Created with Snap
viajar-de-carro-1

Estrada Real: uma viagem fascinante pelo Brasil

A Estrada Real é um caminho incrível e cheio de história aqui no Brasil. Ela tem mais de 1.600 km de extensão e passa por três estados da região sudeste: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Andar por este caminho é como fazer uma viagem no tempo, dá pra sentir um pouco do que era o Brasil antigamente.

Se você gosta de história e belas paisagens, continue a leitura e descubra mais maravilhas sobre a Estrada Real!

Conhecendo um pedaço da história do Brasil

A Estrada Real foi construída em meados do século XVIII. Sabe por que ela tem esse nome?

Essa denominação surgiu porque essa era a rota oficial usada pela realeza portuguesa, na época do Brasil colônia, para transportar ouro e diamantes que encontravam em Minas Gerais até o litoral. De lá, essas riquezas iam direto para Portugal.

Com o passar do tempo, outras cidades foram surgindo pelo caminho e a Estrada Real foi ficando cada vez mais importante, com lugares cheios de cultura e arte.

E não é só a história que faz a Estrada Real ser tão legal. Tem muita coisa boa pra se ver e fazer pelo caminho. Veja algumas dicas a seguir.

 

Admirando paisagens de tirar o fôlego

O que mais chama atenção na Estrada Real são as paisagens. Tem de tudo: montanhas, florestas, praias… Cada parte do caminho tem um visual diferente, é realmente incrível.

A Estrada Real também passa por várias cidades históricas, como Ouro Preto, Tiradentes e Paraty. Passar por estas lindas cidades, cheias de casas antigas e ruas de pedra, é uma forma de conhecer a história do Brasil e ver de perto a nossa arquitetura.

Planejando o seu passeio

A Estrada Real é bem grande e tem muita coisa legal para ver. Por isso, para curtir tudo, é importante planejar a sua viagem antes.

O primeiro passo é escolher quando você quer viajar. Que tal aproveitar o próximo feriado de 2023 para conhecer a Estrada Real com a família?

Depois, você precisa decidir qual caminho vai fazer, onde vai parar para descansar e onde vai se hospedar. Faça uma boa pesquisa e descubra os aconchegantes hotéis e pousadas da região, que vão te proporcionar uma experiência genuína do interior do Brasil.

Como visitar a Estrada Real?

Para se deslocar durante a sua visita à Estrada Real, você pode alugar um carro, utilizar transportes locais ou até mesmo se aventurar em uma bicicleta para os mais corajosos. 

Quanto tempo leva para percorrer a Estrada Real?

A duração da viagem depende muito do ritmo de cada viajante e do meio de transporte escolhido.

Se optar por fazer o trajeto de carro, com paradas para visitar as cidades, pode levar de uma a duas semanas. Essa é uma boa opção para quem deseja percorrer o caminho com conforto e segurança.

Já aqueles que desejam fazer a rota a pé ou de bicicleta, terão que se preparar para uma aventura de alguns meses. 

Quer saber mais? Confira, a seguir, as dicas de paradas que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Aventurando-se pelo Caminho Velho

O Caminho Velho  é para os aventureiros de plantão. Nele, você pode fazer um passeio de Maria Fumaça, uma experiência super divertida e diferente.

Depois, é hora de se divertir no Escorregador da Zilda, um lugar lindo e cheio de aventura.

Explorando o Caminho Novo

O Caminho Novo é ideal para quem gosta de história e cultura. Comece visitando a casa de Tiradentes, um dos heróis da independência do Brasil.

Depois, dê um pulo no Palácio de Cristal, uma construção linda e cheia de histórias para contar. Ainda tem o Museu Imperial e o Museu Cabangu, onde você vai poder conhecer mais sobre a história do Brasil.

Desbravando o Caminho dos Diamantes

Esse é o caminho para quem quer conhecer mais sobre a história do Brasil e suas riquezas.

A partir de 1729, o percurso conhecido como Caminho dos Diamantes tornou-se de grande importância, devido à valorização das pedras preciosas encontradas em Diamantina, que impulsionaram as economias brasileira e portuguesa.

Além da rica história de suas cidades, da cultura vibrante e da culinária típica, o Caminho dos Diamantes destaca-se por sua beleza natural. A combinação de aventura, natureza, história e cultura proporciona uma experiência única ao longo dos 395 km percorridos em 18 etapas da Estrada Real.

Comece pelo Mercado Municipal de Diamantina, um lugar cheio de produtos típicos e artesanatos locais. Depois, visite a Mina do Chico Rei, onde você vai poder aprender sobre a mineração de ouro no Brasil.

Por fim, não deixe de passar pela Serra do Espinhaço, uma paisagem natural de tirar o fôlego.

Curtindo o Caminho Sabarabuçu

No Caminho Sabarabuçu, você vai poder curtir um pouco de tudo.

Comece pelo Museu do Ouro, onde você vai aprender sobre a história da mineração no Brasil. Depois, vá ao Teatro Municipal, um lugar lindo e cheio de cultura.

Por fim, visite o Santuário Nossa Senhora da Piedade, um lugar sagrado e com uma vista incrível.

Saboreando as delícias da Estrada Real

A comida na Estrada Real é muito gostosa e mostra bem a cultura local. Portanto, pegue essas dicas e se prepare para comer muito bem durante o seu passeio!

Você pode provar a comida mineira em lugares como o restaurante Bené da Flauta, em Ouro Preto, que tem um delicioso carré de cordeiro ao vinho do porto.

Outra boa pedida é experimentar o Bambá do Garimpo, um prato típico mineiro feito à base de feijão batido, costelinha, couve picada bem fininha e angu que é servido no restaurante O Garimpeiro, em Diamantina.

Se você estiver passando pelo Rio de Janeiro, não deixe de visitar o Banana da Terra, um dos endereços mais tradicionais da gastronomia de Paraty, onde as estrelas do cardápio são os frutos do mar.

Já se estiver em São Paulo, faça uma parada no Restaurante Dona Dita, em Cunha, para comer uma deliciosa carne de panela com mandioca. 

Registrando todos os momentos da sua viagem

Agora que você já conheceu um pouco mais dos encantos da Estrada Real, que tal criar memórias dessa viagem tão gostosa?

Além de tirar fotos e fazer vídeos sobre a viagem, considere também tirar o Passaporte Estrada Real, um jeito bem divertido de guardar lembranças deste trajeto cheio de história. 

Funciona assim: você vai passando pelas cidades da Estrada Real e coleta um carimbo especial em cada uma no seu passaporte. Desse jeito, dá pra acompanhar o caminho que fez e, no final, terá uma lembrança de todas as cidades que visitou.

E sabe o que é melhor? Esse passaporte também te ajuda a economizar. Em muitos lugares na Estrada Real, quem tem o passaporte ganha descontos e outros benefícios, que vão desde preços mais baixos em atrações turísticas, até descontos em restaurantes e em hospedagens.

Mas o legal mesmo do Passaporte da Estrada Real é como ele te conecta com a história do Brasil. É uma forma de trazer para o presente a história da Estrada Real e fazer dela parte da sua viagem.

Como tirar o Passaporte Estrada Real?

Quer saber como conseguir o seu Passaporte da Estrada Real? É muito fácil, olha só:

  • Primeiro, entre na página de solicitação e preencha todos os campos do seu cadastro com cuidado;
  • Logo depois, você receberá um e-mail com uma mensagem de confirmação e um código. É muito importante guardar esse código, porque é ele que você vai usar para retirar o seu passaporte;
  • Para retirar o passaporte, vá a um dos pontos de retirada e mostre o código que você recebeu, seja impresso ou no seu celular. Além disso, leve 1 kg de alimento não perecível que vai ser doado para uma instituição que ajuda pessoas na região. Não vale levar açúcar, farinha, fubá ou sal, combinado?

Pronto! Agora você já pode começar a sua viagem pela Estrada Real e ir carimbando o seu passaporte nos pontos de carimbo no caminho. É importante que você consulte os pontos de retirada do passaporte e onde conseguir os seus carimbos.

Ficou com vontade de conhecer bem de perto todas as maravilhas da Estrada Real? Então confira a nossa última dica, que vai deixar a sua viagem muito mais prática e segura.

Conte com a Unidas pelo seu caminho

A Estrada Real é mais do que um roteiro turístico. É um caminho recheado de histórias e rico em cultura brasileira.

Nós, da Unidas, estamos aqui para te ajudar a encurtar distâncias e fazer viagens inesquecíveis. Para isso, temos a solução perfeita para que você possa explorar a Estrada Real com todo o conforto e segurança que precisa.

Com a nossa variada frota de veículos, você tem a liberdade de escolher o carro que melhor atende às suas necessidades de viagem. 

Então, não perca mais tempo. Alugue um carro hoje mesmo e aproveite ao máximo a sua viagem pela Estrada Real!

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: