Created with Snap
Viajando de carro alugado pelo Nordeste - Blog Unidas Alguel de Carros

Viajando de carro alugado pelo Nordeste

Tempo de leitura: 7 minutos.

Explore as paisagens exuberantes da região e curta uma viagem de carro

O que você acha de uma roadtrip? Imagine fazer um roteiro viajando de carro pelas diversas atrações do nordeste brasileiro, conhecer as praias, experimentar as comidas típicas e ainda curtir boas companhias. É um passeio que certamente reserva muitas maravilhas pelo caminho.

Além disso, viajando de carro, você pode descobrir atrações ao longo do trajeto, fazer as paradas que quiser e não fica dependente de transporte público para andar pelo destino.

Lembre-se que você pode optar por alugar um carro, para que caiba a família toda, seja mais confortável e mais apropriado para viagens mais longas.

Dicas de roteiros para viajar de carro pelo nordeste.

 

Leia também: Melhores carros econômicos para alugar na Unidas.

 

Rota das Emoções

Criada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Rota das Emoções surgiu com o intuito de promover o turismo local e inclui três estados do nordeste em uma viagem só, passando pelo Ceará, Maranhão e Piauí.

Belezas naturais não faltam nessa road trip pelo Nordeste, que inclui paradas em lugares como os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara, com 900 km de estrada. Mas, por onde começar a viagem?

Algumas pessoas preferem sair de Fortaleza, no Ceará, ou partir por São Luís, no Maranhão. Você pode escolher o que deseja ver primeiro, somente invertendo a ordem das paradas. Em ambas as cidades existem unidades das Lojas Unidas, ou seja, é possível alugar um carro em Fortaleza ou em São Luís e retorná-lo na outra cidade.

Viajando de carro alugado pelo Nordeste

O número de cidades ou locais para visitar não é fixo, depende das suas prioridades e do tempo de viagem sendo, normalmente, indicado 10 dias. Assim, é possível curtir cada local com mais calma, mas sempre é possível personalizar o roteiro.

Começando por São Luís, o trajeto inicial é Barreirinhas, Lençóis Maranhenses, Pequenos Lençóis e Tutóia.  Barreirinhas fica a cerca de 4 horas de carro do aeroporto de São Luís, considerada o ponto de partida para Lençóis.

Sem dúvidas, uma das atrações principais desta rota são os famosos Lençóis Maranhenses. Para conhecê-lo quando as lagoas estão cheias, o recomendado é programar sua viagem entre os meses de julho e setembro. Vale a pena levantar cedinho e assistir o nascer do sol no local, além de render lindas fotos é uma experiência única.

A etapa seguinte é rumo ao estado do Piauí, onde as principais paradas são o Delta do Parnaíba, os Lençóis Piauienses e Barra Grande.

Localizado em Ilha Grande, Delta do Parnaíba é um dos cartões postais mais conhecidos do estado. É um passeio que inclui dunas, mangues e praias que deixam qualquer um boquiaberto.

Viajando de carro alugado pelo Nordeste

A última parte da viagem se concentra no estado do Ceará, onde o roteiro inclui um passeio por Chaval/Barroquinha, Camocim, Jericoacoara, Lagoa do Paraíso, as Praias de Trairi e, por fim, Fortaleza.

Popularmente conhecida como Jeri, essa cidade litorânea fica a 300km de Fortaleza e reserva paisagens naturais incríveis, além de muito agito com diversas atrações como passeio de buggy pelas lagoas, assistir o pôr do sol nas dunas, conhecer a vila e visitar a Pedra Furada.

 

Rota Ecológica

Se você quer concentrar o seu roteiro viajando de carro pelo Nordeste em apenas um estado, percorrendo um trecho um pouco mais curto, a dica é a Rota Ecológica. Com cerca de 300 km de extensão, ela perpassa o litoral Norte de Alagoas e reserva atrações magníficas.

Excelentes restaurantes com comidas tradicionais da região, praias desertas com águas mornas e turismo sustentável: certamente você não ficará sem o que fazer por lá. Basta definir o tipo de passeio que é a sua cara e montar o seu roteiro.

O passeio tem como ponto inicial a capital do estado, onde você pode alugar um carro no aeroporto de Maceió.

Para sair da capital e iniciar a Rota Ecológica, o indicado é pegar a AL 101 em direção a

Barra de Santo Antônio e fazer um desvio para uma estrada secundária entre a Barra de Camaragibe e Japaratinga, com muitos pontos turísticos para visitar pelo caminho.

O charmoso vilarejo à beira mar de Barra de Camaragibe é o ponto de parada para conhecer a linda Praia do Morro, que fica do outro lado do rio Camaragibe. Em seguida, você poderá visitar o vilarejo seguinte de São Miguel dos Milagres.

São Miguel dos Milagres chama atenção por ser um destino que preserva a cultura local, com suas encantadoras casinhas coloridas. Nas proximidades fica a Praia do Toque, que conta com resorts luxuosos e ótimos restaurantes, mas é importante fazer reserva antes de ir.

Viajando de carro alugado pelo Nordeste

O Porto de Pedras é também um dos principais pontos turísticos da Rota Ecológica, lá, você terá a oportunidade de visitar a sede do Projeto Peixe-Boi. Através da iniciativa, peixe-bois nascidos nos criadouros são introduzidos à natureza.

Para chegar até Japaratinga é necessário pegar uma balsa e atravessar o Rio Manguaba, as belas praias e a tranquilidade da região chamam a atenção dos turistas. Com 15 km de litoral, você poderá conhecer as praias de Bitingui, do Boqueirão e do Pontal.

A parada final da rota é a cidade de Maragogi, que ficou famosa por suas lindas piscinas naturais. O local é comparado com as ilhas Caribenhas, devido ao mar com águas de um estonteante azul-turquesa. Com certeza, você terá a oportunidade de relaxar e vivenciar uma viagem inesquecível.

 

Monte o seu próprio roteiro

Viajando de carro você tem a flexibilidade de decidir por onde quer passar, diferente de pacotes turísticos pré-estabelecidos. A Rota Ecológica e a Rota das Emoções oferecem uma imensa diversidade de praias e atividades interessantes, portanto vale a pena decidir com calma quanto tempo será possível passar em cada uma delas.

Por isso, a dica é pesquisar bastante o destino antes de ir, para escolher as atrações que tem mais a ver com o tipo de viagem que você quer fazer. Por exemplo, se deseja ter um tempo a mais para curtir o centrinho das cidades ou se prefere buscar praias isoladas e explorar trilhas.

Ficou animado para cair na estrada e fazer uma road trip pelo Nordeste? Conte com a Unidas e descubra como alugar o melhor carro para você e curtir essa experiência que, com certeza, será marcante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: