Created with Snap
Como voltar a dirigir - Blog Unidas Alguel de Carros

Como voltar a dirigir

Tempo de leitura: 4 minutos.

Dicas para voltar a dirigir

Existem diferentes motivos que levam um motorista a abandonar a direção. Independente da razão, uma coisa é certa: a volta ao volante é normalmente cercada de insegurança e medo. Por isso, medidas de precaução e de reaprendizado são muito importantes na hora de voltar a dirigir.

Apesar das dificuldades, não há dúvidas de que estar em dia com a direção é uma vantagem muito grande. Seja no dia a dia, para momentos de lazer com a família ou em uma emergência, estar pronto para dirigir pode fazer toda a diferença.

A seguir, confira alguns passos que podem ajudar nesse processo:

 

Garanta que o veículo esteja em boas condições.

Se o carro está parado há muito tempo, é importante fazer uma revisão geral, através do serviço autorizado do seu veículo ou de um mecânico de confiança, para garantir seu bom funcionamento e a segurança de todos.

Você também pode realizar algumas manutenções simples, como trocar a bateria, o fluido de resfriamento ou até mesmo um pneu murcho. Para conferir as dicas de como fazer tudo isso, confira a matéria especial clicando aqui .

Esteja com a documentação em dia.

Também é essencial estar com os documentos do carro e carteira de habilitação em dia. Para renovar a CNH vencida, será necessário realizar a solicitação ao Detran ou Ciretran no qual o documento foi registrado.

Revise seu conhecimento sobre as leis.

Se você ficou parado durante muito tempo, é importante estudar as leis de trânsito para dirigir com responsabilidade. Relembre todas as leis de trânsito que conhecia, e aprenda possíveis novas regras que tenham entrado em vigor.

Existem diversos cursos online que pode ajudar na hora de revisar esse conteúdo, assim como vídeos no YouTube e materiais de estudo gratuitos.

voltar a dirigir

Recomece aos poucos

Mesmo se você costumava dirigir com frequência, alguns anos longe das ruas podem afetar suas habilidades. Para sua segurança, é importante recomeçar com calma, até você se sentir confiante novamente.

Escolha ruas amplas com pouco movimento, sem muitas ladeiras e descidas.

Se possível, leve com você um motorista bem habituado para poder contar com suas dicas e experiência, caso precise de ajuda em alguma situação que ainda deixe você desconfortável, como passar em um cruzamento mais complicado, por exemplo.

motorista-experiente

Se necessário, conte com profissionais.

Diversas autoescolas oferecem o serviço de treinamento para motoristas habilitados, focado em pessoas que não se sentem seguras o bastante para dirigir, mesmo tendo autorização para isso.

Os instrutores são treinados para ajudar o motorista a vencer o medo da direção e conseguir assumir o volante do veículo de maneira plena. Além de contar com um carro devidamente sinalizado, o que é muito mais seguro dentro do fluxo do trânsito, já que os demais motoristas sabem que ali existe uma situação de aprendizado.

Treinamento-carro

Tenha coragem

Talvez a dica mais importante seja essa: se você realmente acredita que voltar a dirigir pode melhorar sua qualidade de vida, não fique parado. Vença o medo e redescubra o prazer e a praticidade de poder contar com um carro.

E, claro, se precisar de um veículo de qualidade, por um preço que cabe no bolso e sem ter de lidar com nenhuma burocracia de seguro, taxas, documento ou licenciamento, você sempre pode contar com a Unidas.

Clique aqui para conferir os carros e escolha o ideal para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: