Created with Snap
Turismo Ambiental no Brasil - Blog Unidas Alguel de Carros

Turismo Ambiental no Brasil

Tempo de leitura: 5 minutos.

No Brasil e no mundo, algumas atividades ligadas ao turismo acabam inevitavelmente causando, de maneira direta e indireta, alguma forma de impacto negativo ao meio ambiente. A construção e a manutenção de hotéis, resorts, lojas, estradas e outras estruturas ligadas ao funcionamento geral do turismo acabam por causar uma mudança no equilíbrio natural de uma determinada região. E, quando um destino acaba se tornando popular, o excesso de visitantes acaba causando mais poluição, mais desmatamento e mais comprometimento da vida de animais silvestres.

Mas, em diversas áreas onde a natureza ainda permanece intocada, existe uma forma alternativa para que os visitantes possam conhecer e explorar.

O turismo ecológico, ou ecoturismo, é um dos segmentos turísticos que mais ganham espaço no Brasil e no mundo. O grande diferencial desse tipo de turismo é a possibilidade de conhecer lugares nos quais os recursos e riquezas naturais continuam em estado de preservação, sendo possível interagir com a fauna e flora de maneira quase intocada.

Praticar mergulho em águas cristalinas, curtir rios e cachoeiras completamente limpos, desbravar a mata através de trilhas e explorar grutas escondidas para conferir paisagens e lagoas subterrâneas estão entre as atividades mais apreciadas do ecoturismo.

Mas também é possível participar diretamente em ações com atividades de preservação ambiental enquanto se pratica o turismo, como, por exemplo, conhecer e apoiar um parque ambiental protegido, apoiar uma organização que cuida de nascentes ou então visitar e até se voluntariar em uma ONG que trabalha pela preservação das tartarugas marinhas no litoral.

 

viagem_paraiso_rochas

Principais Diferenças

O Ministério do Meio Ambiente define o turismo ambiental da seguinte maneira: “o conjunto de atividades turísticas que utilizam o patrimônio natural e cultural, incentivando sua preservação e conservação, com estímulo à formação de consciência ecológica dos viajantes”.

De maneira diferente do turismo tradicional, o turismo ambiental busca promover um contato mais próximo entre as pessoas e a natureza, mas sempre priorizando a conservação diante de qualquer outro fator, fazendo o possível para não a afetar. As áreas visitadas não devem ser desmatadas ou depredadas, sendo obrigatório descartar o lixo e demais resíduos da maneira correta, além de haver a proibição de caça, pesca, fogueiras e outras atividades que possam causar riscos.

É muito comum que, nos locais reservados ao turismo ecológico, o número de visitantes seja limitado para preservar o ecossistema, a cultura e o modo de vida dos povos locais. Casos assim existem em locais como Bonito – MT e Fernando de Noronha – PE.

As empresas que exploram o turismo local são constantemente fiscalizadas e regulamentadas para comprovar que estão tomando todas as medidas necessárias para frear o impacto ambiental na região.

Além disso, é comum que os passeios não sejam livres, sendo necessário sempre seguir as regras que guiam os turistas sobre as práticas permitidas e a importância da preservação dos recursos ambientais locais. Tudo pensado para que cada viajante possa curtir o máximo, mas permitir que todos aproveitem também.

vista_para_cachoeiras

Principais Destinos no Brasil

No Brasil existem diversas opções para essa modalidade de turismo, em praticamente todas as regiões do país. Se você busca pela oportunidade de viver uma experiência de conexão com a natureza e com a cultura tradicional, esses são alguns dos destinos que oferecem isso e muito mais:

  • Bonito (Mato Grosso do Sul);
  • Floresta Amazônica, que abrange vários estados das regiões Norte e Centro-Oeste;
  • Fernando de Noronha (Pernambuco);
  • Pantanal e Chapada dos Guimarães (Mato Grosso);
  • Jalapão (Tocantins);
  • Parque Nacional do Caparaó (divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo);
  • Cataratas do Iguaçu (Paraná);
  • Brotas (São Paulo);
  • Caravelas e Chapada Diamantina (Bahia);
  • Chapada dos Veadeiros (Goiás);
  • Lençóis Maranhenses (Maranhão);
  • Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (São Paulo);
  • Nobres (Mato Grosso);
  • Paraty (Rio de Janeiro);
  • Socorro (São Paulo).

piscina_natural_no_brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: