Created with Snap
destinos do Brasil para conhecer

Dicas de pontos turísticos no sul do Brasil.

Tempo de leitura: 9 minutos.

Dicas de pontos turísticos no sul do Brasil

A Região Sul é uma das mais características do país. Afinal, o grande destaque nela está no fato de ser uma região de clima mais ameno, e pela formação cultural, que difere da de outras regiões brasileiras devido à presença intensa de italianos e outros povos europeus. O desdobramento disso são as habitações diferenciadas, a educação e até mesmo a gastronomia, que ainda recebe uma forte influência dos países europeus. 

Assim como a Região Norte, a Região Sul é uma região localizada na extremidade do Brasil. Faz fronteira com três outros países da América do Sul: Paraguai, Argentina e Uruguai. Além disso, também faz divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, tornando possível uma viagem tranquila de carro desses Estados até o Sul. A leste, é limitada pelo Oceano Atlântico, onde foi palco de grandes conflitos bélicos, como a Revolução Farroupilha, a Guerra do Paraguai e a Guerra do Contestado.

Dicas de pontos turísticos no sul do Brasil interna

Por outro lado, há também destaque frente a questão cultural do Sul, pois como dissemos, teve muita influência de europeus que imigraram na época da colonização do Brasil. Um exemplo disso é Blumenau, em que ocorre o Oktoberfest, um famoso festival de tradições e origens alemãs que acontece em outubro. Ir para região sul do país é como conhecer um pouquinho da Europa mesmo sem sair do Brasil. Confira o artigo que a Unidas preparou para você.

Dicas de pontos turísticos no sul do Brasil: Principais pontos turísticos.

1. Balneário Camboriú

O Balneário Camboriú possui muitas diversidades, sendo um dos mais importantes pontos turísticos da Região Sul. A região é bastante urbanizada, conta com um comércio intenso, com muitos restaurantes e baladas.

Localizado em Santa Catarina, é o destino mais visitado do estado. Isso faz com que Balneário seja palco de grandes eventos, como festas de final de ano e shows de música eletrônica. As praias são tranquilas, com uma certa distância do centro e da badalação. Entre elas, destacam-se a Praia de Laranjeiras, o Estaleiro e Pinho, que é uma praia naturista para quem quer curtir a liberdade. 

Outro símbolo do Balneário Camboriú é o Parque Unipraias. Ali você tem bondinhos que oferecem vistas maravilhosas da cidade e várias opções de esportes, como tirolesa e arvorismo.

2. Cataratas do Iguaçu

Quem nunca ouviu falar das Cataratas do Iguaçu não é mesmo? Essas cataratas constituem não somente um dos melhores pontos turísticos da Região Sul, mas também são um dos maiores patrimônios naturais do Brasil.

As cataratas estão cercadas pela Mata Atlântica e pelo Parque Nacional do Iguaçu. Trata-se de uma região que recebe milhões de turistas anualmente, sendo que muitos são de outros países.

A região da mata é incluída em proteção ambiental e exibem 275 quedas d’água, algumas com 90 metros de altura, e se localizam no estado do Paraná, na fronteira com a Argentina. Trata-se, enfim, de uma verdadeira obra de arte arquitetada pela Mãe Natureza, e melhor, no Brasil.

3. As praias da Região Sul

Para os amantes de praias, a região Sul é o destino perfeito. Natureza e cidade se encontram, transformando a paisagem da região. No Paraná, destacam-se a Praia de Caiobá e a Praia de Guaratuba. Na Ilha do Mel, temos a Praia das Encantadas, Praia de Fora e Praia da Fortaleza.

Dicas de pontos turísticos no sul do Brasil interna 2

Em Santa Catarina, a dica é passar por praias como a Lagoinha do Leste, na capital, Praia do Rosa, Praia da Tainha, Praia da Guarda do Embaú e Praia da Ferrugem. No Balneário Camboriú, não tire do seu roteiro a Praia de Laranjeiras e a Praia de Taquarinhas. Por fim, no Rio Grande do Sul, os destaques ficam para a Praia de Tramandaí, Praia das Nereidas e Praia da Guarita.

4. Vale Europeu

O Vale Europeu inclui um conjunto de mais de 50 cidades, situadas no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Essa região foi colonizada sobretudo por alemães e italianos, cuja cultura ainda hoje é conservada entre os habitantes: culinária, costumes, arquitetura e assim por diante. É realmente como estar em outro país, principalmente quando você se depara com tantos detalhes que lembram a Europa. 

Para os turistas, é uma excelente oportunidade para ficar em contato íntimo com a natureza, afinal, existem muitas cidadezinhas com áreas verdes. Além disso, vale destacar que o circuito de cicloturismo é uma das maiores atrações do Vale Europeu. Os turistas visitam a região montados em bicicletas, cruzando estradas de terra e admirando maravilhosas paisagens.

Aqui, a cidade mais importante é Blumenau, onde fica a Nova Rússia, repleta de grutas e cachoeiras. Outras cidades do vale são: Pomerode (a cidade mais alemã do país), Nova Trento, Rio do Sul, Rodeio, Botuverá, Canelinha e Doutor Pedrinho.

5. São Miguel das Missões

São Miguel foi um dos Setes Povos das Missões, foram vilas criadas e administradas pelos jesuítas com a finalidade de catequizar o povo indígena. Atualmente, existem apenas as ruínas do local, muito bem preservadas e situadas na fronteira entre Rio Grande do Sul e Argentina. A Igreja de São Miguel Arcanjo é um dos pontos turísticos no sul mais deslumbrantes, traz à tona um passado distante e, simultaneamente a isso, vivo e próximo. A história dessa região é apresentada em meio à iluminação noturna e sons, entre as ruínas. Vale muito a pena conferir! 

6. Serra Catarinense

A Serra Catarinense é muito buscada por pessoas que visitam a Região Sul. Nos lugares altos, como serras e planaltos, os turistas podem desfrutar do friozinho em hotéis-fazenda maravilhosos. São viagens ótimas para fazer em família (casal ou família completa), afinal, tem relaxamento para todos. 

Os principais pontos turísticos da Serra Catarinense ficam por conta de São Joaquim e Lajes. Sem esquecer é claro da Pedra Furada, por exemplo, em Urubici, e é o cartão-postal da Serra Catarinense.

7. Blumenau

A atraente Blumenau é, muitas vezes, citada como uma das dez melhores cidades do Brasil. Uma das razões para ela ser tão querida é a grande tradição alemã que ainda é presente desde a colonização em 1800.

Tanto é símbolo de destaque que essa característica é refletida na arquitetura, gastronomia — com pratos típicos do país europeu — e em atrações famosas na cidade. Oktoberfest é exemplo disso, um festival anual com tradições germânicas semelhante ao mesmo evento que ocorre em Munique, na Alemanha. Na Oktoberfest, os foliões bebem cervejas em vestimentas típicos e festejam pelas ruas da Zona histórica da Vila Germânica. Nas ruas, você pode conhecer também as construções históricas, visitar o Museu da Família Colonial e a Estrada de Ferro.

8. Vale dos Vinhedos

Localizada a 120 km de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos está na região que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil! O RS possui inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho. Ao apostar no aluguel de carros em Porto Alegre, você vai ter o privilégio de ver as melhores paisagens da sua vida! 

Dicas de pontos turísticos no sul do Brasil interna 3

Há muitos outros pontos turísticos no Sul do Brasil, mas citamos alguns dos mais importantes. O mais interessante é que você pode realizar o trajeto por esses lugares ao alugar um carro para viajar, que, além de ser mais em conta, permite uma vista privilegiada dos espaços. 

Quer saber mais sobre a frota da Unidas? Clique aqui.

Leia também:  Destinos no Brasil para 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: