Created with Snap
Como tirar o seu passaporte - Blog Unidas Alguel de Carros

Como tirar o seu passaporte

Tempo de leitura: 5 minutos.

Viajar é um dos prazeres da vida e conseguimos criar boas recordações e incríveis experiências. Para sair do país, é necessário estar sempre com seus documentos em dia. Nos países da América Latina, somente um documento de identificação é necessário, como o RG e o passaporte.

Para destinos mais distantes, o passaporte é obrigatório. O procedimento para emissão é relativamente simples e as etapas consistem basicamente em juntar documentos, preencher formulários e comparecer à Polícia Federal (PF) um dia, mas com agendamento prévio.

Preparamos algumas dicas com todas as informações necessárias, vamos lá:

  1. Documentação necessária para o passaporte

A lista de documentos para emitir o passaporte depende da situação de quem faz a solicitação. Idade, sexo, estado civil e nacionalidade são levados em consideração pela Polícia Federal para determinar quais documentos terão de ser entregues.

Acesse esse link para saber em qual perfil você se encaixa.

Quando tiver a lista em mãos, reúna todos os documentos originais. Esteja atento, documentos rasurados não são aceitos e nem cópias mesmo que autenticadas.

Para roubos e extravios de documentos, será necessário apresentar boletim de ocorrência.

Mesmo que não seja o seu primeiro passaporte, você terá que levar novamente documentos apresentados na antiga solicitação, inclusive o passaporte atual para emitir um novo.

A partir dos 12 anos, é obrigatória a apresentação de documento de identificação que contenha foto e nome completo, filiação, data e local de nascimento.

Situação eleitoral

Se o sistema emitir algum alerta de irregularidade, será necessário procurar a Justiça Eleitoral para resolver as pendências. No dia da apresentação, leve um atestado de regularidade eleitoral.

Leia também: Dicas de pontos turísticos no sul do Brasil para conhecer

 

Serviço Militar

Só é necessário apresentar o documento de comprovação se o sistema emitir alerta da existência de alguma pendência.

Como tirar o seu passaporte

  1. Preencha o formulário

Após disponibilizar a lista de documentos, o site da Polícia Federal disponibiliza um link para o formulário em quatro etapas: dados pessoais, documentos, dados complementares (profissão, e-mail, endereço) e revisão de dados.

Ao final do preenchimento, um arquivo PDF com protocolo e boleto (guia GRU) será enviado para o seu e-mail. Pronto, a segunda etapa para emitir o seu passaporte já está concluída.

  • Pague a taxa de emissão do passaporte

O pagamento só é possível via boleto, com valor de R$ 257,25, e em qualquer banco, aplicativo ou lotérica. É possível emitir a segunda via em caso de vencimento ou extravio.

Sempre se certifique que a cobrança virá em nome do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

  1. Agende o atendimento

Só após o processamento do pagamento, que demora entre 24 e 72 horas úteis, será possível agendar o atendimento presencial nesse link em um dos postos disponíveis da Polícia Federal. Tenha o número de protocolo em mãos.

O sistema disponibiliza uma lista de locais em todo o Brasil e é possível reagendar somente duas vezes a cada 30 dias.

  1. Compareça ao posto da Polícia Federal

No dia agendado, compareça ao posto escolhido com pelo menos 15 minutos de antecedência e não se esqueça da documentação solicitada para emitir o passaporte. Será realizada a coleta de impressões digitais e fotografia. Após estar tudo certo, o passaporte ficará pronto em pelo menos seis dias úteis. Para saber se está pronto, acompanhe o andamento neste link.

Como tirar o seu passaporte

  1. Retire o seu passaporte

Após a confirmação de que o passaporte está pronto, compareça ao mesmo posto em que foi atendido e leve um documento com foto para retirar o passaporte.

Somente o titular pode retirar o passaporte e não é necessário agendamento. Se for menor de idade, o responsável legal deve acompanhá-lo, ambos com documento de identificação.

Se o passaporte não for retirado em até 90 dias após a solicitação presencial, será cancelado e a PF não reembolsa a taxa paga. O processo para emitir o passaporte deverá ser refeito.

Como tirar o seu passaporte

Conte com a Unidas

Viu como não é tão difícil emitir o passaporte? Com ele em mãos, você já está pronto para viajar e carimbá-lo pelo mundo afora.

Caso a viagem seja nacional, conte com a Unidas, que está presente em todos os aeroportos do Brasil. O seu carro da Unidas vai estar disponível para facilitar e agilizar o seu tempo.

Caso tenha mais dúvidas, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: