Created with Snap

Carro elétrico: como e onde carregar a bateria?

Uma tendência em ascensão, o carro elétrico é uma grande curiosidade para muitas pessoas, assim como acontece com qualquer novidade – especialmente no Brasil, onde eles só começaram a chegar há pouco tempo.

Mesmo ainda sendo minoria entre os veículos que circulam no país, os elétricos já estão se tornando o padrão a ser seguido pela indústria automobilística e diversos países, especialmente da Europa, já definiram datas para que a produção e venda de carros movidos a combustão sejam completamente encerradas.

A seguir, explicamos com mais detalhes as peculiaridades do processo de manutenção diário que um carro elétrico necessita e mostramos que ele pode ser prático e econômico para o dia a dia.

Como carregar a bateria do carro elétrico?

Vamos ao que importa. O carro elétrico funciona como qualquer outro aparelho elétrico que necessita de carga, como um celular. Você só precisa estacionar na vaga de recarga, pegar o cabo disponível e plugar na entrada de carga do veículo, que pode ficar no local onde normalmente fica a entrada do tanque de gasolina, mas também na parte dianteira, bem acima da grade, levantando o emblema da montadora.

Saiba onde carregar o seu carro elétrico

Além de postos de combustível, outros locais que costumam oferecer esses pontos de carregamento são estacionamentos de shoppings, supermercados, centros comerciais ou de prédios empresariais particulares.

Com projetos de empresas como BMW, Volvo, Grupo Volkswagen, Enel X e Estapar, a perspectiva é que, nos próximos anos, esses locais se espalhem pelo Brasil e que o número de pontos de carga se multiplique de forma bem relevante.

É possível carregar meu carro elétrico em casa?

Sim, é possível realizar a recarga em redes elétricas de 110v, de 220v ou então com os wallboxes, carregadores externos que as próprias marcas disponibilizam para venda.

De qualquer maneira, é importante ler bem o manual do carro e conferir as especificações da rede da sua casa ou condomínio.

 

 

Tempo médio de recarga e diferentes padrões de plugues

Para realizar uma carga em rede doméstica com uma tomada comum, são necessárias algumas horas com o carro plugado. Depende de modelo e rede, mas o tempo varia de 5 a 8 horas. A exceção para essa regra é o caso dos wallboxes, que funcionam com tomara trifásica e têm um plugue de recarga rápida. Nesse caso, o tempo varia de 1 a 2 horas.

Nos postos de recarga públicos ou oferecidos por empresas privadas, os carregadores também são do tipo para recargas rápidas e é necessário, em média, 1 ou 2 horas.

É importante frisar que em qualquer posto não há nenhum tipo de cobrança, pelo menos por enquanto, pois é proibida a cobrança de taxas ou tarifas pelo uso de energia elétrica em locais públicos. No máximo pode ser cobrado um valor para permanecer com o carro parado em determinado local, como no caso dos estacionamentos de shopping ou supermercados.

Mas é preciso ficar atento aos plugues disponíveis em cada local, pois existem três padrões principais para eles: o americano, o europeu e o japonês, que variam de acordo com a montadora fabricante do carro.

A Unidas tem carro elétrico para você alugar!

Fazendo parte desse processo de mudança, a Unidas já disponibiliza um grupo exclusivo de carro elétrico na frota, o que representa nossa intenção de acompanhar a evolução da mobilidade mundial.

E então, você tem vontade de ter um carro elétrico ou já possui um modelo? Conte para a gente nos comentários!

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *