Created with Snap
Como se sentir mais seguro dirigindo carro automático

Como se sentir mais seguro dirigindo carro automático

Que o brasileiro é apaixonado por carro, todo mundo sabe! E, cada vez mais, os motoristas estão optando por dirigir carros automáticos no Brasil, devido ao conforto que esse tipo de câmbio proporciona.

Porém, algumas pessoas podem se sentir inseguras ao dirigirem um carro com câmbio automático. Neste artigo, vamos te contar tudo sobre o câmbio automático e explicar por que ele é uma opção segura e tecnológica, que vai deixar a sua condução mais confortável e prazerosa.

Já imaginou não deixar o carro falhar por errar o tempo da embreagem, ou não ter que trocar de marchas o tempo todo? Essas são algumas das vantagens em que dirigir um carro com câmbio automático entrega ao motorista. Continue a leitura e descubra outras!

Diferenças entre câmbio manual e câmbio automático

A principal diferença entre o câmbio manual e automático está na forma em que cada um atua. Enquanto o primeiro depende de uma ação humana para engates de marchas e acionamento de embreagem, o automático é 100% controlado por robôs, que conseguem calcular o momento certo da troca de marcha.

Enquanto o câmbio manual possui apenas uma versão de funcionamento e até seis marchas, os automáticos são variados em suas formas, dividindo-se em categorias como sequenciais, tipo CVT e automatizados.

Vantagens do carro de câmbio automático 

Dirigir um carro automático tem muitas vantagens que fazem qualquer motorista se sentir bem ao conduzi-lo. O primeiro ponto positivo é a diminuição de um pedal, já que não existe embreagem, ou seja, a troca de marcha não fará mais parte do seu dia a dia.

O segundo ponto de destaque do câmbio automático é o funcionamento contínuo do motor, e que não fará o carro falhar. Então, se você transita por muitas ladeiras, pode ir tranquilo: com o câmbio automático, você vai subir todas com maestria.

Dicas para se sentir seguro dirigindo um carro automático

O primeiro passo para se sentir seguro dirigindo um carro automático é conhecer bem o funcionamento deste tipo de câmbio. Para isso, é importante saber o que cada letra aplicada ao lado do seletor de marchas significa. Vamos lá?

  • P – Significa parking, ou “estacionar” em português. Essa é a posição inicial do câmbio, e a alavanca deve estar sempre nela ao ligar o carro, para impedir que ele se movimente sem o seu controle.
  • N – É a marcha neutra, similar ao ponto morto do câmbio manual. Ela deve ser usada em situações como reboque do o carro, já que na posição P ele fica imóvel.
  • R – É a ré, que coloca o carro em movimento para trás. Tem que ser acionada quando o veículo estiver totalmente parado. Caso o motorista coloque o câmbio em posição R enquanto anda com o automóvel, pode prejudicar todo o sistema e até quebrar as peças que compõem o sistema.
  • D – Vem de drive, ou “dirigir”. É a principal posição que fará o carro se movimentar com segurança. Basta colocar a alavanca nesta letra e controlar a aceleração para o carro ganhar velocidade.

Se o carro tiver as letras L e S ao lado do seletor de marchas,  saiba que elas também têm funções ativas. A letra L vem de LOW, que seleciona a velocidade mais baixa e auxilia em descidas. Já a S vem de SPORT, tornando a direção mais esportiva.


Modelos de carro automático para alugar

Hoje em dia, é possível encontrar câmbio automático em diversas categorias de carros para alugar.

Ao alugar um carro na Unidas, você pode escolher entre hatchs, sedans, SUVs e até mesmo carros de luxo e utilitários com o câmbio automático.

Sedans médios como o Fiat Cronos ou Hyundai HB20S são excelentes opções por entregarem performance, bom espaço interno e, graças aos motores 1.3 ou 1.0 turbo, economia.

Com motores a partir de 1.3 ou 1.0 turbo e espaço para até 5 passageiros, o Volkswagen Polo e o Peugeot 208 atendem aos que preferem dirigir um carro hatch médio automático.

Reservar um carro pelo nosso site ou aplicativo para iOS e Android é rápido e descomplicado.

Além da praticidade da reserva online, oferecemos a opção de retirar e devolver o carro em qualquer uma de nossas lojas espalhadas por todo o Brasil. Assim, você não perde tempo no processo de locação do seu veículo e tem mais tempo para aproveitar o seu passeio!

Seja qual for o seu destino, vai de Unidas!

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *