Created with Snap
Motorista com as duas mãos no volante.

Direção defensiva: entenda sua importância

A direção defensiva é um conceito que todo motorista precisa dominar. E não estamos falando apenas de quando o carro está em movimento. 

É importante tomar algumas medidas antes mesmo de entrar no veículo. Uma pessoa cuidadosa sempre checa o estado dos pneus e do estepe, por exemplo.  

Já deu pra perceber que a direção defensiva é muito abrangente, né? Mas calma, vamos explicar tudo em detalhes.  

Neste artigo, você vai conhecer os princípios básicos e os tipos de direção defensiva. Pegue seu manual de bom condutor e vem com a gente!  

 

Direção defensiva e seus princípios básicos 

 

A direção defensiva é dividida em cinco conceitos básicos: conhecimento, atenção, habilidade, previsão e decisão.  Saiba mais sobre cada um nos tópicos abaixo:  

 

Conhecimento 

 

O conhecimento das regras de trânsito é a base das boas práticas de direção defensiva. Por isso, vale a pena refrescar a memória e consultar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regularmente.  

Essa medida nos ajuda a entender nossas próprias obrigações como condutores, seja na cidade ou em rodovias.

 

Atenção   

 

Dirigir requer atenção o tempo todo. Por isso, não use celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico enquanto estiver no volante.  

Evite também desviar o olhar para conversar com os passageiros e ouvir o som muito alto.  

Por fim, adapte sua maneira de conduzir conforme as condições da via e do clima. Pegou uma estrada irregular ou tem neblina no caminho? Reduza a velocidade.  

  

Habilidade 

 

Se você pensou que esse tópico serviria apenas para motoristas profissionais, continue a leitura que não é bem por aí…  

Ter habilidade não quer dizer dirigir como um profissional, e sim dominar os recursos do seu carro. E a única forma de fazer isso é praticar.  

Se você é recém-habilitado, treine com mais frequência e em vias tranquilas. Isso ajuda no conhecimento do câmbio, freios, direção e todos os outros componentes que usamos.  

Quem segue essa dica, ganha muito mais confiança para fazer uma curva fechada ou ultrapassagem.  

 

Previsão   

 

O motorista precisa adivinhar o futuro? Não, mas tem algumas atitudes cotidianas que fazem toda a diferença.  

Direção defensiva também é respeitar o prazo de manutenção do carro, calibrar o pneu, ter o limpador de para-brisa em bom estado… 

Tudo isso minimiza as chances de acidentes. Já imaginou encarar uma chuva e não conseguir limpar o para-brisa direito, por exemplo? 

  

Decisão   

 

A direção defensiva também envolve tomar decisões rápidas ao se ver em uma situação de risco. Porém, é importante ter em mente que manobras bruscas só em último caso.  

O ideal é antever riscos, ter um olhar bem além do seu carro e pensar nas próximas ações antes de executar.  

Pode parecer muita coisa para quem está começando, mas com a prática ter esse pensamento rápido se torna natural.  

 

Ações adicionais de direção defensiva 

 

Além das ações citadas no último tópico, existem outras atitudes de direção defensiva recomendadas: 

 

  • Itens de segurança: nunca esqueça de colocar o cinto, inclusive no banco de trás. Já as crianças devem sentar em cadeirinhas especiais para suas idades, quando ainda não puderem usar o cinto; 
  • Conforto: ajuste o banco para ficar confortável. Dirigir em uma posição incômoda também causa distrações; 
  • Retrovisores: antes de dar a partida, ainda é importante checar os retrovisores. Ter que mexer nos espelhos enquanto dirige representa um risco; 
  • Volante: mantenha as duas mãos no volante, mesmo que esteja em uma via tranquila e reta. Isso ajuda a agir rápido se houver algum imprevisto;  
  • Distância: sempre respeite uma boa distância do veículo a frente. Quanto maior for sua velocidade, mais distante precisa estar do próximo carro.

 

motorista com as duas mãos no volante.

Manter as duas mãos no volante e distância do carro à frente são práticas de direção defensiva.

A direção defensiva é tão importante, que existem até mesmo cursos apenas para ensinar sobre o assunto.

Vale a pena fazer curso de direção defensiva? 

 

O curso de direção defensiva vale a pena para qualquer motorista que esteja inseguro ou deseja reciclar seus conhecimentos. 

Dirigir é uma das habilidades mais libertadoras que existem. A sensação de independência que vem com a capacidade de viajar para onde quiser é incomparável.  

Se você quer experimentar essa sensação, mas ainda não se sente confiante no volante, um curso de direção defensiva pode te ajudar.  

Esses cursos ensinam técnicas para evitar acidentes e lidar com situações desafiadoras de forma segura. Ainda dão um show quando o assunto é leis de trânsito.  

Muitas vezes, a falta de confiança ao volante está atribuída a uma compreensão inadequada das regras.  

Um bom professor de direção defensiva não apenas cobre esse aspecto, como também fornece dicas valiosas para colocar seu aprendizado em prática.  

O trânsito pode apresentar uma série de imprevistos, desde condições climáticas adversas que diminuem a visibilidade até motoristas agressivos. 

Por isso, é importante manter a calma e saber exatamente como agir em cada situação. À medida que você se torna mais habituado com as técnicas e estratégias ensinadas no curso, sua confiança aumenta. 

 

Tipos de direção defensiva 

 

Existem dois tipos de direção defensiva: a preventiva e a corretiva. A primeira está relacionada aos princípios básicos citados neste artigo. 

Já as práticas de direção defensiva corretiva são essenciais quando não é possível evitar um acidente. 

Nesses casos, você precisa prestar auxílio a eventuais vítimas e chamar um serviço de atendimento emergencial. Além disso, sinalize o local do acidente e oriente outros motoristas a desviarem se for necessário.  

 

O que é direção agressiva? 

 

Direção agressiva é o oposto de direção defensiva. Ou seja, ocorre quando um motorista dirige de maneira irresponsável e coloca em risco a vida de outras pessoas.  

Alguns exemplos são dirigir desatento, com sono ou acima da velocidade máxima permitida na via. Também não é recomendado conduzir sob efeitos medicamentos estimulantes ou relaxantes.  

Além dos perigos que essas atitudes representam, a chance de levar multas e ter a CNH suspensa é grande.  

Caso você presencie atitudes irresponsáveis no trânsito, mantenha distância do veículo usado para cometer as infrações.  

Nos transportes públicos e carros de empresas, geralmente ainda há um telefone para denúncias anônimas. Basta anotar a placa do veículo, dia e horário da ocorrência e número da linha, se houver. 

Dessa forma, você ajuda a companhia na identificação do motorista e contribui para um trânsito muito mais seguro. 

 

Gostou de saber o que é direção defensiva? Tem muito mais conteúdo legal pra você aqui no nosso blog. Não perca!  

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: