Península de Maraú: como chegar de carro?
Está pensando em visitar Península de Maraú? Saiba que o destino é de surpreender qualquer um. Aliás, nada mais é do que uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a maior piscina natural e a terceira maior baía do país. Se você pretende viajar para lá de carro, junte-se a nós para descobrir as melhores dicas para este paraíso baiano.
Localizado no litoral de Dendê, entre Itacaré e Boipeba, este destino possui muitas belas atrações naturais, incluindo praias, bancos de areia, recifes de corais, manguezais, cachoeiras, trilhas ecológicas e muito mais. Este é o local ideal para quem procura uma intimidade com a natureza ou simplesmente para descansar num cenário paradisíaco.
Nesse artigo, trouxemos dicas para você não perder nenhuma atração nesta viagem e adquirir as melhores sugestões de rota para viajar de carro até o local.
Conheça a Península de Maraú
Descoberta recentemente por turistas, Península de Maraú começou a desenvolver o turismo há cerca de dez anos. A pesca também é uma importante fonte de renda para a cidade.
Além de seringueira, cravo-da-índia, pupunha, cacau, guaraná e pimenta-do-reino, há muitas fazendas que cultivam dendê.
E há rumores de que o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry já esteve na cidade, morou na vila por algum tempo, é o autor de O Pequeno Príncipe. Se isso é verdade, eu não sei. Mas sem dúvidas qualquer um que tivesse uma oportunidade super passaria um tempo por lá!
Como chegar de carro à Península de Maraú?
Você pode partir de Salvador, pois a capital está localizada a 180 km ao norte da península, ou Ilhéus, locakizada a 100 km ao sul. Se você já está em Itacaré, a distância é ainda menor: siga pela Costa do Dendê por cerca de 38 km.
De Ilhéus à Península de Maraú
Chegar via Ilhéus na parte sul da península de Maraú é uma das opções. A melhor dica é alugar um carro para ter flexibilidade para explorar a área e fazer um itinerário do seu jeito.
Vale a pena saber que os últimos 40km são em estradas de terra, o que pode ser complicado com chuva forte. Devido às condições das estradas da BR030, recomenda-se alugar um carro alto, de preferência um 4×4.
De Salvador à Península de Maraú
Há também a opção de voar para Salvador (SSA), um aeroporto maior com mais voos diários e passagens aéreas às vezes mais baratas. Mas lembre-se, será uma jornada longa e cansativa.
As viagens geralmente levam de 6 a 8 horas, dependendo das condições do trânsito e da estrada. Você pode alugar um carro no aeroporto de Salvador para seguir viagem até a península.
7 Atrações e passeios para fazer na Península de Maraú
Barra Grande é um vilarejo que abriga a maioria dos hotéis e restaurantes da Península de Maraú, além do belo Rio Carapitangui. Caravanas e lanchas são os principais passeios de lá, e há ótimas piscinas naturais para mergulho.
O clima na Península de Maraú costuma ser quente e úmido ao longo de todo o ano, com temperatura média de 25ºC. É comum ver as chuvas se formando no horizonte e ocasionalmente passando por onde você está, independentemente da época do ano.
Confira agora os melhores passeios para não perder nenhuma atração na Península de Maraú:
1. Fim de tarde na Praia de Algodões
Apesar deste passeio ser imperdível, o período mais chuvoso é entre março e junho (segundo Clima Tempo). Embora haja dias muito ensolarados mesmo nesta época, muitas vezes há estações muito chuvosas e a água não é tão clara quanto você poderia esperar.
A partir de setembro, o sol está brilhando novamente, e a primavera é uma ótima época para visitar este lugar. Preços mais acessíveis, praias desertas e clima agradável com dias quentes e ensolarados e noites frescas.
Se você gosta de agito, recomendamos fazer a viagem durante a alta temporada entre dezembro e fevereiro. A Península de Maraú tem ótimas festas de Réveillon, os bares recebem shows com DJs internacionais, os restaurantes estão totalmente abertos e as lojas estão totalmente abertas. Durante o resto do ano, muitos negócios fecharam as portas e só reabriram quando o verão voltou.
2. Tábua das marés
Após decidir o mês da viagem, o mais recomendado é verificar a tabela de marés para escolher a data mais adequada para sua viagem. Se você estiver perto da lua cheia, terá uma experiência mais completa, pois nesse horário a maré está mais baixa (seca) e as piscinas de Taipu de Fora são verdadeiramente transparentes. Sem mencionar a visão da lua nascendo sobre o mar
3. Piscinas de Taipu de Fora
As piscinas de Taipu de Fora só aparecem na maré baixa. Se você nunca ouviu falar dessa tábua de marés, ela nada mais é do que um calendário que calcula as fases da lua para aquele determinado mês.
A Praia de Taipu de Fora tem 7 quilômetros de extensão, com águas límpidas e milhares de coqueiros. Em seus extremos encontra-se um recife de coral e é um ótimo lugar para mergulho. Além disso, tem ondas grandes em alguns lugares, o que a torna ótima para surf e SUP.
Ao longo da costa, você também encontrará escolas de surf, clubes de praia que servem bebidas e pratos locais, ótimos hotéis e algumas casas de férias.
4. Passeio de lancha pela Baía de Camamu
Um dos passeios mais deliciosos da Península de Maraú é este passeio de barco pela Baía de Camamu. A baía é grande e bonita. Há água salgada, própria para banho, e várias ilhas de areia branca.
Existem dois roteiros clássicos que podem ser transformados em passeios de um dia. O mais recomendado, é a viagem ser dividida em dois dias, mas fica a seu critério:
Ilhas Tropicais: passe pela Pedra Furada, ponto turístico icônico de Barra Grande, antes de seguir para outras ilhas como a Ilha do Goió (onde você encontra lindas conchas). O almoço é em um restaurante da região chamado Sapinho.
Cachoeira do Tremembé: 40 minutos na baía, você chegará à bela Cachoeira do Tremembé. O destaque do passeio é a entrada de lancha sob a cachoeira. Você não precisa sair da lancha para se refrescar na água doce do Rio Maraú, pois a lancha passará por baixo do rio.
5. Pôr do sol na Ponta do Mutá
Perto de Barra Grande, uma caminhada pela praia o levará à Ponta do Mutá, no extremo norte da península. Existem alguns hotéis, muitos restaurantes e clubes de praia na área onde você pode relaxar e tomar uma bebida. Aproveite para ficar até o pôr do sol, lá é incrível!
6. Praia do Cassange
A região do Cassange é perfeita para uma viagem de um dia! Com praias, lagoas e belas vistas, você pode explorá-la de quadriciclo ou 4×4, mas nem tente entrar nas estreitas estradas de areia em um carro comum. Suas chances de ficar preso no meio do nada são altas!
7. Lagoa Azul
A Lagoa Azul ainda não é uma atração muito conhecida na região, e talvez você nem tenha ouvido falar dela quando estiver por lá. Mas como fica no caminho da trilha das bromélias, vale a pena parar!
Ela geralmente está vazia e quieta. Durante a alta temporada, há uma barraca que vende comidas e bebidas.
A lagoa tem uma parte própria para banho (a parte mais clara) e uma parte imprópria para nadar (a parte mais escura). A areia é branca e a água é calma.
Faça um bom planejamento de viagem para a Península de Maraú!
Organização é tudo e, se tratando deste destino, mais ainda para o litoral do dendê. Não há postos de gasolina na Península de Maraú, você só encontra lugares para reabastecer em Barra Grande e Taipu de Fora.
Não há agências bancárias ou caixas eletrônicos, e cartões não são aceitos em alguns lugares. Então traga algum dinheiro!
O sinal de celular é limitado e inexistente em muitas partes da península. A eletricidade em toda a Península de Maraú é de 220V.
O processo de chegar à Península de Marau de carro exige paciência e um dia de viagem, ida e volta, mas quando você chega, o esforço no paraíso vale a pena!
E já sabe, né? Seja qual for o seu destino, vai de Unidas!