Created with Snap
Dicas de manutenção automotiva - Blog Unidas Alguel de Carros

Dicas de manutenção automotiva

Tempo de leitura: 7 minutos.

Quando tratamos sobre manutenção automotiva, sabemos que a prevenção é a melhor aliada. É necessário ter total atenção no dia a dia para reduzir custos com oficinas.

Conseguir manter o seu carro por mais tempo e ainda assim economizar na hora da manutenção é o desejo de muita gente.

Por esse motivo, alguns cuidados são fundamentais. Não basta só seguir as orientações dadas pelas montadoras, a postura ao volante e alguns detalhes na manutenção são aliados para reduzir custos com a manutenção.

No momento que pensamos no melhor custo benefício desta relação, não podemos nos restringir ao estado de conservação do carro. Ter a certeza da nossa segurança dentro do veículo é essencial. Vale ressaltar que, ao manter tudo em ordem, as chances de um problema acontecer serão muito menores.

Reduzir custos com oficina começa com pequenas atitudes diárias

Existem alguns pontos simples que podemos mencionar neste caso, que são: 

  • Evitar o uso de combustíveis adulterados, pois prejudicam o motor; 

Dicas de manutenção automotiva

  • Estacionar sempre em locais cobertos ou com sombra; 
  • Tirar o excesso de poeira ao lavar o veículo.

Essas e outras ações podem parecer irrelevantes, mas terão um peso enorme na conservação do veículo.

Outro fator fundamental para fazer seu carro durar ainda mais tempo é saber empregar da forma correta as funções de cada componente. Dessa forma irá evitar a troca antecipada de peças ou de sistemas inteiros por conta do mau uso.

No início pode parecer complicado, mas na prática essas orientações são bem fáceis de serem adotadas. Neste artigo vamos te mostrar como reduzir custos com oficina e fazer uma correta manutenção automotiva.

Confira!

Leia também: Proteção acrílica: mais segurança para suas corridas

 

Mantenha uma revisão periódica nas rodas e pneus

Na maioria dos casos os pneus são os mais preocupantes, uma por não serem os itens mais baratos do veículo, e outra por estar exposto e ser o que mais é desgastado.

Para evitar esses desgastes, é imprescindível rodar com os pneus sempre cheios. Esteja sempre com a calibragem em dia, o ideal é verificar a cada 15 dias, esteja certo do valor indicado pela montadora no manual do veículo, na tampa do tanque ou em uma das portas. Isso também vale para o estepe.

Dicas de manutenção automotiva

Outro ponto importante é não sobrecarregar o carro com excesso de peso. Com este cuidado você irá evitar esforço desnecessário do motor e ainda ampliará a vida útil dos pneus.

Dicas de manutenção automotiva

Observe a indicação específica de pneus para seu veículo. Estas informações são impressas no corpo do pneu e são essenciais na manutenção e prevenção de acidentes.

No caso das rodas, o recomendado é que seja feito o alinhamento e o balanceamento delas pelo menos a cada 10 mil quilômetros rodados. Outra forma de atitude consciente que evitará desgastes excessivos e desiguais nos pneus do seu carro.

 

Seja cuidadoso com os freios do veículo

Evite frear bruscamente, porque isso compromete o uso de todo o sistema de freios.

Não deixe de checar, mensalmente, o líquido de freio para garantir que não haja vazamentos nos sistemas das bombas ou no próprio encanamento.

 

Fique atento ao sistema de arrefecimento

Esteja atento ao reservatório de água a fim de detectar vazamento ou irregularidades na superfície. Caso note qualquer alteração faça o abastecimento. Mas se perceber que isso acontece com frequência, leve ao seu mecânico de confiança para uma avaliação.

O radiador precisa ser mantido com o reservatório preenchido na medida certa. Com um líquido de arrefecimento próprio, permitindo que o motor trabalhe na temperatura correta de funcionamento.

 

Leia também: Confira 4 dicas de direção defensiva.

 

Substitua velas de ignição, filtros de ar e de combustível

Outro ponto que é necessário recorrer ao manual do veículo. Ele tem especificado o tipo de óleo, os prazos e a quilometragem indicada para a troca do óleo e substituição dos filtros de ar.

O filtro de ar também precisa de manutenção e troca regulares. Tente manter sempre limpo e em bom estado, pois isso diminui o desgaste e evita a entrada de impurezas no sistema de combustão do motor do carro.

Substituir as velas de ignição e o filtro de combustível reduz desgastes e evita o acúmulo de impurezas, evitando forçar componentes específicos e delicados.

 

Observe as correias e o óleo do motor

Atente-se às correias presentes no alternador, no ventilador, direção hidráulica, e ar-condicionado, para conferir se não há diminuição nas espessuras e surgimento de rachaduras. Se isso acontecer, a troca será necessária.

Procure também trocar regularmente o lubrificante do motor, no máximo a cada 10 mil km. Mas, se em 12 meses você não ultrapassar esta quilometragem, será preciso trocar da mesma forma, pois o óleo tem validade por conta das impurezas que ele absorve ao longo do tempo.

 

Verifique a bateria

Observe se não existe nenhum cabo danificado, e garanta que eles estejam sempre bem presos aos contatos. Se identificar nestes cabos algum tipo de corrosão faça uma limpeza com uma escova de aço.

Percebeu que na prática a manutenção automotiva não é tão difícil?

Basta seguir rotinas simples e de baixo custo, que se tornam um grande investimento se comparadas às intervenções de um dano futuro causado pela falta de manutenção.

Se quiser saber mais sobre manutenção preventiva, temos um outro artigo que te dá mais algumas dicas de como fazer pequenas manutenções no seu carro.

 

Quer ficar livre de todas essas checagens? É simples!

Alugue um carro na Unidas e curta seu trajeto sem preocupações. Boa viagem!

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: