Unidas conquista prêmio Pró-Ética 2022-2023
As boas práticas de gestão adotadas pela Unidas foram reconhecidas mais uma vez! Nossa empresa acaba de ganhar o prêmio Empresa Pró-Ética 2022-2023, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que reconhece as empresas que adotam medidas que previnam, detectem e que corrijam atos de corrupção e fraude em sua gestão.
A cerimônia de premiação dos inscritos aprovados no Pró-Ética ocorreu no dia 30 de novembro de 2023, em São Paulo, e fez parte da programação do Dia da Integridade Empresarial. O evento contou com a presença do Ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, e de outras autoridades do Governo Federal.
Pró-Ética chama a atenção para corrupção no setor privado
O principal objetivo do prêmio Pró-Ética é enfatizar que a corrupção é um problema que não afeta apenas as organizações e órgãos públicos e que, a partir da adoção de uma série de medidas, o setor privado pode atuar em conjunto com governos na busca por um ambiente mais íntegro, ético e transparente.
Quem pode concorrer ao prêmio Pró-Ética?
Para ser contemplada pela premiação da CGU, a Unidas precisou obter uma pontuação mínima, que considerou uma série critérios, como:
- Apresentar certidões de regularidade fiscal, do FGTS e de inexistência de débitos com a justiça do trabalho;
- Participar do pacto empresarial pela integridade e contra a corrupção do Instituto Ethos;
- Não constar na lista suja do trabalho escravo ou análogo ao escravo do Ministério do Trabalho e Previdência;
- Não estar participando de negociação para celebração de acordo de leniência;
- Contar com um canal de denúncia em seu site institucional com divulgação.
Premiação tem reconhecimento internacional
A importância do Pró-Ética é tamanha que a premiação foi citada por organismos da Organização das Nações Unidas (ONU). Para o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), a iniciativa da CGU é “um dos melhores exemplos de incentivos para que as empresas invistam voluntariamente em programas anticorrupção e outras medidas que fortaleçam a integridade corporativa”.
Conquista também reflete ações individuais
Para o CEO da Unidas, Cláudio José Zattar, e para Laura Rymsza Barbosa, Diretora de Jurídico e Compliance, essa conquista é fruto da dedicação de cada um dos nossos colaboradores, clientes e parceiros. Para eles, a construção de relações éticas foram essenciais para que o reconhecimento da CGU viesse.
50 anos de comprometimento
Com mais essa conquista, a Unidas se estabelece cada vez mais como uma das marcas de maior e melhor atuação no segmento de mobilidade e que continua fazendo jus aos seus 50 anos, comemorados em outubro de 2023, de tradição e excelência.