Precisa fazer manutenção preventiva em carro alugado?
Fazer manutenção preventiva certamente não é uma das atividades preferidas de quem tem carro, principalmente quando o orçamento vem alto…
Mas, e quando alugamos um veículo para viajar ou trabalhar? Será que precisamos ter alguma preocupação com checagens e eventuais reparos?
É isso que você vai descobrir agora! Continue a leitura e entenda como funciona a manutenção preventiva no aluguel de carros.
Quem faz manutenção preventiva na locação?
A manutenção preventiva em carros alugados normalmente é feita pela própria locadora. Isso garante mais segurança aos clientes, seja qual for o motivo do aluguel.
Aqui, na Unidas, nossos especialistas cuidam de tudo antes de liberar os veículos para as lojas. As revisões são realizadas nos prazos indicados pelo fabricante de cada carro e levam em conta os mínimos detalhes.
Entre os procedimentos realizados, estão a troca de óleo do motor, inspeção dos pneus, testes nos freios e verificação do sistema elétrico.
Portanto, quem opta por aluguéis pontuais, como em viagens a lazer ou negócios, não precisa nem pensar na manutenção. É só retirar o carro na loja escolhida e dirigir com toda tranquilidade.
Já os profissionais que contratam a Unidas Driver, serviço destinado a motoristas de aplicativos, devem disponibilizar o carro para as revisões programadas em nossas oficinas parceiras.
Outros tipos de manutenção
Além da manutenção preventiva, existem cuidados classificados como preditivos e corretivos no mundo automotivo.
A manutenção preditiva é realizada com o mesmo objetivo da preventiva, ou seja, antecipar riscos e evitar acidentes. No entanto, ambas se diferenciam em alguns aspectos.
Para começar, a manutenção preventiva tem um prazo pré-definido, geralmente baseado em número de meses ou quilometragem.
Por sua vez, a manutenção preditiva usa tecnologias como a telemetria para analisar o desempenho do carro em tempo real. Quando há sinais iminentes de riscos, o veículo deve ser levado à oficina, independentemente de prazo.
Como os processos preditivos são constantes e envolvem o uso de tecnologias muito avançadas, também exigem maior investimento. Por isso, é comum que sejam aplicados com maior frequência em frotas de grandes empresas.
Diferente de manutenções preventivas e preditivas, as intervenções corretivas acontecem após a identificação de uma falha.
O ideal é sempre evitar que essas manutenções sejam necessárias, por meio da prevenção. Afinal, corrigir um problema costuma ser bem mais caro…
Cuidados além da manutenção preventiva
Mesmo com a manutenção preventiva em dia, dirigir sempre requer alguns cuidados. Seja em um carro alugado ou no seu próprio veículo, seguir as dicas abaixo ajuda a reduzir custos com reparos:
- Execute movimentos suaves: acelerações, frenagens e trocas de marcha bruscas provocam desgastes excessivos com o passar do tempo. Mantenha uma distância segura dos demais veículos e antecipe riscos para minimizar essas situações;
- Evite dirigir em climas extremos: assim como acontece com qualquer máquina, os veículos também podem ser afetados por condições climáticas adversas. Se possível, evite conduzir sob calor extremo, tempestades e geadas;
- Se atente a sinais incomuns: de luzes acessas no painel a barulhos estranhos, o carro costuma dar sinais claros quando algo está errado;
- Não ignore checagens básicas: antes de sair com o veículo, confira o estado de pneus e cintos de segurança, além do nível do óleo. São checagens rápidas, mas essenciais para proteger você, seus passageiros e o próprio carro.
Tem outras dúvidas sobre aluguel de carros? Visite nossa página de perguntas frequentes!