Created with Snap
Como funciona trocar a bateria do carro destaque

Como funciona trocar a bateria do carro?

Tempo de leitura: 5 minutos.

Não é todo mundo que entende realmente como essa peça central funciona – e não tem problema nisso! A coisa boa é que, ao compreender um pouco mais sobre sua utilidade e funcionamento, você poderá conservá-la por mais tempo. Isso trará  uma vantagem e tanto a longo prazo. Acompanhe este artigo que a Unidas fez para você e saiba mais sobre como funciona para trocar a bateria do carro.

Como funciona a troca de bateria do carro

A principal função da bateria é mandar energia para o motor de arranque, que é um pequeno dispositivo elétrico responsável por acionar o motor do veículo. O que isso significa? Sem bateria, o motor não liga e o carro não sai do lugar.

Ao dar partida no carro, lá embaixo do capô o circuito entre motor de arranque e bateria é fechado. A partir desse momento, a bateria entra em estado de repouso. Nesse sentido, após cumprir sua tarefa e enquanto o carro estiver ligado, ela não é utilizada para alimentar outros sistemas. E aí, então, a missão fica para o alternador que, inclusive, irá recarregar a bateria.

Estando o automóvel desligado, a bateria volta à cena se você utilizar alguma função elétrica. São papéis secundários da peça, porém que adiantam muito no quesito conforto – quando estamos no carro à espera de alguém ou no trânsito, e decidimos ligar o rádio ou abrir o vidro, por exemplo.

A função da bateria é muito simples, importante e indispensável: ligar o carro. Sem bateria, sem movimento!

Muitas das coisas legais que você faz no carro, como ouvir música, acender as luzes e outras utilidades elétricas, são algumas tarefas pelas quais bateria é responsável quando o carro está desligado. Entretanto, esse não é o papel principal.

A bateria acabou! E agora? Como funciona a troca de bateria?

Em grande parte dos casos, este problema é solucionado com um procedimento de assistência cujo nome popular é chupeta. Um par de cabos conectados a uma bateria carregada liga o motor do veículo. Com o motor trabalhando, o alternador carrega a bateria que estava descarregada.

Entretanto, se a chupeta não resolver o problema, a bateria acabou de verdade e deve ser substituída.

A bateria tem vida útil e é necessário que ela seja trocada. Afinal, a bateria funciona por meio de componentes químicos que vão se desgastando de acordo com seu uso. Segundo especialistas automotivos, a média de vida útil de uma bateria é de 2 a 3 anos. Além disso, é comum também que carros novos e seminovos modernos venham com baterias mais eficientes de fábrica.

 

Como funciona trocar a bateria do carro interna

Quais cuidados devo ter para prolongar a vida da bateria do carro?

Há algumas ações que podem ser feitas para garantir uma vida mais prolongada à bateria do seu carro, como:

  1. Evitar deixar o automóvel parado por muito tempo – o ideal é que pelo menos uma vez por semana ele rode alguns quilômetros.
  2. Evitar utilizar a parte elétrica do carro durante muitas horas seguidas, se ele estiver desligado.
  3. Fazer os procedimentos corretos de instalação da nova bateria.
  4. Desligar os faróis ou o acendimento automático antes de dar a partida para puxar menos carga da bateria.

Você pode identificar que a vida útil da bateria do carro está chegando ao fim quando a partida do carro não funciona como deveria: é possível ouvir o som e a velocidade do motor de arranque, depois de girar a chave, quando normalmente estão mais lentos.

Há duas formas de identificar de maneira assertiva se sua bateria está se esgotando:

  • Consultar o próprio visor de diagnóstico da peça. Ele trata-se de um dispositivo na bateria que alerta para a necessidade de substituição.
  • Ir até uma loja de autopeças ou oficina mecânica e solicitar o diagnóstico da bateria – esse profissional utilizará um aparelho que irá fazer a análise e imprimir um pequeno relatório alertando para a necessidade ou não de troca.

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das novidades da Unidas!

Como funciona trocar a bateria do carro interna 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: