passeios na Chapada Diamantina? Porque essa é uma região deslumbrante, conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego, biodiversidade rica e inúmeras opções de atividades ao ar livre.
Localizado no coração da Bahia, o cenário mistura montanhas, cachoeiras, grutas e vales verdes. Por isso, é um verdadeiro paraíso para quem busca conexão com a natureza e muita aventura!
O clima agradável e a hospitalidade dos moradores locais tornam a experiência ainda mais encantadora, atraindo turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.
Já bateu vontade de arrumar as malas e pagar a estrada? Então, anote nossas sugestões para criar um roteiro incrível!
Dicas de passeios na Chapada Diamantina
Não faltam opções de passeio na Chapada Diamantina para ocupar seus dias. Veja a lista abaixo com alguns dos melhores!
Poço Azul e Poço Encantado
Esses dois poços são paradas obrigatórias para quem ama mergulhar em águas cristalinas. O Poço Azul, localizado em Nova Redenção, é famoso por suas águas em tons vibrantes de azul e pelas formações rochosas que impressionam os turistas.
Já o Poço Encantado, em Itaetê, tem uma beleza singular, especialmente durante as horas em que a luz do sol cria um verdadeiro espetáculo de reflexos na água.
Trilha Águas Claras
Essa é uma opção de passeio na Chapada Diamantina para quem gosta de caminhar. A Trilha Águas Claras é um caminho que permite ao turista uma conexão mais intensa com a natureza.
Sua rota tem cerca de 4 km de extensão, passa por riachos e cascatas e termina em uma área com vários poços, onde é possível se refrescar em meio à mata. Ah, e o trajeto é fácil, ideal para famílias e iniciantes.
Cachoeira do Sossego
Localizada na região de Iraquara, a Cachoeira do Sossego se revela um santuário de tranquilidade e beleza. Se trata de um grande poço cercado pela vegetação nativa e som relaxante da água caindo. Já deu pra imaginar a tranquilidade?
Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha. O caminho não é longo (cerca de 1,5 km), mas o esforço vale a pena pelo visual único do lugar.
Grutas com Morro do Pai Inácio
As grutas são uma atração à parte entre os passeios da Chapada Diamantina. Diversas empresas oferecem tours guiados por entre cavernas e passagens subterrâneas, com formações rochosas iluminadas. É uma experiência maravilhosa!
A Gruta Azul, por exemplo, é uma caverna inundada por água azul intensa e cristalina, decorrente da refração da luz solar.
Já o Morro do Pai Inácio proporciona uma das vistas mais icônicas da Chapada Diamantina. O desafio de subir seus 1.120 m é recompensado por uma vista panorâmica perfeita para fazer as melhores fotografias.
Trilha da Cachoeira do Buracão
Essa trilha é mais exigente, e recomendado apenas para quem já tem mais experiência em turismo de aventura.
A Trilha da Cachoeira do Buracão leva os turistas até uma das cachoeiras mais impressionantes da Chapada Diamantina, desaguando em um cânion profundo e imponente. É um verdadeiro espetáculo natural!

As grutas estão entre os melhores passeios na Chapada Diamantina.
Como visitar a Chapada Diamantina de carro?
Fazer passeios na Chapada Diamantina é ainda melhor com um carro à disposição! Afinal, você pode seguir seu próprio ritmo e roteiro, sem pressa ou agendas pré-definidas.
Caso desembarque no aeroporto de Salvador, pegue a BR-324 em direção ao interior da Bahia até chegar à Feira de Santana. Então, siga pela BR-116 até a BA-052 (Estrada do Feijão) para chegar a Lençóis, uma das principais entradas da Chapada Diamantina.
Ah, e nossa dica é optar por um modelo SUV, adaptado para encarar pistas irregulares, comuns em lugares como a Chapada Diamantina.
Para curtir ainda mais os seus passeios, escolha também uma hospedagem próxima das atrações e contrate guias locais. Eles conhecem bem a região e podem fornecer informações importantes sobre segurança.
Quer alugar um carro e viver a Chapada Diamantina ao máximo? Acesse nosso site e confira as ofertas que temos para você!
