Created with Snap
como ajudar quem precisa durante o inverno

Como ajudar quem precisa durante o inverno.

Tempo de leitura: 5 minutos.

Descubra como ajudar quem precisa durante o inverno.

No dia 20 de junho começa oficialmente o inverno no hemisfério sul. Para muitos, essa é uma época agradável, a oportunidade perfeita para usar roupas diferentes, aproveitar para ficar confortável em casa ou viajar para pontos turísticos como Campos do Jordão, Montes Verdes ou Gramado.

Mas a triste realidade é que nem todos têm o privilégio de aproveitar o lado bom desta época. Para as pessoas em situação de pobreza extrema, os meses mais frios do ano são os que trazem mais dificuldades e até mesmo riscos de vida, especialmente no caso dos moradores de rua. Todos os anos nas ruas de diversas cidades da região sul e sudeste, centenas dessas pessoas acabam falecendo devido a hipotermia, tuberculose, pneumonia e outros problemas relacionados.

E, em 2020, o risco à saúde é maior do que nunca, já que estamos em meio à pandemia do novo coronavírus. A Covid-19, por ser um mal de caráter respiratório, torna-se ainda mais perigosa e letal durante o frio, ainda mais levando em consideração que estas pessoas em situação de risco não têm acesso a alimentação de qualidade e medicamentos, o que os torna ainda mais suscetíveis à doença.

Pensando nesta situação extremamente delicada, confira as dicas que a Unidas preparou para você que quer ajudar de alguma maneira.

 

Como ajudar quem precisa durante o inverno: Campanhas de doação de agasalho

Existem diversas iniciativas por todo o Brasil que buscam arrecadar roupas de frio e cobertores durante o inverno. As campanhas são inúmeras e todas são altamente válidas. Em muitos casos, as caixas de doação são colocadas em pontos estratégicos da cidade como estações de metrô, terminais de ônibus, shoppings e prédios comerciais. Diante do cenário de pandemia, é compreensível que muitas pessoas possam preferir não circular por esse tipo de local. Porém, basta encontrar um grupo organizado, ONG ou paróquia que fique perto de sua casa e que esteja organizando alguma ação do tipo. Em alguns casos, existe até a possibilidade das próprias organizações irem até você para buscarem as doações.

Leia também:  Conheça a frota da Unidas.

Além de analisar o seu próprio guarda-roupa e definir o que pode ser doado, você também pode ajudar a arrecadar essas doações espalhando a ideia entre sua própria família, seus amigos e colegas, criando uma rede de solidariedade ainda mais forte e complexa.

Se preferir, você também pode arrecadar doações de forma independente e entregar diretamente para as pessoas em situação de rua ou de extrema pobreza. De repente, existe uma comunidade carente perto de você com muita gente precisando de ajuda.

como ajudar quem precisa durante o inverno 1

Como ajudar quem precisa durante o inverno: Doação de alimentos

Como já dissemos, não só o frio propicia e torna ainda pior o dano causado por doenças respiratórias, como também a falta de uma alimentação de qualidade. Fraqueza, desnutrição e baixa imunidade são ainda mais devastadores quando combinados com um problema de saúde.

Por isso, diversos grupos organizam entrega de alimentos para moradores de rua, mais conhecidos como “Sopões”, ou então arrecadam e doam cestas básicas para pessoas em extrema necessidade.

Vale a pena procurar por algum grupo ou instituição que realize esse trabalho na cidade e região para que, se tiver condições, possa ajudar. Na grande maioria dos casos eles dependem 100% de doações. Quem sabe, em algum momento, você decida até mesmo se juntar ao grupo e participar da distribuição. Com certeza é uma experiência gratificante e, além disso, dar e receber amor sempre é benéfico.

como ajudar quem precisa durante o inverno 2

Como ajudar quem precisa durante o inverno: Hospedagem solidária

Ainda existem organizações que fazem mais do que ajudar quem está na rua, dando um teto temporário para essas pessoas. Albergues e paróquias que costumam fazer esse trabalho também costumam depender totalmente de doações, por isso toda colaboração, seja com dinheiro, alimento ou insumos, faz toda a diferença para as pessoas que recebem essa ajuda.

Leia também:  Ser Uber com a Unidas: descubra as vantagens.

Quer saber mais sobre a Unidas? Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: