Created with Snap
caução no aluguel de carros

Caução no aluguel de carros.

Tempo de leitura: 5 minutos.

Saiba mais sobre caução no aluguel de carros.

Se você tem o costume de alugar um carro, pode já ter se deparado em algum momento com a necessidade de realizar um depósito caução no momento ou antes de assinar o contrato, especialmente se o aluguel do veículo em questão possui algum fim comercial, como, por exemplo, ser utilizado para corridas de aplicativo.

Muito comum no aluguel de casas e apartamentos, quando visto como parte de um contrato de locação de veículo, pode ser confuso para alguns, com dúvidas sobre o que significa, porque é exigido, o que é necessário… Por isso, através deste artigo vamos explicar de forma mais profunda todos detalhes sobre o depósito caução no aluguel de carros.

caução no aluguel de carros 1

Caução no aluguel de carros: O depósito caução

Pode não parecer, mas o conceito todo é explicado por seu próprio nome. A palavra caução tem origem no termo em latim “cautio”, que significa cuidado, precaução ou cautela diante de
algum possível problema ou situação. E é exatamente isso que a caução é: uma precaução de quem presta um serviço ou aluga um produto. Em resumo, o deposito caução é uma garantia financeira que o fornecedor de um produto ou serviço solicita para cobrir despesas ou prejuízos não planejados. Ou então, como em muitos casos, para garantir o cumprimento de um contrato e evitar maiores danos como, por exemplo, no caso de uma desistência sem aviso prévio por parte do cliente.

A caução é comum em aluguéis, pois, diferente de uma venda onde o cliente passa o ser responsável pelo produto, nesse caso o cliente fica sob posse de algo que ainda pertence ao fornecedor original ou então reserva um serviço que exige a disposição desse fornecedor. Esse tipo de depósito também é comum para alguns serviços que exigem hora marcada, como, por exemplo, em sessões de tatuagem.

Leia também:  O melhor plano para cada perfil.

 

Caução no aluguel de carros: Como é feito o pagamento?

O pagamento dessa garantia, no caso da Unidas e outras locadoras de automóveis, é feito através de um cartão de crédito válido, do titular ou de um terceiro que precisa estar na hora da assinatura do contrato.

Esse cartão de crédito deve ter um limite liberado com, pelo menos, o mesmo valor definido para a caução, pois o depósito é feito através de uma cobrança, também chamada de bloqueio, que funciona como uma compra comum. Ao final do contrato de locação, no momento da devolução, caso não tenha ocorrido nenhum problema que faça a locadora requisitar o valor do depósito, o valor é automaticamente estornado na fatura.

 caução no aluguel de carros  

Caução no aluguel de carros: Por que é necessário?

Mas, se você ainda está se perguntando por que as locadoras precisam da caução, vamos exemplificar como uma situação que pode acontecer na vida real:

Imagine que um cliente alugou um carro e o utilizou por 2 semanas para ir ao trabalho e passear no fim de semana. Durante o período não houve nenhum sinistro (que seria coberto pelo seguro, caso tivesse sido contratado), mas no momento da devolução, a inspeção do carro mostra que o computador de bordo do veículo teve a tela danificada e cabe à locadora consertar essa avaria para voltar a disponibilizar o carro.

Esse é um exemplo simples, mas que mostra uma situação onde a locadora pode requisitar o valor do depósito caução. Existem vários outros cenários onde isso pode acontecer, mas, em geral, todos representam danos que não estavam previstos em contrato ou que são cobertos pelo seguro contratado pelo cliente.

Leia também:  Como ajudar quem precisa durante o inverno.

Já o valor varia de acordo com a locadora, ou até mesmo o grupo de carro reservado. Na Unidas é um compromisso constante oferecer o valor mais justo possível para cada situação. Mas qual a melhor forma de evitar ter esse dinheiro debitado? Com certeza é cuidado e responsabilidade.

caução no aluguel de carros 3

Quer saber mais sobre a frota da Unidas? Confira aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: