Created with Snap
Problemas com o seu carro? Saiba como resolvê-los - Blog Unidas Alguel de Carros

Problemas com o seu carro? Saiba como resolvê-los

Tempo de leitura: 5 minutos.

Sejam novos ou usados, carros são suscetíveis a defeitos mecânicos que não podem ser ignorados. Muitas vezes existem até sinais desses problemas que, se detectados, podem evitar prejuízos ainda maiores.

Manter o carro com a revisão em dia e ter um bom plano de proteção é sempre uma medida eficiente, porém imprevistos acontecem e é importante entender quais são os problemas com o seu carro e como resolvê-los.

Confira a seguir:

Pane elétrica

Um problema que pode acontecer por diversos motivos, como desgaste da bateria ou mal funcionamento do alternador. Normalmente é necessário o cuidado de um profissional especializado, pois mesmo que o motorista possua experiência com manutenções, pode ser preciso trocar o alternador ou até a bomba de combustível.

Porém, existem cuidados que o motorista pode adotar para prevenir que esse problema aconteça, como:

  • Prestar atenção se o automóvel apresenta dificuldades na hora de dar a partida.
  • Verificar periodicamente se não há nenhum vazamento de ácido vindo da bateria.
  • Conferir se os faróis do carro apagam ou perdem força no momento de dar a partida.
  • Avaliar se a correia do alternador apresenta sinais de desgaste ou deterioração.

 

Superaquecimento

O superaquecimento é um dos problemas mais comuns que um veículo pode apresentar. Todos conhecem aquela cena clássica do carro parado no acostamento enquanto solta fumaça. No pior dos casos pode acontecer o derretimento do motor, um problema muito grave e que pode gerar um prejuízo bem alto.

Isso acontece porque o motor de um automóvel é preparado para funcionar de maneira correta quando a temperatura está entre 90°C e 100°C. Ao ultrapassar essa medida, o sistema de resfriamento do veículo entra em ação e o fluido de arrefecimento, que é composto por água e aditivos, começa a circular. Dessa forma o calor do motor é controlado e segue funcionando. O problema ocorre quando surge um defeito na circulação desse fluido ou quando ele acaba de vez e não há reposição.

Leia também:  Como fazer pequenas manutenções no seu carro.

Mas uma questão tão grave é muito simples de ser evitada. Basta ficar atento ao marcador que mostra o volume de fluido disponível e nunca deixar que o ponteiro chegue à marcação vermelha.

Se mesmo realizando a reposição sempre que necessário, os níveis abaixarem rápido demais ou então nunca subirem completamente, é indicado levar o carro até o seu mecânico para conferir se há algum vazamento ou problema na circulação.

 

conserto_carro

 

Pneus furados ou desgastados

Um pneu com mal funcionamento é sinônimo de risco constante a todos, pois pode causar derrapagens, dificuldade na hora de frear e até acidentes mais graves. Por isso é importante nunca rodar com pneus carecas ou irregulares e manter a calibragem em dia.

Além disso, é importante lembrar que a troca dos pneus deve ser feita a cada 60 mil quilômetros rodados, sempre em pares, ou seja, os dois dianteiros ou os dois traseiros de uma vez.

No caso de um pneu furado, a lei exige que sempre haja um step pronto para ser utilizado. A troca é um processo simples e só exige um macaco e uma chave de roda. Para conferir o passo a passo, leia a matéria que explica em mais detalhes clicando aqui.

pneu_furado

 

Transmissão

Os problemas no sistema de transmissão afetam a troca de marchas do veículo. Este tem a função de controlar a força que chega às rodas e é essencial nos carros manuais e automáticos.

O sinal mais comum de que há algo errado é aquele som de arranhado ao trocar a marcha, ele acontece quando as engrenagens não estão bem alinhadas ou quando há um problema na lubrificação das partes mecânicas.

A melhor forma de evitar esse defeito é ficar atento. O som de arranhado, o cheiro de queimado ou a trepidação do câmbio são indicativos de que uma manutenção é necessária.

Leia também:  Como fazer pequenas manutenções no seu carro.

Mesmo assim, se algo acontecer enquanto você dirige, o indicado é parar o carro no mesmo momento e chamar o suporte mecânico, pois continuar andando até um posto ou mecânico pode causar danos a outras partes do carro.

carro_manutencao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: