Created with Snap
Como viajar sozinha no Brasil

Como viajar sozinha no Brasil

Cuidados que devem ser tomados para viajar sozinha no Brasil com segurança 

Viajar sozinha no Brasil é uma experiência única que muitas mulheres independentes e protagonistas de suas vidas desejam ter. É uma forma totalmente diferente de você conhecer novos lugares, se aventurar e conhecer pessoas novas. Algo que, em uma viagem com a família ou amigos, muitas vezes não acontece.

Mas, para aproveitar sua viagem de forma tranquila, é preciso tomar cuidado com a segurança. É importante analisar o destino, verificar se ele é propício para visitar sozinha, e quais lugares são recomendáveis de evitar.

Dicas de segurança para viajar sozinha no Brasil

Antes de embarcar nessa aventura sozinha, existem algumas questões que são importantes a serem levadas em conta para que você possa aproveitar tranquilamente o passeio. E o melhor: nada de ter que ir em lugares que não deseja só para acompanhar os outros, pois quem vai fazer este roteiro é você.

Pesquisar com atenção qual destino escolher

O primeiro passo para aproveitar essa experiência é definir quais serão os lugares para viajar sozinha no Brasil que você pretende visitar. Será uma viagem com um destino só ou várias paradas?

Ler relatos na internet de outras mulheres que viajaram para o mesmo lugar pode te ajudar muito a se decidir. Inclusive, existem grupos nas redes sociais onde elas compartilham suas vivências. É uma oportunidade de se inspirar e aprender mais sobre os cuidados a se tomar.

Conferir se a hospedagem e seus arredores são seguros

São diversos os fatores a serem considerados quando você vai escolher uma hospedagem, como a proximidade dos pontos turísticos, os tipos de comodidade que você procura e, certamente, o valor.

Mas, ao viajar sozinha, é preciso também avaliar se a região é segura. Ler as avaliações dos hóspedes sobre o local pode ser uma forma de saber sobre isso. Além disso, caso você queira economizar e ficar em um hostel, existem dormitórios compartilhados exclusivamente femininos.

Planejar o itinerário e os roteiros de viagem

Antes de partir para o seu destino, faça um roteiro de viagem, pois ele vai ajudar a se organizar melhor, evitar imprevistos e te ajudar a se sentir mais segura. Inclua no roteiro as datas da viagem, quanto tempo você vai ficar em cada lugar (caso seja uma viagem com mais de um destino), onde irá se hospedar e quais são os principais passeios que deseja fazer.

mulher viajando sozinha

Defina o roteiro de cada dia, analisando a distância entre um ponto turístico e outro. Assim, você poupa tempo e consegue aproveitar mais cada lugar. Cheque também os horários de funcionamento e se a entrada é paga. Caso seja, vale a pena conferir se é possível adquirir os ingressos adiantados pela internet.

Monte o seu roteiro em uma planilha ou deixe tudo anotado em um papel, inclusive o endereço e telefone de contato da hospedagem, e compartilhe com alguém de confiança. Essa é uma forma de aumentar a sua segurança ao viajar sozinha no Brasil, assim, caso ocorra qualquer imprevisto, a pessoa terá meios para buscar contato com você.

Mantenha o celular sempre carregado

O smartphone é um aliado na viagem em diversos sentidos. Hoje em dia, você não precisa imprimir muitas reservas e pode deixar os ingressos de passeios salvos no celular, junto com seu roteiro.

Além disso, ele será muito útil para se direcionar de onde você estiver. Em viagens, aplicativos de GPS certamente são um dos mais usados, sendo importante analisar a rota mais segura para cada passeio.

Não se esqueça de manter o celular constantemente carregado, não somente para usufruir de todos esses recursos e tirar muitas fotos, claro, mas também para o caso de emergências. Você não precisa informar cada passo que dá, mas vale a pena mandar uma mensagem uma vez ou outra para falar onde está para alguém de confiança.

Escolha qual será o meio de transporte mais seguro

Usar um carro para se locomover durante a viagem é a forma mais segura de fazer os passeios, pois assim você evita ficar dependente de transportes públicos, aplicativos de locomoção e transfers. Outra vantagem do carro é a flexibilidade: com você no volante, poderá decidir os horários que deseja sair ou chegar em um local e aproveitar ainda mais, sem ter que ficar esperando ninguém.

Ainda há a possibilidade de alugar o carro em uma cidade e entregá-lo em outra, uma ótima opção, principalmente no caso de viagens com diversos destinos. Essa é uma alternativa que a Unidas oferece, dentre vários outros benefícios.

Por exemplo, se você quer aumentar a sua segurança ainda mais, tem até mesmo como alugar um modelo de veículo blindado, como o Mercedes GLA, o Tiguan All Space e a BMW X1.

SUVs blindados são excelentes opções por serem confortáveis para dirigir, com direção hidráulica, câmbio automático e ar-condicionado, além de modernos e potentes. São carros que não vão te deixar na mão caso você precise pegar uma estrada de terra, por exemplo, ou enfrentar uma subida íngreme.

Dentre os diferenciais Unidas, você encontra não só esses modelos como uma imensa variedade, além de um atendimento ágil e de qualidade. Você pode fazer a devolução do veículo em um minuto, sem perder tempo com burocracias.

Disponível em todo território nacional, nós contamos com frotas novas, manutenção preventiva e assistência 24 horas para garantir a sua segurança.

Além disso, é possível contratar recursos extras, como GPS, carregador para o celular e proteção a vidros, que cobre os danos no vidro traseiro, para-brisa e vidros laterais no caso de acidentes, sem cobrança de participação obrigatória.

Aproveite a viagem sem se preocupar demais

Viajar sozinha é uma experiência que proporciona momentos que não aconteceriam caso você estivesse acompanhada. É uma forma diferente de descobrir novos lugares e de se entender como uma pessoa independente e capaz de se divertir mesmo sem estar acompanhada.

Cuidar da sua segurança é primordial, mas não deixe que isso tire a diversão da sua viagem. Tomando todos os cuidados, você pode curtir com tranquilidade e descobrir um mundo de possibilidades que embarcar em uma viagem sozinha oferece. Por isso, nada de deixar a preocupação tomar conta. Seja cautelosa, mas se permita viver cada momento. Preparada para viajar sozinha pelo Brasil? Conheça os diferentes serviços que a Unidas oferece!

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *