Created with Snap
belo-horizonte

Tour por Belo Horizonte em apenas 3 dias

O Brasil é um país diverso, e cada região tem sua própria personalidade, belezas e conceitos culturais que moldam essa nação. Entre os muitos lugares lindos que o país abriga, o Estado de Minas Gerais se destaca como um dos mais notáveis. Com suas belezas naturais, cidades históricas e habitantes acolhedores. Belo Horizonte é definitivamente um dos melhores destinos para se explorar. 

Se você tem três dias livres em sua agenda, saiba que é tempo suficiente para conhecer essa região. E para tornar essa jornada ainda mais incrível, elaboramos um roteiro de viagem com as melhores atrações. Está pronto para descobrir o que fazer em BH? Então, continue lendo e divirta-se! 

O que fazer em Belo Horizonte?
lagoa-pampulha-bh

Antes de iniciarmos nosso roteiro, vale a pena destacar algumas características importantes de Minas Gerais: 

  • As históricas cidades coloniais de Minas Gerais. 
  • O povo acolhedor de Minas Gerais. 
  • Os atrativos naturais de Minas Gerais. 
  • A culinária mineira. 

Considerando esses destaques, vamos à lista das melhores coisas para fazer em Belo Horizonte: 

  1. Passeio cultural no Museu de Arte da Pampulha

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) é o principal centro de divulgação da arte contemporânea em Minas Gerais e uma das referências no Brasil. Seu acervo abrange obras de diversos artistas, como Cândido Portinari, Alberto da Veiga Guignard, Di Cavalcanti, Amilcar de Castro e Tomie Ohtake. Além das pinturas, o museu conta com fotografias, objetos tridimensionais, gravuras, desenhos, material audiovisual e documentos. Todo o edifício é cercado pelos jardins projetados por Burle Marx, o mesmo paisagista responsável pelo icônico calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que este museu foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer concluído no Conjunto Arquitetônico da Pampulha. 

  1. Aprecie as luzes noturnas na Lagoa da Pampulha

Os cidadãos de Belo Horizonte têm muito orgulho de sua cidade e de suas características. A Lagoa da Pampulha é mais um dos projetos idealizados por Oscar Niemeyer. Seja a pé ou de carro, você deve visitar os principais pontos turísticos, como a Igreja São Francisco de Assis, a Casa da Dança, o Iate Clube e o Museu de Arte da Pampulha. Além da lagoa e dos edifícios famosos, a área é cercada por belas casas e jardins deslumbrantes. À noite, as luzes refletidas na água criam um espetáculo único. Um passeio noturno pela Lagoa da Pampulha é uma oportunidade que não pode ser perdida! 

  1. Faça compras no Mercado Central de Belo Horizonte

Inaugurado em 1929, o Mercado Central de Belo Horizonte é considerado um dos melhores mercados do mundo. O mercado recebe visitantes de todas as partes do Brasil e do exterior, atraídos por compras e diversão. Suas mais de 400 lojas oferecem diversos produtos, desde hortaliças frescas, animais vivos, carnes e laticínios até doces, cachaças, artesanato regional, lembranças, artigos religiosos, panelas, pratos e temperos. Visitar o Mercado Central é uma das melhores experiências gastronômicas em Belo Horizonte. Se bater a fome durante o passeio, não deixe de experimentar o fígado com jiló, considerado uma iguaria na região. Além disso, você encontrará outras opções deliciosas nos inúmeros bares e restaurantes do mercado. 

  1. Admire a Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é um dos lugares mais simbólicos de Belo Horizonte. Quase tão antiga quanto a própria cidade, a praça combina arquitetura, paisagismo, história e qualidade de vida em um só local. Ela é uma síntese das construções mais importantes da cidade e, até 2010, abrigava instituições políticas. Hoje, funciona como um complexo cultural com museus, bibliotecas e um planetário. Os prédios mais emblemáticos de Belo Horizonte estão localizados nesta praça, como o Palácio do Governador, a Rainha da Sucata, o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública. 

  1. Faça uma visita ao Palácio das Artes

Visitar o Palácio das Artes é uma das principais atrações de Belo Horizonte. Este complexo cultural está vinculado à Fundação Clóvis Salgado, sendo um dos maiores centros de produção, formação e divulgação cultural de Minas Gerais. Inaugurado em 1971, possui instalações cênicas e acústicas de alto padrão técnico, adequadas para óperas, peças de teatro, concertos, espetáculos de dança, exposições, exibições de filmes, lançamentos de livros, palestras, congressos e seminários. Hoje, o Palácio das Artes é um local repleto de arte, música e cultura. Se você deseja saber o que fazer em Belo Horizonte, o Palácio das Artes é a resposta. 

  1. Volte no tempo com o Memorial Minas Gerais Vale

O Museu Memorial do Vale de Minas Gerais é um museu artístico e cultural dedicado às tradições do povo mineiro em Belo Horizonte. Está localizado no antigo prédio da Secretaria da Fazenda, que foi restaurado e adaptado para contar a história de Minas Gerais ao público. O Memorial utiliza recursos virtuais para reunir, em um mesmo espaço, parte da riqueza cultural, desde o século XVIII até a cena contemporânea, incluindo uma perspectiva futurista. Este projeto arquitetônico foi liderado pelos arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes, Eduardo França, Humberto Hermeto e Igor Macedo, juntamente com o designer Gringo Cardia. Os ambientes misturam o mundo real e o virtual, reconstruindo o universo dos escritores mineiros, o contexto das fazendas, as tribos indígenas e quilombolas, o barroco, as festas populares, o artesanato, a política e a arqueologia de Minas Gerais. Se você é um amante da história, esta é uma das melhores experiências em Belo Horizonte. 

  1. Faça uma caminhada no Parque Municipal

No coração do Centro, surge uma agradável área verde com 182.000 m² chamada Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Fundado em 26 de setembro de 1897, o projeto original, desenhado em estilo romântico inglês, foi assinado pelo arquiteto francês Paul Villon. Em 1992, o parque passou por uma restauração realizada por uma mineradora. Reserve uma tarde para passear por este parque, que abriga um ecossistema com árvores centenárias e uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Várias nascentes abastecem três lagoas, e cerca de 280 espécies de árvores nativas transformam o local em um verdadeiro refúgio para a vida selvagem. O parque também conta com um teatro, um orquidário e um parque de diversões. 

  1. Faça uma aula de história no Museu Mineiro

Fazer uma aula de história no Museu Mineiro é uma das coisas mais interessantes para se fazer em Belo Horizonte. Este espaço ocupa um grande edifício do século 19 que, anteriormente, abrigava o Senado de Minas Gerais. O museu apresenta uma combinação de pinturas e esculturas de artistas mineiros renomados, como Manoel da Costa Ataíde e Jeanne Louise Milde. Uma verdadeira joia escondida ao lado dos Arquivos Públicos, o museu está a uma curta caminhada da Praça da Liberdade. Esta visita levará você de volta à história das Trilhas Minerais em Minas Gerais e cativará sua atenção com a longa história da cidade. 

  1. Tire uma foto incrível no Mirante das Mangabeiras

No limite sudeste da expansão urbana de Belo Horizonte, encontra-se uma área que garante diversão, graças à sua localização privilegiada com vistas incríveis do horizonte da cidade. O Parque das Mangabeiras é um dos maiores parques urbanos da América Latina, com uma área de 337 hectares. Aqui, você encontrará uma trilha sinuosa nas colinas, um playground com uma vila em miniatura onde as crianças podem brincar como adultos e vistas panorâmicas da região metropolitana de Belo Horizonte. O Mirante das Mangabeiras é uma parada obrigatória para tirar fotos incríveis. Não perca a oportunidade de registrar esses momentos. 

  1. Aprecie a vista da Casa do Baile

A Casa do Baile faz parte do Complexo Moderno da Pampulha e é o Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design. Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, este local foi idealizado por Juscelino Kubitschek e projetado por Oscar Niemeyer na década de 1940. Originalmente, a função deste espaço era ser um pequeno restaurante de dança popular. Desde 2002, a Casa do Baile está vinculada à Fundação Municipal de Cultura da Secretaria Municipal, garantindo sua preservação e requalificação para eventos culturais. A Casa recebe exposições temporárias, realiza seminários, encontros e outros eventos relacionados à cultura. 

Listamos diversas opções para você escolher o que fazer em Belo Horizonte no seu tour de três dias pela cidade. Devido à proximidade dos pontos turísticos, é bem provável que você consiga visitar todos e aproveitar ao máximo cada lugar. 

Belo Horizonte merece sua visita, e se preferir, você pode reservar mais tempo para explorar a região. Além disso, vale uma dica extra: consulte os serviços de aluguel de carros para garantir mobilidade durante seus passeios. 

Se precisar de ajuda, conte conosco! Nossos serviços estão entre os melhores do Brasil, e você encontrará uma locadora Unidas Aluguel de Carros bem pertinho de você.  

 

 

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *