Created with Snap
pacto global imagem destaque

Unidas e o Pacto Global da ONU.

Tempo de leitura: 5 minutos.

A Unidas agora faz parte da maior iniciativa voluntária de Cidadania Corporativa do mundo!

A Unidas acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU) que mobiliza a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas e negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de diretos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Analisando os efeitos que a ação humana vem causando nas últimas décadas, é de extrema importância que a responsabilidade ambiental seja uma qualidade de qualquer empresa ou corporação que realmente se preocupa com a sociedade, assim como uma tomada de consciência e a busca por um plano de compensação pelos danos que suas operações comerciais podem potencialmente vir a causar. Todo esse cenário e a reflexão do papel da Unidas dentro dele foi a motivação principal de diversos projetos com foco ambiental adotados, entre eles a assinatura e comprometimento com o Pacto Global da ONU.

Lançado no ano de 2000 pela Organização das Nações Unidas, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações e desenvolverem ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Entre os anos 2000 e 2015, a pauta geral seguida pelos signatários foram os ODM, ou Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A partir do ano 2015 e com o sucesso das metas propostas pelos ODM, o Pacto Global da ONU foi reformulado para seguir uma pauta ainda mais ampla, que inclui não só ações contra a pobreza, mas também contra violações dos direitos humanos, escravidão moderna, contra a degradação do meio ambiente e a emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Os novos objetivos-chave adotados, agora fazem parte da Agenda 2030 que, como implícito pelo próprio nome, busca colocar esses novos objetivos em prática até o ano de 2030. Essa é a maior iniciativa de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

Leia também:  O melhor plano para cada perfil.

Cada empresa ou sociedade civil signatária se compromete com a causa e passa a se dedicar ao cumprimento dos objetivos. Confira o artigo que a Unidas preparou para você.

 

Pacto Global da ONU: A importância da responsabilidade

As empresas são importantes agentes para o desenvolvimento econômico e possuem grande influência nas transformações do planeta. A Unidas acredita que a participação nas questões socioambientais é fundamental para a construção de um mundo melhor.

 

pacto global imagem interna

Praticamos em nosso dia a dia diversas ações que refletem essa crença e, nesse sentido, possuímos uma área totalmente dedicada à organização e promoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), que é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

A implementação de uma área totalmente dedicada à Responsabilidade Social Corporativa, é só mais um aspecto que mostra como diversos atributos essenciais de sustentabilidade e responsabilidade social fazem parte do nosso DNA. Essa iniciativa reforça uma cultura colaborativa perante a sociedade, entendendo o papel fundamental das organizações no desenvolvimento econômico e nas transformações do nosso planeta. O projeto de Responsabilidade Social Corporativa da Unidas tem como base três pilares:

1: Governança e Gestão

2: Social

3: Ambiental

Além da assinatura do Pacto Global da ONU, adotamos outras medidas que buscam fazer jus a esses 3 pilares básicos como, por exemplo, o Projeto Carbono Zero, onde através da compra de créditos de carbono zeramos a nossa pegada de emissão de gases poluentes.

Ao integrar o Pacto Global da ONU, a Unidas se compromete a reportar anualmente o nosso progresso em relação a esses 10 princípios. Essa iniciativa estimulada a evolução constante das praticas internas de sustentabilidade em prol do nosso planeta.

Leia também:  Como ajudar quem precisa durante o inverno.

Você pode ficar por dentro das medidas e novidades da nossa companhia em relação a um mundo mais sustentável e justo. Para isso, basta acompanhar nossas redes sociais e nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: