Created with Snap
Como funciona trocar a bateria do carro.

Como fazer pequenas manutenções no seu carro.

Tempo de leitura: 6 minutos.

Como fazer pequenas manutenções no seu carro.

Um veículo é uma ferramenta extremamente útil no dia a dia de qualquer pessoa, porém também exige cuidados constantes como limpeza interna, lavagem e manutenções, que não necessariamente significam consertos. Afinal, não devemos esperar um problema surgir e deixar o carro se tornar uma preocupação.

Algumas manutenções devem ser feitas por profissionais qualificados, pois exigem experiência ou então peças e ferramentas que a maioria das pessoas não possuem. Já outras podem ser feitas por nós mesmos, ainda mais diante de um cenário onde qualquer exposição evitada é aconselhável.

Porém, mesmo os cuidados mais simples podem parecer complicados para algumas pessoas que possuem menos afinidade com um carro. Por isso a Unidas separou algumas dicas de como fazer pequenas manutenções no seu carro. 

 

Como fazer pequenas manutenções no seu carro: Como trocar um pneu

O primeiro passo é procurar por um lugar plano, estável e seguro para estacionar e trocar o pneu. A superfície deve ser regular para que o carro não deslize. Se estiver em uma rua ou estrada, pare na guia ou acostamento e ligue o pisca-alerta.

Agora você deve procurar pelo estepe e pelo macaco. Coloque o macaco sob a lataria, ao lado do pneu que você pretende trocar. O macaco deve ser bem encaixado na canaleta, que é a parte metálica da estrutura do carro, projetada justamente para suportar o peso do carro. Comece a levantar o macaco até que ele apoie o carro, mas ainda não o levante do chão. Quando o veículo estiver apoiado, verifique se o macaco está perpendicular e firme no chão.

Retire a calota e afrouxe os parafusos girando a chave de roda em sentido anti-horário. O pneu em contato com o chão facilita a retirada da calota. Após isso, eleve o macaco até que o pneu esteja a uma distância suficiente do chão para a retirada do antigo e da instalação do novo.

Leia também:  Confira as vantagens de uma assinatura mensal.

Termine de tirar os parafusos e retire o pneu que será trocado. Coloque o novo pneu no eixo e aperte os parafusos novamente, agora é só abaixar o macaco, retirá-lo e guardá-lo.

pequenas manutenções no seu carro imagem interna

Como fazer pequenas manutenções no seu carro: Como trocar a bateria do carro

Você vai precisar de uma bateria nova em mãos, uma chave inglesa fixa e um pedaço de palha de aço. Abra o capô com o automóvel desligado e perceba que existem dois cabos ligando a bateria ao motor. Geralmente existe uma indicação do polo positivo e o negativo e alguns carros têm uma tampa vermelha sobre o polo positivo.

É importante frisar: nunca segure os dois polos ao mesmo tempo, isso pode causar um choque elétrico. Com a chave solte primeiramente o polo negativo e afaste da bateria, depois solte o polo positivo e tome cuidado para não deixar o cabo tocar na lataria do carro. Depois basta retirar a bateria usada.

Com a palha de aço, limpe os polos para uma boa conexão e com cuidado insira a nova bateria em seu lugar, atentando para a marca de positivo e negativo. Reconecte os dois cabos à bateria, sendo primeiro o positivo, depois o negativo. Aperte as presilhas dos cabos com uma chave até que fiquem bem firmes no lugar. Separe a bateria antiga para um lugar de descarte correto, pois ela contém metais tóxicos e não podem ser jogadas em lixo comum.

pequenas manutenções no carro imagem interna 2

Como fazer pequenas manutenções no seu carro: Como trocar o fluido do carro

A troca do fluido do radiador deve ser sempre feita com o motor frio e o carro desligado, depois você deve abrir a expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar. Ele deve ser bem observado: se estiver marrom, pode indicar ferrugem, então você deve limpar o reservatório do radiador, deixando escorrer pela mangueira até que saia transparente. Ou você pode retirar o reservatório, lavá-lo em água corrente e, depois, colocá-lo novamente no lugar, conectando a mangueira.

Leia também:  Descubra o Delivery Unidas.

Agora é o momento de preparar o líquido para o radiador. Nunca se deve colocar somente água ou somente aditivo. A mistura concentrada de aditivo com água deve respeitar o manual do proprietário, que indica cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada. Vale consultar o manual do seu carro.

Com tudo certo, você pode colocar o líquido no reservatório. Encha até a marcação de capacidade máxima e prenda bem a tampa para fechar. Só então ligue o motor do veículo até que a ventoinha comece a funcionar. Confira se não existe vazamento e se está tudo pronto para voltar a dirigir.

pequenas manutenções no carro imagem interna

Se você precisa alugar um carro, conheça todas as vantagens de alugar na Unidas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: