Created with Snap
Como se sentir mais seguro dirigindo carro automático - Blog Unidas Alguel de Carros

Como se sentir mais seguro dirigindo carro automático

Tempo de leitura: 6 minutos.

Devido ao conforto e tecnologia avançada, cada vez mais motoristas dirigem carro automático no Brasil

Câmbios automáticos estão cada vez mais presentes nos carros brasileiros e esse é um recurso muito pedido pelo público. Assim, se você quer ser mais um dirigindo carro automático no dia a dia, precisa saber que esse estilo de câmbio é muito seguro e repleto de tecnologias que deixam a condução confortável e prazerosa.

Já imaginou não deixar o carro falhar por errar o tempo da embreagem? E para quem pega congestionamento diariamente, não ter que trocar de marchas o tempo todo? Essas são algumas das vantagens em que dirigir um carro com câmbio automático entrega ao motorista.

 

Diferenças entre câmbio manual e câmbio automático

A principal diferença entre os câmbios manuais e automáticos está na forma em que cada um atua. Enquanto o primeiro depende da ação do homem para engates de marchas e acionamento de embreagem, o automático é 100% controlado por robôs, que conseguem calcular o momento certo da troca de marcha, seja para aumentar ou reduzir.

Enquanto o câmbio manual possui apenas uma versão de funcionamento e até seis marchas, os automáticos são variados em suas formas, dividindo-se em categorias como sequenciais, tipos CVT e automatizados.

 

Vantagens do carro de câmbio automático 

Dirigir um carro automático tem muitas vantagens que fazem qualquer motorista se sentir bem ao conduzi-lo. O primeiro ponto positivo é a diminuição de um pedal, já que não existe embreagem, ou seja, a troca de marcha não fará mais parte do seu dia a dia.

dirigindo carro automático

O segundo ponto de destaque do câmbio automático é o funcionamento contínuo do motor, e que não fará o carro falhar. Então, se você transita por muitas ladeiras, pode ir tranquilo: com o câmbio automático, você vai subir todas com maestria.

Leia também: Dirigindo à noite com segurança.

Dicas para você se sentir seguro dirigindo um carro automático

Para que você se sinta mais seguro dirigindo um carro automático, é preciso conhecer bem o funcionamento desse tipo de câmbio. Ao lado do seletor de marchas estão aplicadas várias letrinhas.

dirigindo carro automático

Mas para que elas servem? Veja aqui as respostas:

P – Significa parking, ou “estacionar” em português, mas, para nosso idioma, pode-se entender como “parado”. Essa é a posição inicial do câmbio, e a alavanca deve estar sempre nela ao ligar o veículo. Ela impede que o veículo se movimente.

N – É a marcha neutra que fica no meio do caminho. Não necessariamente você precisa acioná-la, já que é similar ao ponto morto do câmbio manual. Ela foi criada para ser usada em situações de emergência como, por exemplo, ter que rebocar o carro, já que na posição P ele fica imóvel.

R – É a ré, que coloca o carro em movimento para trás. Tem que ser acionada quando o veículo estiver totalmente parado. Caso o motorista coloque o câmbio em posição R enquanto anda com o automóvel, pode prejudicar todo o sistema e até quebrar as peças que compõem o sistema.

D – Vem de drive, ou “dirigir”. É a principal posição que fará o carro se movimentar com segurança. Basta colocar a alavanca nesta letra e controlar a aceleração para o carro ganhar velocidade.

Se o carro tiver as letras L e S ao lado do seletor de marchas, não as ignore, pois elas também têm funções ativas. A letra L vem de LOW, que seleciona a velocidade mais baixa e auxilia em descidas. Já a S vem de SPORT, tornando a direção mais esportiva.

 

Modelos de carro automático para alugar

Hoje em dia, é possível encontrar câmbio automático em praticamente todas as categorias de carros, mas um segmento que se destaca pelas transmissões robotizadas é o de sedans, em especial os médios, que estão em constante crescimento no mercado brasileiro.

Um dos sedans automáticos mais modernos do mercado é o Volkswagen Virtus, que você pode alugar na Unidas. O câmbio automático de seis velocidades é do modelo convencional, com conversor de torque, e está acoplado ao moderno motor 1.0 TSI, responsável por entregar desempenho e baixo consumo de combustível.

Outro modelo que tem motor e câmbio eficientes é o Onix Plus Turbo. O motor 1.0 vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 185 km/h.

dirigindo carro automático

Vale reforçar que todos os tipos de câmbios automáticos precisam ter a manutenção em dia para um funcionamento correto e sem problemas.

Você pode alugar um carro automático de forma rápida e prática e ainda desfrutar de todos os diferenciais que a Unidas oferece. Conheça também a possibilidade de alugar por assinatura com a Unidas Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: