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Barulhos no motor do carro podem ser um problema?

Tempo de leitura: 7 minutos.

É bastante comum não ser um sinal de coisa boa quando um barulho no motor do carro é identificado. São sons que podem surgir ao dar partida no veículo, liberar o pedal da embreagem ou, até mesmo, ao passar em lombadas ou buracos (Oi, Brasil!) e eles não devem ser ignorados.

Antes de qualquer ação, deve-se identificar se os barulhos vindos da parte dianteira do veículo realmente estão surgindo do motor, afinal, podem ser também um problema na suspensão. Nesse último caso, os ruídos são mais descontínuos.

O motor do carro é o seu componente principal, ele é responsável por transformar o carro em um meio de transporte de fato. A ausência de um motor tornaria o carro apenas uma carcaça pesada e imóvel. Nesse sentido, é fundamental que você garanta os cuidados alinhados desse elemento vital para o funcionamento do carro.

A Unidas preparou este artigo para que você conheça quais problemas alguns desses barulhos podem indicar.

 

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Barulhos no motor do carro podem ser um problema?

1. Tensão da correia dentada

Esta é uma causa muito comum de barulho no motor. A função básica da tensão da correia dentada é manter em sincronia o virabrequim e o comando das válvulas e, quando há o travamento ou quebra de um tensor da correia, pode resultar em danos ao cabeçote e outras peças do motor — trata-se de um tipo de conserto que sempre custa caro.

Busque fazer uma inspeção visual nesse componente a cada 15 mil km pelo menos, atente-se para a ocorrência de rachaduras ou trincas na correia — que podem ser sinais de ressecamento da borracha. É essencial considerar também que, carros que têm muita poeira ou lama em seus trajetos locais podem ter o desgaste acelerado, afinal, a sujeira fica impregnada no sistema.

Não deixe de observar vazamentos de óleo porque, quando este atinge a peça, ela pode ressecar e quebrar. Desligue o motor e deixe-o esfriar para verificar as correias, pois, dessa forma, você evita possíveis queimaduras ou ferimentos.

2. Bomba d’água

A bomba d’água é um componente que atua no sistema de arrefecimento de motores à combustão interna, e é responsável pelo resfriamento do motor do carro — de modo que ela evita o seu superaquecimento. Normalmente, o barulho originado por essa peça surge acompanhado de vazamento, e o seu conserto depende somente da troca do componente.

3. Problema no cabeçote ou bronzinas

Se você der um partida a frio, ou seja, após o carro passar uma noite parado, por exemplo, e surgir um barulho no motor, pode ser que sejam problemas no cabeçote ou nas bronzinas. Nesse caso, é comum utilizar a expressão “o motor está batendo na partida”.

Aqui, é fundamental buscar imediatamente um mecânico qualificado e de confiança para que seja realizado o correto diagnóstico do problema.

4. Embreagens mal ajustadas

Problemas relacionados à embreagem costumam se apresentar através da emissão de ruídos ao liberar o pedal numa troca de marchas. Isso pode significar um desgaste do seu eixo ou rolamento e, nesse caso, será preciso realizar a substituição dessas peças.

Dica: é uma boa situação para trocar também disco e platô, pois o custo de mão de obra para esse serviço não é barato.

5. Falta de água no radiador

Esse é outro problema que pode resultar no aquecimento do motor — o que pode levar à sua fundição. Para evitá-lo, basta checar o nível de água com regularidade e ficar atento ao termômetro no painel. Realize também a limpeza do sistema: retire o radiador e o reservatório de água do local e lave-os com os produtos específicos para esse fim.

 

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6. Motor fundido

Sem dúvidas este é o pior dos problemas que você pode ter. Ter um motor fundido significa a completa falta de operação da parte mais importante do seu carro e, em grande parte dos casos, é essencial fazer sua troca completa. Este é um dos maiores gastos que você pode ter ao realizar um conserto de carro.

Quando identificar um motor fundido?

Principalmente quando, ao se tentar dar a partida, o carro não responder, somente fazendo barulhos de peças batendo umas nas outras. Se você não estiver conseguindo ligar, não insista: isso pode causar superaquecimento dos fios e fazer com que comecem a soltar fumaça.

A fundição do motor tem como uma das principais causas a falta de óleo, afinal, se ele estiver em quantidade escassa, não será possível a lubrificação do motor e nem o auxílio na regulagem de temperatura.

7. Suporte do motor quebrado

Dependendo do modelo do seu veículo, o motor pode possuir o suporte de três ou quatro coxins — espécies de “almofadas” que têm o objetivo de acomodá-lo e absorver suas vibrações. O que pode ocasionar a quebra desses suportes é a passagem com frequência por buracos ou lombadas em alta velocidade. Quando eles são danificados, emitem um ruído grave. É possível verificar este problema com inspeção visual, checando-se o motor, ou causando-se a torção do coxim ao puxar o freio de mão e tentar mover o carro nessa condição.

8. Bomba de direção hidráulica

O barulho no motor do carro cuja causa está associada à bomba de direção hidráulica pode variar de intensidade ao se esterçar o volante e, normalmente, tem um aspecto semelhante a assobios bastante agudos.

Alguns modelos de bombas possibilitam a troca de peças internas. Entretanto, em outros casos, esse componente é selado e não é possível a realização de nenhum tipo de reparo, sendo importante a sua substituição.

Há vezes em que simples funções podem se mostrar bastante desafiadoras, como no caso de motoristas profissionais, por exemplo. Nesse caso, devemos sempre procurar nos informar o máximo possível sobre o funcionamento do veículo que dirigimos para evitar transtornos de surpresa.

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