Created with Snap
quanto custa para renovar a CNH vencida?

Quanto custa para renovar a CNH vencida?

Tempo de leitura: 8 minutos.

Quanto custa para renovar a CNH vencida?

Você precisa renovar sua CNH vencida em 2020? Seja qual for a categoria (A, B, C, D ou E), é preciso observar que todas possuem validade, e começa a contar a partir do dia do exame médico realizado. 

A CNH não tem um prazo muito extenso de validade, você precisa renovar a cada 5 anos, e para pessoas com idade acima de 65 anos, a validade da carteira de habilitação cai para 3 anos. Com a CNH vencida, o motorista só poderá dirigir por 30 dias corridos até a renovação. Entretanto, estamos em um momento atípico. Se você quer saber quanto custa para renovar a CNH vencida, confira o artigo que a Unidas preparou para você. 

E agora, com a Pandemia, como renovar a CNH vencida?

Como você sabe, uma das consequências da pandemia de Covid-19 foi a paralisação de diversos setores de trabalho.  Diante desse cenário, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vinculado ao Ministério da Infraestrutura, publicou uma deliberação em 20 de março que interrompe, por tempo indeterminado, o prazo de validade da CNH

Esta medida foi tomada a fim de reduzir aglomerações e ajudar a conter as possibilidades de contágio da Covid-19. Se você tiver mais interesse, leia aqui o documento oficial. 

Entretanto, condutores podem dirigir com a CNH vencida desde que essa expiração tenha ocorrido após 19 de fevereiro de 2020. Ou seja, caso a carteira de habilitação tenha vencido antes dessa data, segue sendo passível de multa.

Leia também: Cuidados com o carro durante a quarentena.

Por que é importante estar atento ao vencimento da CNH

Apesar de estarmos sempre na correria do dia a dia, é extremamente importante estar atento ao vencimento da CNH. E não é por acaso, a violação da data estipulada para o vencimento está passível a penalidades, e é sempre indicado evitar esse tipo de conflito.

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, acompanhe o que vai mudar com o projeto aprovado. O texto ainda será submetido à análise do Senado Federal. Mas listamos algumas alterações no horizonte: 

Pontuação na carteira

O projeto a ser aprovado estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses de acordo com a gravidade das infrações. Como acontece agora: a suspensão ocorre com 20 pontos, independentemente de haver esse tipo de infração.

O condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima; e com 40 pontos caso não tenha cometido infração gravíssima nos 12 meses anteriores.

Para os condutores profissionais, como taxistas, motoristas de aplicativo, caminhoneiros ou motoristas de ônibus, a suspensão será com 40 pontos, independentemente da natureza das infrações.  

Validade 

O projeto também prevê alteração na validade da CNH, agora sendo de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. O prazo atual, de cinco anos, continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos.

A renovação a cada três anos, no momento exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os motoristas com 70 anos de idade ou mais.

Se tratando de condutores profissionais, ou seja, pessoas que exercem atividade remunerada em veículo (motoristas de ônibus ou caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo), deverão renovar a cada cinco anos.

Exame Médico

Se tratando dos exames médico e psicológico, o novo código acaba com a necessidade de os profissionais serem credenciados perante os órgãos de trânsito estaduais, introduzindo na lei a exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de que eles tenham titulação de especialista em medicina do tráfego e psicologia do trânsito.

Com a futura lei a ser aprovada, médicos e psicólogos terão três anos, a partir da publicação da Lei,  para obterem essa especialização. 

Importante: motoristas que tiveram o direito de dirigir suspenso, que tenham sido condenados judicialmente por delito de trânsito e que tenham sido enquadrados em casos definidos pelo Contran como risco à segurança do trânsito, para além do curso de reciclagem, deverão ser submetidos a avaliação psicológica.

Lembre-se: diante do contexto da Pandemia, condutores com a CNH vencida, cuja expiração seja após 19 de fevereiro deste ano, podem dirigir. 

Como solicitar a renovação da CNH

Para renovar a CNH vencida, será necessário realizar a solicitação ao Detran da sua cidade, ou no site do Departamento de Trânsito: Detran, Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito, onde o documento foi registrado ou Poupatempo. 

No site do órgão responsável, você fará o agendamento da renovação da CNH, comparecendo no dia e horário marcados, portando os documentos pessoais.

Todos os exames médicos já conhecidos desde a primeira habilitação, devem ser realizados em uma clínica credenciada pelo Detran, até mesmo para profissionais que trabalham como taxistas, motoristas de ônibus, ou de veículos de grande porte. 

Como de praxe, será necessário pagar a taxa para renovar a CNH, que pode variar de acordo em cada Estado brasileiro. Se você reside em São Paulo, o valor para a emissão do documento e exame médico, somados é de R$ 136.67. Existe também a opção de envio pelos correios, acrescentando mais R$ 11,00.

Quando concluir o procedimento, será necessário retornar à unidade de atendimento com a guia paga em mãos, e o resultado dos exames médicos. Assim que acabar essa etapa, a nova carteira de motorista estará disponível em até sete dias úteis. 

O processo é rápido e para garantir que tudo sairá como planejado confira os documentos que você precisa ter em mãos.

Documentos pessoais para renovar a CNH

Sempre tem aquele documento que a gente esquece de confirmar, para que isso não aconteça confira a lista de documentos pessoais necessários para a renovação da sua carteira de motorista:

  1. A cópia, mais o documento de identidade original, CPF e CNH;
  2. O comprovante de endereço, emitido preferencialmente no nome do motorista;
  3. Guia da taxa de renovação da CNH;
  4. O protocolo de agendamento (emitido pelo site do Detran);
  5. O formulário com o resultado do exame, assinado pelo médico responsável.

Lembre-se que não poderá dirigir após 30 dias do vencimento da sua carteira de motorista, sob o risco de multa, mais pontos na CNH.

Renovar CNH especial (PcD)

Para Pessoas com Deficiência (PCD), a renovação da CNH deverá ser feita diretamente no Detran. Todo o processo descrito é basicamente o mesmo, inclusive as taxas, apenas o exame médico que em sua grande maioria é feito em clínicas credenciadas pelo Detran. 

Também é necessário estar atento aos prazos estabelecidos pelo Detran, para a renovação do documento de habilitação, evitando assim, multas por negligência, esquecimento ou falta de tempo.

Gostou das dicas? Confira sua CNH e certifique-se de que está em dia! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: