Created with Snap
festas de são joão destaque

As festas de São João mais tradicionais do Brasil.

Tempo de leitura: 5 minutos.

Conheça as festas de São João mais tradicionais do Brasil

As festas juninas são um verdadeiro símbolo da cultura popular do Brasil, talvez tão importantes quando o Carnaval. Normalmente, são milhões de pessoas que se reúnem para celebrar os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro.

Em 2020, a realidade é diferente do que já vimos, afinal, estamos vivenciando uma pandemia, o que impede que as multidões de sempre celebrem essa festa do jeito que costumavam fazer.

Porém, isso não nos impede de fazer planos para as próximas festas, afinal, até as festas juninas de 2021, tudo indica que o mundo estará de volta ao normal. Selecionamos algumas das festas mais tradicionais e incríveis que rolam pelo Brasil para que você possa planejar uma viagem futura, conhecendo a sua preferida.

festas de são joão imagem interna

Festas de São João: Campina Grande

Autodenominada como a “maior festa de São João do mundo”, a festa de Campina Grande, no agreste da Paraíba, dura um mês inteiro. A festa começa com uma grande queima de fogos e diversos shows de cantores famosos. A programação segue com trios elétricos, quadrilhas, brincadeiras, muitas barracas de comida e bebida e, claro, muito do autêntico forró pé-de-serra. Ainda existem os passeios no Expresso do Forró, uma locomotiva temática que leva até o distrito rural de Galante, com shows dentro dos vagões. O evento costuma receber por noite mais de 100 mil pessoas de todo o Brasil.

 

Festas de São João: Caruaru

Na cidade conhecida “Capital do Forró”, é claro que encontramos uma concorrente pelo título de maior festa de São João do mundo. Em Caruaru, que fica no agreste pernambucano, a festa é, de fato, intensa. Por lá você pode encontrar até mais de 500 shows acontecendo em vários locais espalhados pelo município, além de quadrilhas que reúnem milhares de pessoas, forrós, muita bebida, muita comida (inclusive algumas comidas gigantes) e desfiles que lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

Leia também:  Chegada do inverno: saúde e coronavírus.

 

Festas de São João: Aracaju

A capital do estado do Sergipe tem como seu evento mais popular o Forró Caju. Todo ano, cerca de um milhão de pessoas se reúnem na praça de eventos Hilton Lopes para dançar ao som de sanfonas e zabumbas e assistir a quase 200 shows de cantores, bandas e quadrilhas. Mas essa não é a única opção da cidade. Um outro evento incrível que acontece ao mesmo tempo tem lugar na orla de Atalaia: é o Arraial do Povo. Shows de bandas regionais de forró, concursos, apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas e até uma orquestra já passaram por lá.

Festas de São João: São Luís do Maranhão

A festa do Bumba-Meu-Boi, tradição com mais de 200 anos e conhecida em todo o Brasil, segue firme e continua levando muitos turistas até São Luís do Maranhão. As festividades começam no dia de Santo Antônio e vão animando a cidade até o dia de São Marçal.

Grupos teatrais folclóricos de todo o estado se encontram nas ruas da capital do Maranhão para contar a bela história da escrava Catirina e de seu marido, que precisam encontrar uma maneira de ressuscitar o animal que haviam matado.

Os integrantes se apresentam ao redor de bois coloridos, com o visual inconfundível, num festival famoso por suas danças e ritmos únicos. O principal palco de shows e atividades culturais é a Praça Maria Aragão, que recebe o nome de “Terreiro da Maria”, enquanto a festa acontece pelas ruas da cidade.

Além das tradicionais barracas de palha, os palcos recebem personagens característicos da cultura local do Maranhão, como o Boi da Fé em Deus (sotaque de zabumba), Boi Brilho do Sol Nascente (sotaque de orquestra) e Boi de Maracanã (sotaque de matraca).

Leia também:  Chegada do inverno: saúde e coronavírus.

festas de são joão imagem interna 2

Festas de São João: Escolha e conte com a Unidas

A próxima festa junina, após o fim da pandemia, com certeza será especial e, seja em um desses destinos ou em qualquer outro de sua escolha, uma coisa é certeza: você pode contar com a Unidas no planejamento da sua viagem em qualquer lugar do Brasil.

Quer conhecer mais sobre a frota da Unidas? Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: