Created with Snap
dia mundial do meio ambiente 1

Saiba como a Unidas ajuda o planeta.

Tempo de leitura: 5 minutos.

Saiba como a Unidas ajuda o planeta.

O dia 5 de junho é marcado mundo afora pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de celebrar as riquezas que possuímos e, ao mesmo tempo, incentivar a reflexão e a conscientização sobre o que fazemos com elas, como cuidamos do nosso planeta e qual futuro estamos deixando para os que vierem depois de nós.

Além de ressaltar a importância deste dia e seu significado, esta é a melhor oportunidade para falar sobre as medidas que nós da Unidas adotamos para ajudar o planeta. Com a consciência de que o segmento de automóveis é parte da questão da emissão de gases prejudiciais ao ambiente, cabe a nós lutar para compensar qualquer dano e fazer ainda mais do que isso. Saiba como a Unidas ajuda o planeta.

 

Saiba como a Unidas ajuda o planeta: Projeto Carbono Zero

A nossa jornada rumo a uma atitude mais sustentável começou no ano de 2019, quando realizamos o primeiro inventário de carbono. Ele consiste em um levantamento completo de todas as nossas fontes de emissão de poluentes e, com ele, uma contabilização do total de gases de efeito estufa liberados na atmosfera pela Unidas.

Para um relatório completo, é levado em consideração toda e qualquer forma de emissão que possa ser provocada pela nossa companhia. Isso inclui o carbono liberado diretamente na atmosfera por toda a nossa frota de carros, veículos comerciais e caminhões.

Mas também levamos em conta toda a emissão indireta causada pela nossa operação de lojas e escritórios como, por exemplo, a média de consumo de energia elétrica. A partir desse ponto, iniciamos um processo de compensação dessa emissão através da compra de créditos de carbono.

Leia também:  Conheça as melhores histórias de clientes.

Eles funcionam da seguinte maneira: cada unidade desse crédito equivale a 1 tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser emitido na atmosfera ou que tem a sua emissão compensada com ações como reflorestamento e preservação de matas.

A compra desses créditos é feita através do apoio a um projeto de preservação da floresta amazônica chancelado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. Com o apoio a esse projeto durante o período de 1 ano conseguimos alcançar a meta de compensar 100% da nossa emissão de carbono.

saiba como a Unidas ajuda o planeta

mulher segurando um vaso de planta.

Saiba como a Unidas ajuda o planeta: Indo ainda mais longe

Com o primeiro ano de projeto tendo alcançado um grande sucesso, o plano para 2020 é melhorar ainda mais a eficiência ambiental e energética da companhia e tornar a Unidas uma verdadeira referência de boas medidas ambientais dentro do setor.

Dentro do plano desenhado e proposto, o objetivo é adquirir um crédito de carbono extra, ou seja, não só compensar toda a emissão de gases de efeito estufa (GEE) emitidos direta e indiretamente, como também tornar a nossa pegada de carbono positiva, sendo uma empresa que, através do investimento em projetos ambientais, faz mais pelo bem do meio ambiente do que a soma total de danos causados por suas operações.

Dessa forma, tornando a companhia uma das poucas com certificação ouro em relação às medidas ambientais e a única dentro do segmento de locação de veículos.

 

Saiba como a Unidas ajuda o planeta: Outras medidas importantes

Além da compra de créditos de carbono, também adotamos outras ações, recomendações de muita importância para a causa ambiental. Investimos em uma frota com uma quantidade satisfatória de carros que possuem motor flex e, sempre que possível, incentivamos nossos clientes a utilizarem o Etanol, combustível muito menos poluente do que a gasolina ou diesel.

Outra medida importante foi a participação recente em um Pacto Global da ONU. Lançado em 2000 pelas Nações Unidas, é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável, por meio da Agenda 2030 (ODS). É a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

Leia também:  Confira 4 dicas de direção defensiva!

 

Para ficar em dia com novas medidas sustentáveis adotadas pela Unidas, acompanhe nossas redes sociais e nosso blog.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: