Created with Snap
Seguro viagem

Seguro Viagem: qual é a importância e como fazer?

Sabemos que estamos expostos a imprevistos que podem ser muito desgastantes durante uma viagem que foi planejada. Foi justamente por esse motivo que 26 países estabeleceram o acordo de Schengen, que tem o objetivo de impor a contratação de um seguro viagem para turistas. Neste mesmo tratado, foi estipulado um valor mínimo de 30 mil euros para todos os viajantes.

Embora de fato exista o valor de 30 mil euros estipulado pelo tratado, o turista vai pagar apenas um valor de acordo com o total de dias que pretende viajar. Em média, o valor do seguro para viagens internacionais é de R$ 9 a R$ 25 por dia.

Grande parte dos seguros cobre não só as despesas médicas, mas também outros serviços como suporte jurídico, indenização por extravio da bagagem, auxílio em caso de perda de documentos e reembolso por atrasos ou cancelamentos de voos. Confira o artigo que a Unidas preparou para você com dicas importantes sobre como adquirir o seguro viagem.

Como faço para contratar um seguro viagem?

Atualmente há várias empresas no mercado que são especializadas em seguro viagem e que são bem acessíveis.

Isso não é exclusividade das agências de turismo: muitas vezes a própria bandeira do cartão de crédito usado para comprar a passagem aérea também já disponibiliza a proteção.

É imensamente válido consultar a operadora do cartão para ter esse tipo de informação, especialmente se ele for do tipo gold ou platinum.

Qual seguro devo contratar?

Quando for realizar a contratação do serviço é fundamental ficar atento à cobertura de cada plano, pois todos os tópicos podem passar do mais simples ao mais completo. Para encontrar o plano ideal, vai ser necessário fornecer informações exatas do seu período de viagem e suas atividades turísticas.

Viagem segura

Cada turista possui a sua especificidade, havendo também pessoas que precisam proteger seus equipamentos eletrônicos como computadores, equipamento fotográfico e celulares. Bem como há viajantes que precisam de um seguro mais específico por conta das suas atividades, como os casos de pessoas que praticam esportes radicais do tipo escalada, mergulho ou esqui, por exemplo. Sendo assim, a recomendação é simples: analise com calma suas reais necessidades para escolher seu plano.

Como utilizar o seguro viagem?

O correto ao se fazer uma viagem internacional é tentar se precaver de qualquer coisa que possa ser desagradável. Por esse motivo, é importante levar os dados de contato da sua seguradora sempre consigo.

Existe também a diferença entre seguro e assistência de viagem. Resumidamente, o seguro reembolsa as despesas do viajante, que paga as contas do próprio bolso e depois apresenta notas fiscais e laudos médicos à seguradora.

Hoje em dia é muito comum que as empresas comercializem um produto híbrido, que funciona como assistência ou seguro, a depender da gravidade da ocorrência.

Saiba se seu destino exige alguma vacina

Mais uma questão para garantir uma viagem sem imprevistos é ficar atento às vacinas necessárias de acordo com seu destino. O mais recomendado é que você mantenha sempre a carteira de vacinação em dia, em conformidade com o calendário brasileiro de imunização.

Só há uma vacina que pode ser exigida pela imigração de um país: a da febre amarela. Ela é solicitada especialmente em países tropicais, onde os mosquitos transmissores do vírus tendem a circular. Vale ressaltar que ela deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes do embarque, para garantir a eficácia da imunização.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), diversos países exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacina ou Profilaxia (CIVP) – documento que comprova a vacinação contra a febre amarela.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anualmente divulga uma lista atualizada e, neste levantamento, a agência informa os países que exigem que o turista apresente o CIVP.

Como saber se devo tomar uma vacina específica?

Em São Paulo, a Instituto de Infectologia Emílio Ribas disponibiliza aos viajantes informação, orientação e uma avaliação de acordo com o destino do turista.

Na sequência, se necessário, o paciente é direcionado ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para a aplicação da vacina.

Todas as pessoas podem utilizar o serviço. Para a avaliação, é necessário realizar um agendamento prévio no site do instituto.

Vacinas recomendadas para o viajante:

  • Febre amarela
  • Tétano
  • Difteria
  • Hepatites A e B
  • Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)

Estando com as vacinas em dia, é só curtir a programação de viagem.Viu como é fácil se precaver e ainda curtir férias incríveis mesmo com destinos internacionais? Escolher um seguro viagem é a melhor forma para você não ter que se preocupar com imprevistos.

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: