Created with Snap
dicas de segurança para reabertura do seu negócio

Dicas de segurança para a reabertura do seu negócio.

Tempo de leitura: 6 minutos.

Dicas de segurança para a reabertura do seu negócio

A pandemia do novo coronavírus causou uma crise que afetou as atividades de empresas de diversos setores da economia. Com o isolamento social sendo a principal medida de combate ao contágio, muitas companhias aderiram ao home office, porém para muitos negócios essa é uma opção pouco viável. Dessa forma, muitos negócios ficaram fechados e serviços foram suspensos.

Mas, neste momento, os estados começam a afrouxar restrições e planejar a retomada do comércio e dos serviços não essenciais. Assim, fábricas, lojas, escritórios e restaurantes agora precisam enfrentar um novo desafio: como fazer a reabertura da forma mais segura possível? A Unidas separou dicas de segurança para a reabertura do seu negócio. 

 

dicas de segurança para a reabertura do seu negócio

Dicas de segurança para reabertura do seu negócio: O atual cenário

Mesmo diante de uma reabertura econômica, a necessidade de tomar medidas de segurança e medidas especiais contra qualquer foco de transmissão nunca foi tão grande. Todas as precauções possíveis contra o vírus são essenciais, pois o Brasil ainda não alcançou o pico de contágios e, sem uma reabertura responsável, esse cenário pode se tornar ainda pior.

A verdade é que não existe um guia definitivo para cada negócio, pois cada um deles possui suas particularidades, diferentes espaços físicos, estruturas e recursos próprios. Mas, com certeza, existe uma diretriz geral de recomendações que pode fazer toda a diferença para qualquer empresa. Confira algumas dicas básicas de como voltar aos negócios da forma mais responsável e segura possível.

 

Dicas de segurança para reabertura do seu negócio: Distanciamento social continua importante

A retomada econômica pode até estar começando a acontecer, mas não espere ver o seu negócio cheio de gente, pois grande parte da população ainda não se sente segura se expondo ao risco de contaminação. Nem mesmo incentive essa ideia. O distanciamento social continua sendo a maneira mais eficiente de barrar o avanço da doença.

Leia também:  Aluguel de carros para uso comercial.

A melhor maneira de lidar com essa questão é, dentro do possível para o seu tipo de serviço, continuar oferecendo opções eficientes para quem está em casa. Ou seja, mesmo de portas abertas, continue focado em entregas, drive-thru, suporte online e outras formas de atendimento sem proximidade física.

Isso vale para clientes, mas também para funcionários, é claro. Só peça a volta aos postos de trabalho físico dos funcionários que realmente são essenciais para o funcionamento do negócio. A ideia é: para todos os colaboradores cujo home office continua sendo viável, essa deve ser sempre a medida adotada.

 

dicas para a reabertura do seu negócio 3

 

Dicas de segurança para reabertura do seu negócio: Distanciamento nos ambientes físicos

Mas mesmo para os colaboradores e funcionários que vão voltar a frequentar o espaço físico de um negócio, é importante adotar medidas que preservem uma distância segura entre todos.

Para funcionários, o ideal é trabalhar com aproximadamente 30% da capacidade, todos colocados em postos separados ou, no caso de escritórios, com pelo menos uma mesa de espaço entre cada um.

Para clientes, o ideal é definir um número máximo de pessoas que podem acessar o ambiente interno por vez. Isso depende do tamanho do espaço, mas a ideia é que elas sempre possam manter pelo menos 1 metro e meio de distância umas das outras em qualquer situação. Investir em métodos de atendimento e pagamento rápidos e sem contato pode ser uma solução interessante para aumentar a circulação sem gerar aglomerações.

 

dicas de segurança para a reabertura do seu negócio.

 

Dicas de segurança para reabertura do seu negócio: Equipamentos de segurança obrigatórios

Não é novidade para ninguém que máscaras são uma obrigatoriedade, ou seja, só permita a entrada de clientes que estiverem usando as suas de forma correta. Já para os colaboradores, que ficam permanentemente expostos no ambiente, é necessário prover outros equipamentos além das máscaras como, por exemplo, luvas, proteção para os pés, capacetes com placas acrílicas ou qualquer outro acessório que possa deixá-los mais confiantes e seguros.

Leia também:  Por que escolher a Unidas.

 

Dicas de segurança para reabertura do seu negócio: Higienização é o segredo

Muitos frascos de álcool em gel serão os seus melhores companheiros durante a reabertura. Funcionários devem higienizar as mãos a todo momento e, no caso dos comércios, clientes também devem ter acesso ao produto.

Além disso, tudo deve ser higienizado sempre que possível: chão, objetos, mesas, cadeiras, prateleiras, maçanetas e qualquer outra parte do ambiente que possa ter tido contato com uma pessoa.

Dessa maneira, a volta ao mercado pode ser feita de forma cautelosa, do modo mais seguro possível para todos os envolvidos.

Quer saber mais sobre a Unidas? Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: