Pandemia de COVID-19: principais dúvidas de quem tem viagem marcada
Diante do avanço da pandemia em todo o mundo, muitas dúvidas surgiram em relação ao turismo. A Unidas, assim como muitas outras empresas do setor de transporte e viagens, está dando todo o suporte necessário para seus clientes. Confira o artigo que a Unidas preparou para você de como proceder no contexto de coronavírus!
1. Cancelar viagens para este ano?
Apesar das incertezas, essa não é melhor recomendação. O que é recomendado é que apenas viagens próximas sejam remarcadas (ou canceladas, caso seja necessário) para evitar problemas com restrições de entrada e circulação, além disso, evitar a propagação do vírus.
Na Unidas, todas as reservas de carros alugados podem ser remarcadas ou canceladas sem nenhum custo. Companhias aéreas, hotéis e demais empresas do setor de viagens também estão oferecendo apoio neste momento atípico.
Você pode aguardar até um mês antes da sua viagem para tomar a decisão de cancelar, dessa forma você conseguirá tomar uma decisão mais assertiva.
É essencial ficar atento às notícias do local de destino da sua viagem, verifique como estão lidando com o coronavírus e, se a circulação de pessoas já estiver liberada, será possível viajar normalmente.
2. Preciso cancelar minha reserva do carro, vou ter meu dinheiro de volta?
Como já dissemos, a pandemia do coronavírus (COVID-19) é uma situação atípica, que demanda total atenção. Aqui na Unidas, nosso maior compromisso é a sua segurança e tranquilidade.
Diante disso, estamos disponibilizando o cancelamento gratuito, a possibilidade de alterar a sua reserva ou, caso ainda não tenha uma data definida para o próximo destino de viagem, será possível manter sua reserva com as datas em aberto, para que possa reagendar em breve com mais tranquilidade.
Algumas locadoras possuem regras de cancelamento diferenciados, consulte.
3. As locadoras de carros vão parar durante a quarentena?
Essa é uma dúvida que irá depender da cidade e do local em que a locadora se encontra. Há cidades com restrições maiores, em que boa parte do comércio está fechado, outras estão com alguns setores funcionando de maneira mais dinâmica.
A maioria das locadoras de carros estão em atividade com seus serviços, sobretudo porque o carro alugado é uma das formas de deslocamento mais seguras contra a pandemia, já que os veículos são higienizados rigorosamente e não há o compartilhamento do espaço com outras pessoas.
Por outro lado, muitas locadoras estão compreendendo este momento atípico, logo, estão flexibilizando suas regras de locação, tornando o serviço muito mais acessível e descomplicado. Algumas mudanças foram aplicadas diante da pandemia, como redução da idade mínima para o locatário, redução do bloqueio caução, tarifas mais baixas e outras ações importantes.
4. Alugar um carro durante a pandemia é seguro?
Com certeza. Além de ser aconselhável não utilizar transporte público neste momento, sendo o carro um dos mais seguros meios de transporte neste momento, as locadoras já tinham o processo de limpeza dos carros, que se tornou muito mais rigoroso após o início dos casos do novo coronavírus no Brasil.
Todos os veículos alugados com a Unidas, e pontos de atendimento, são desinfetados com álcool etílico hidratado 70º INPM e cloro, seguindo os padrões mais exigentes.
5. Posso usar o carro para viajar fora do meu Estado durante a pandemia?
Sim. Entretanto, isso vai depender das regras de restrição de entrada na região de destino.
Com o aumento de voos cancelados e impossibilidade de utilizar o transporte rodoviário interestadual em alguns locais, alugar um carro tem sido a única alternativa para as pessoas que necessitam viajar, de maneira inadiável.
Diante dessa situação, muitas locadoras estão oferecendo a Taxa de Retorno gratuitamente, ou seja, trata-se de um ‘’conforto’’ em que é possível retirar o carro em uma cidade e devolver em outra, sem pagar algo a mais por isso.
6. Qual o destino de viagem mais seguro durante a pandemia?
Essa pergunta não é muito objetiva. O que sabemos é que por hora não há um lugar livre de coronavírus. De acordo com a declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), compreende-se que o novo coronavírus está presente em todos os continentes.
7. Devo mudar meu planejamento de viagem?
Diante de toda essa situação atípica sobre a qual já falamos bastante, e sentimos, é essencial considerar alguns pontos, que certamente irão mudar as próximas rotinas, por exemplo: período de férias escolares, se você for viajar com crianças e jovens, lembre-se de que muitas escolas e universidades terão seus calendários alterados devido ao período de quarentena e isolamento social. Ou seja, antes de escolher a data da viagem, verifique como ficará o calendário letivo!
Em se tratando de atrações turísticas, calendário de eventos e entrada em países e regiões, esses podem sofrer alterações ao longo do ano. É essencial verificar todos esses fatores antes de planejar sua viagem. Além disso, faça uma checagem sobre a disponibilidade de voos e as recomendações de segurança estabelecidas pelas companhias aéreas.
8. Consigo alugar um carro sem sair de casa?
Sim. Algumas locadoras disponibilizam o serviço de delivery, que torna possível alugar o carro de forma online e depois solicitar a entrega do veículo na data, local e horário escolhido, mediante o pagamento de uma taxa. Para saber mais sobre como alugar carro online, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo telefone 0800 121 121.
Com essas dicas, está preparado(a) para se adaptar às novas exigências para viajar durante e após a pandemia?
Apesar de tudo, o carro é um dos meios de transporte mais seguros durante a pandemia do novo coronavírus. Entre em contato com a gente, estamos ansiosos pela sua reserva (e pelo melhor fim desse momento difícil para todos).