Created with Snap
como usar CNH digital destaque

Como usar a CNH digital.

Tempo de leitura: 5 minutos.

Como usar CNH digital?

A cada dia que passa a tecnologia está mais a favor de nós e isso tem sido ótimo, pois facilita e muito as nossas atividades cotidianas. Como é ter o controle de todas as tarefas, acessos e documentos na palma da mão?

É justamente para esse futuro que estamos caminhando, todo dia é uma novidade, um aplicativo diferente, e vamos nos adaptando a essas mudanças. E, falando em tecnologia, já ouviu falar sobre como usar CNH digital?

Se está com dúvidas, a Unidas preparou esse artigo para você saber como usar a CNH digital.

 

como usar CNH digital interna

Como usar a CNH digital: Quando começou?

A CNH digital foi aparecer aqui no Brasil no final de 2017, só que ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é, como ter acesso e como usá-la. O maior benefício está em ter o documento em seu aparelho, caso se esqueça da CNH original em casa.

Goiás foi o primeiro Estado a aderir à habilitação digital, mas no início de fevereiro de 2018 já estava disponível em todo o Brasil. Usar a CNH digital é muito simples, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) gratuitamente no seu smartphone e se cadastrar.

Vale lembrar que o documento digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, com as mesmas informações, incluindo foto e QR Code.

Leia também: Dicas de segurança para reabertura do negócio.

Como usar a CNH digital: Passo a passo de como emitir CNH Digital

Se você ficou interessado e quer solicitar a Carteira Digital, será necessário seguir os passos a seguir.

Não esqueça que os requisitos mínimos são ter a CNH impressa com a imagem de QR Code no verso e possuir um certificado digital. Sem o certificado, será preciso se dirigir até uma unidade do Detran para finalizar o processo.

Leia também:  Proteção acrílica: mais segurança para suas corridas.

Estando tudo certo, é só prosseguir com esse passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) nas lojas Google Play ou App Store.
  2. Faça o seu cadastro com as informações solicitadas no aplicativo.
  3. Ative o cadastro clicando no link “ativar”, recebimento por e-mail.
  4. Entre no app e vá em “adicionar documento”.
  5. Em seguida, selecione as opções “pelo celular” (atenção nessa parte), escolha entre “com certificado digital” ou “sem certificado”, na segunda opção você terá de ir presencialmente ao Detran.
  6. Assim que escolher a opção “pelo celular”, utilize a câmera do aparelho telefônico para ler o QR Code, que fica no verso da sua CNH física. Após essa ação será necessário fazer a prova de vida, que é um movimento reconhecido pela câmera do aparelho celular. O teste é simples, consiste em realizar alguns movimentos com o rosto, como piscar os olhos direito e esquerdo separadamente.
  7. Na sequência, informe o número do seu celular e pronto! Você terá acesso à versão digital da sua CNH.

IMPORTANTE: É preciso criar uma senha de 4 dígitos, pois toda vez que for consultar seu documento virtual, será solicitada a senha cadastrada.

Leia também:Proteção acrílica: mais segurança para suas corridas.

Como usar a CNH digital: Como conseguir o Certificado Digital da CNH

Antes de mais nada é bom ressaltar que esse não é um item obrigatório, caso você decida ir presencialmente ao Detran da sua cidade no ato de solicitação da CNH-e.

O certificado digital nada mais é do que uma assinatura eletrônica, equivalente a uma carteira de identidade virtual, sendo assim ela possui a mesma validade da sua assinatura física, e ajuda nas transações realizadas pela internet, garantindo sua idoneidade.

Leia também:  Caução no aluguel de carros.

Um dos benefícios do certificado digital é permitir que todo o processo de solicitação da CNH digital seja feito direto pela internet. Então, se tem interesse em obter um certificado digital, o primeiro passo é escolher uma autoridade certificadora (AC), que funciona semelhante a um cartório digital.

Em seguida, solicite pelo portal da própria AC escolhida a emissão de certificado digital de pessoa física (ex.: e-CPF) e/ou jurídica (ex.: e-CNPJ).

A autoridade certificadora passará as orientações sobre custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências. Você encontra várias delas no mercado, todas subordinadas ao ICP-Brasil, serviço público criado em 2001, que monitora e regulamenta a emissão desses certificados no Brasil.

Assim que encerrar a solicitação, será necessário ir pessoalmente até uma Autoridade de Registro (AR) com os documentos necessários para validação presencial das informações. E aí, o que está esperando para facilitar os processos na sua rotina? Ter uma CNH digital pode ser uma excelente ferramenta, principalmente para quem não fica sem dirigir nem por um dia.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas.

 

como usar CNH digital interna 2

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: