Created with Snap
ciclista-cuidados

Como preservar a segurança no trânsito para ciclistas

Tendo a bicicleta como meio de transporte nas cidades é necessário estar atento à legislação. Desta forma é possível não atrapalhar o tráfego e evitar acidentes. Algumas pessoas não se sentem seguras em ter a bicicleta como meio de transporte, justamente por se sentirem expostas no trânsito.

Contudo, é importante saber que muito da segurança no trânsito está atrelada às atitudes que tomamos. Se o ciclista seguir as regras básicas que são essenciais no trânsito, o risco de acidente é praticamente nulo. Claro que, sempre existe a possibilidade de alguma tensão ou conflito, mas será bem mais difícil a ocorrência de um acidente.

A questão fundamental é compreender que, enquanto estiver conduzindo a sua bicicleta, você é um ciclista, e não um motorista ou motociclista. Embora a bicicleta  acelere, mantenha a velocidade e desacelere, ainda não é a mesma coisa do que estar em um veículo motorizado, em que a potência é muito maior.

Sendo assim, a relação do ciclista com o trânsito tem suas particularidades e elas precisam ser respeitadas. Alguns acidentes acontecem por responsabilidade direta ou indireta do próprio condutor: por distração, desrespeito à sinalização, falha mecânica, erro de cálculo e, em alguns casos, falta de cautela.

Estar com a manutenção da bicicleta sempre em dia também é uma forma de evitar danos no trânsito. Confira a seguir o post que preparamos para você.

Como o ciclista deve se comportar para garantir segurança no trânsito?

Entender como o ciclista deve se comportar no trânsito faz toda diferença na hora de evitar acidentes. Sabemos que pedalar todos os dias em vias movimentadas exige muita atenção, uma vez que se é preciso ficar no campo de visão dos motoristas enquanto se escolhe os trajetos mais seguros.

Esse tipo de preocupação fica ainda mais intenso quando a bicicleta é o seu principal instrumento de trabalho e qualquer dano pode causar uma baixa nos ganhos do mês. Em outras palavras, a responsabilidade, nesse caso, é redobrada tanto pela segurança pessoal quanto pela garantia da renda.

A seguir vamos dar dicas importantes que ajudam a preservar a segurança do ciclista. Acompanhe!

Eles utilizam à faixa da direita

O recomendado para os ciclistas é priorizar a faixa da direita por ser destinada a quem está em menor velocidade. Em alguns casos, pode até ser melhor usar a faixa da esquerda, mas isso acontece raramente quando a via é de mão única. Por isso esteja sempre atento à faixa principal para garantir que não haja ciclistas.

Como motorista, é necessário respeitar a distância imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro que recomenda aos carros passarem a 1,5m em relação às bikes. Por isso, lembre-se que, mesmo sem muita experiência nas vias, boa parte da segurança depende de bom senso e muita atenção.

Segue abaixo os artigos do CTB que todo motorista deve conhecer para ter uma boa convivência com os ciclistas no trânsito:

Art. 201 – Ultrapassar com menos de 1,50 m

Manter a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas.

Art. 220 – Ultrapassar sem reduzir a velocidade é proibido

Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança de trânsito ao ultrapassar ciclista é proibido.

Art. 181 – Estacionar onde não é proibido

VIII – No passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como em ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público é infração.

Art. 193 – Invadir calçadas e ciclovias é gravíssimo

Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos é infração gravíssima.

Fique atento às laterais do veículo

Grande parte dos acidentes acontecem em função dos motoristas não enxergarem os ciclistas no retrovisor. Sendo assim, o cuidado com as portas dos carros deve ser redobrado.

A grande questão é que, dependendo do ângulo de visão de quem está ao volante, a bicicleta fica em ponto cego e o risco de ser derrubada enquanto alguém sai do veículo inesperadamente se torna muito alto.

Por esse motivo, esteja sempre atento ao redor e, principalmente, quando for sair do carro para evitar impactos. Se cada um fizer a sua parte, o trânsito será bem mais seguro e terá espaço para todos.

Gostou das dicas? Compartilhe ao seu redor para colaborar com o trânsito mais seguro para todos.

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *