Created with Snap
Como tirar sua CNH?

Como tirar sua CNH?

Tempo de leitura: 7 minutos.

Como tirar sua CNH?

Todos querem tirar suas habilitações, e isso é uma questão prática, com nossas vidas sempre corridas é natural buscarmos formas de simplificar tudo isso e uma delas é a locomoção.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento que permite dirigir, pois é um certificado de que você está apto para tal coisa, afinal você acaba sendo responsável por outras vidas no trânsito.

como tirar sua CNH? interna 2

É por isso que a maioria dos jovens espera a chegada dos 18 anos para poder tirar esse “passaporte de ir e vir” o quanto antes. Se você está buscando informações para saber como tirar sua CNH, encontrou o artigo certo. Neste conteúdo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o processo de primeira habilitação.

Confira o artigo que a Unidas preparou para você e saiba como tirar sua CNH.

Leia também: Como fazer pequenas manutenções no seu carro.

Como tirar a primeira habilitação

Já vamos começar logo a tratar do que interessa, confira a seguir as questões importantes para se ter na ponta da língua.

Carteira provisória

Para quem está com medo, pode começar a se despreocupar, pois o processo de obtenção da 1ª CNH não é complexo, e todas as etapas são de fácil compreensão.

Neste ponto de partida é válido destacar que a primeira habilitação precisa de uma permissão prévia. Em outras palavras, antes da CNH, o condutor recebe a PPD (Permissão Para Dirigir).

como tirar sua CNH? interna

Essa permissão é provisória, com duração máxima de 12 meses após a conclusão do processo de habilitação. Após esse período, se forem obedecidas todas as regras, o condutor pode solicitar seu documento definitivo.

Nesse período é necessário ter muito cuidado no trânsito, pois existem regras previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para conseguir fazer a troca da PPD pela CNH.

Leia também:  Como usar a CNH digital.

Primeiro passo para tirar a CNH

Não se trata apenas de pegar o carro e sair dirigindo por aí, existem etapas que precisam ser respeitadas, e uma delas é a realização de cursos. O órgão responsável pela organização dos cursos de primeira habilitação é o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Esse curso foi desenvolvido especificamente para quem não é habilitado e deseja conduzir veículos automotores e/ou elétricos. Para se matricular, você vai precisar ter completado os 18 anos de idade e ser alfabetizado. Além disso, são solicitados RG, CPF e comprovante de residência.

Quando você estiver com toda a documentação necessária em mãos, dirija-se até um CFC (Centro de Formação de Condutores) de sua preferência para dar abertura ao processo.

Assim que apresentar seus documentos, será possível emitir a guia para a realização do pagamento, o qual deve ser feito ao DETRAN, que é o responsável pelo recolhimento dos valores pagos pelos interessados.

Leia também: Multas com carro alugado? Saiba o que fazer.

Onde tudo acontece

Na sequência você partirá para a realização do exame de aptidão física e mental, e vai passar por todos os exames médicos necessários. Também será preciso passar por alguns testes, como o de visão e o psicotécnico.

É válido destacar que apenas médicos e psicólogos credenciados pelo DETRAN são autorizados a aplicar os testes nessa etapa do processo.

Assim que os testes forem finalizados e for aprovado, você estará pronto para dar início à fase de aulas teóricas. São 45 horas/aula no CFC, com um instrutor teórico. Esse é o momento para aprender tudo o que é necessário para condução de veículos, tais como legislação, primeiros socorros, mecânica básica, relacionamento interpessoal, direção defensiva, meio ambiente e cidadania.

Leia também:  Como funciona o Curso de Reciclagem de CNH.

Prova teórica

Assim que for concluída a carga horária do curso teórico, você estará pronto para passar pelo teste. O momento quase que decisivo para sair habilitado.

O teste é preparado e aplicado pelo DETRAN, nos postos de aplicação. Ao todo, o exame possui 30 questões, das quais é preciso acertar 21 para ser considerado aprovado.

Depois da prova, você ainda precisará comparecer ao CFC. Dessa vez, para cumprir a carga horária de aulas no simulador de direção.

Parte prática

Nas 5 horas/aula de simulador, o candidato é submetido a várias situações que ele poderá enfrentar em sua prática como motorista no futuro.

A intenção dessa etapa é submetê-lo a situações que não seriam possíveis nas aulas práticas, mas que são possíveis de ocorrer no dia a dia, como dirigir em uma rodovia ou encarar uma aquaplanagem.

como tirar sua CNH? interna 3

Assim que passar pelo simulador de direção você estará apto a seguir para a fase de aulas de prática veicular. Esse costuma ser o momento mais aguardado pelos candidatos, pois é, finalmente, o momento de assumir o volante de um veículo.

No curso para tirar sua CNH, a carga horária de aulas práticas varia conforme a categoria à qual o futuro condutor estará habilitado.

Para as aulas práticas, cada aluno terá seu instrutor, que vai ensinar noções básicas de direção. Um dos momentos mais temidos pelos candidatos é a hora de fazer baliza.

Quando estiver para finalizar o curso prático, será necessário agendar a data do exame prático de direção. E não esqueça que é importante estar no local e hora marcados e não se atrasar para fazer a prova.

O exame é realizado junto com um avaliador do DETRAN. Isso porque não é o próprio instrutor do CFC quem avalia a prática do seu aluno.

Leia também:  Como funciona o Curso de Reciclagem de CNH.

Conclusão

O exame prático é o grande final. Se não tiver sucesso da primeira vez, será possível marcar uma nova prova após a passagem de alguns dias. Caso não esteja muito seguro, ainda poderá marcar mais aulas antes de fazer um novo exame.

Quando for aprovado, é necessário voltar ao CFC e solicitar a emissão do documento de habilitação, mediante pagamento de taxa determinada pelo DETRAN.

Simples, não é mesmo? Desejamos muita sorte na hora de tirar sua CNH! E, se tiver qualquer dúvida, este artigo estará sempre disponível para você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: