Created with Snap
Como planejar uma viagem completa - Blog Unidas Alguel de Carros

Como planejar uma viagem completa

Tempo de leitura: 6 minutos.

Temos certeza que você está morrendo de vontade de pegar as malas e sair pelo mundo. Só que viajar requer planejamento. Este artigo será um guia recheado de dicas para você planejar sua viagem dos sonhos!

Você aprenderá o que é um roteiro de viagem e ainda vai conseguir aquelas dicas para montar para qualquer destino.

Quer saber mais? É só continuar acompanhando.

Leia também: Destinos no Brasil para 2021.

Saiba o que é um roteiro de viagem:

Chamamos de roteiro todo o planejamento para uma viagem. De forma resumida: no esqueleto do roteiro, você define para onde quer ir, quando, por quanto tempo e qual o valor que está disposto a pagar por essa viagem.

Os pontos essenciais de um roteiro são:

  • Destino;
  • Datas: chegada e partida;
  • Orçamento inicial.

1. Para onde quer ir? 

Em primeiro lugar você precisa escolher o seu destino, ou caso prefira, defina os lugares que você pretende visitar até chegar no destino final. Sua intenção é visitar uma cidade em específico, uma região, um país ou diversos países?

Planejar uma viagem

Um roteiro de viagem para qualquer lugar do mundo pode ser construído para englobar diferentes países e regiões, assim como pode se dedicar a visitar capitais clássicas de onde deseja ir.

2. Quando pretende viajar?

É extremamente importante definir quando você irá realizar a viagem, assim você tem tempo para se planejar geográfica e financeiramente. Dependendo para onde for pode até usar o tempo que resta para ir estudando outro idioma.

Entender o calendário local é fundamental, seja pela questão do clima ou de festas sazonais. Neste último caso, grandes eventos costumam atrair mais turistas, influenciando em valores e na disponibilidade de hospedagem e transporte. 

Leia também: As festas de São João mais tradicionais do Brasil.

3. Quanto tempo eu tenho disponível para fazer essa viagem?

Você tem um tempo para se programar, e na listagem também é necessário saber quanto tempo você pretende ficar no local, pois essa é uma informação importante, uma vez que pré-define o ritmo da sua viagem, assim você consegue flexibilizar o roteiro e quantos lugares a mais você poderá conhecer.

Quanto mais tempo você tiver para viajar, mais tempo você vai poder curtir as atrações com calma, se aventurar em locais especiais, que muitas vezes não constam nos guias turísticos

Com mais tempo, ainda existe a possibilidade de fazer novas amizades, conversar com moradores locais ou viajantes, deixando a experiência ainda mais enriquecedora.

4. Qual o meu orçamento?

Realizar a viagem dos seus sonhos pode virar um pesadelo na hora de pagar a fatura do cartão de crédito. Por esse motivo é de extrema importância que você defina o quanto pode ou quanto está disposto a gastar com a viagem.

Planejar uma viagem

Quanto menos recursos financeiros você tiver, mais importante se torna o planejamento. Assim você consegue opções de hospedagem e transporte em um valor acessível, mas isso pode demandar um tempo maior de pesquisa.

Dicas para montar um roteiro de viagem incrível em três passos

Com todas as questões acima bem desenhadas, você terá as informações mais importantes para montar o seu roteiro. Mas ainda temos algumas dicas para passar.

1. Faça pesquisas

Faça uma pesquisa rápida sobre o seu destino, essa é a parte essencial para começar o planejamento de seu roteiro.

  • Quando é a alta temporada?
  • Existem atrações interessantes fora desse período?
  • Como eu posso chegar no destino?
  • Quais são as opções de hospedagem disponíveis?
  • Quantos dias devo ficar no destino para conhecê-lo minimamente?
  • No caso, de viagens internacionais, descubra: é preciso visto para o país? Passaporte? Algum tipo de vacina? Qual moeda levar?

Ter as respostas para as questões anteriores é um início, mas sua pesquisa deve se aprofundar cada vez mais para buscar outras informações para melhor entender o destino da sua viagem dos sonhos.

As redes sociais também são uma excelente ferramenta de pesquisa, principalmente quando se está viajando para um local pouco conhecido ou não muito turístico. É possível ainda pedir indicações aos amigos nas redes ou buscar por grupos específicos.

Leia também: Tours virtuais pelo Brasil.

2. Planeje-se sem perder a flexibilidade

Por mais que você tenha feito as pesquisas e planejado com cuidado seu roteiro de viagem, pode ocorrer algo fora desse planejamento.

Por esse motivo, é bom deixar um tempo disponível entre as atividades ou mesmo planejar um dia a mais entre uma cidade e outra alivia a pressão em caso de imprevistos, evitando eventuais momentos de estresse.

Durante o decorrer da viagem é que seu roteiro ganha vida. Por isso não se preocupe com alterações da rota inicial e imprevistos, tudo faz parte da jornada.

Até porque, ter um tempo livre também possibilita que você se deixe levar um pouco pelo local que está visitando, com uma chance ainda maior de surpresas maravilhosas e descobertas inesperadas.

3. Use da tecnologia para ajudar no seu roteiro de viagem

A tecnologia está a nosso favor, já temos diversos aplicativos e sites disponíveis para facilitar o processo na hora de criar o roteiro de viagem. Através de sites já é possível realizar buscas e comprar passagens aéreas com ótimo custo benefício, hotéis e aluguel de carros.

Planejar uma viagem

Com todas essas dicas você já está preparado para fazer uma boa organização de viagem e curtir cada experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: