Created with Snap
Imagem de destino para feriados nacionais, de praia com mar ao fundo.

Planeje os feriados nacionais de 2024

Quer saber quais são os feriados nacionais para já programar suas viagens, né? Você veio ao lugar certo!  

A gente também adora um bom feriado, e fizemos um calendário bem detalhado para te ajudar. Tem dicas de destinos para várias regiões do Brasil. 

Mas temos que ser sinceros, 2024 não é dos melhores anos para viagens longas. A maioria dos feriados cai no meio da semana ou aos sábados… 

Por isso, separamos opções de bate e volta e uma ótima ideia para aproveitar o tempo ao máximo. Está pronto para embarcar nessa com a gente?   

 

Feriados nacionais de 2024 

 

Vamos começar pelos feriados nacionais que caem durante a semana. Nossas sugestões se baseiam no clima de cada época, e demos preferência a lugares com fácil acesso por estradas.  

Assim, você pode curtir o melhor de cada estação do ano e não passar sufoco para chegar rápido ao seu destino.  

 

Imagem da cidade de Tiradentes, opção de destino em feriados nacionais.

Feriados nacionais são oportunidades para visitar diferentes destinos, como cidades históricas.

 

1°/5 – Dia do Trabalhador (quarta-feira) 

 

Quem é da Região Sul sabe que no começo de maio é normal fazer um friozinho. Quer oportunidade melhor para um passeio romântico? 

Com o outono no auge, esta época é ótima para visitar Gramado. A cidade fica a pouco mais de duas horas de Porto Alegre.  

Se você estará na capital gaúcha, aproveite para fazer um bate e volta em casal. Dá pra curtir as paisagens douradas formadas pelos plátanos (espécie de árvore) de Gramado.  

 

30/5 – Corpus Christi (quinta-feira) 

 

O Dia de Corpus Christi é o primeiro dos feriados nacionais que permite uma viagem mais longa. Quem vai emendar com a sexta-feira, pode ter um final de semana prolongado para aproveitar bastante.  

E como a tendência ainda é estar frio, vamos falar de duas cidades conhecidas pelos “turistas de inverno”.  

A primeira é Campos do Jordão, a Suíça Brasileira. Nos meses mais gelados, a cidade reúne grandes atrações, desde passeios em teleféricos até lojas com deliciosos chocolates.  

Outra opção é Garanhuns, no Agreste pernambucano. Seu clima surpreende os mais desavisados, já que é difícil pensar em frio no Nordeste.  

Mas a verdade é que Garanhuns fica em uma região montanhosa, o que explica as temperaturas baixas. Quem está em Recife ou Maceió consegue chegar facilmente ao munícipio e conferir esse fenômeno ao vivo e em cores.  

 

15/11 – Proclamação da República (sexta-feira) 

 

O feriado da Proclamação da República também é uma chance para passar mais dias viajando. Por isso, aqui vai uma dica de cidade grande.  

O destino indicado é o Rio de Janeiro, que encanta turistas do mundo todo. E como a data tem tudo a ver com nossa história, vale visitar o Palácio da República, também conhecido como Palácio do Catete.  

O local foi a moradia oficial de presidentes como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, quando a Cidade Maravilhosa era a capital do Brasil.  

 

20/11 – Dia da Consciência Negra (quarta-feira)  

 

Antes considerado ponto facultativo, o Dia da Consciência Negra virou feriado nacional no último ano. A medida entrou em vigor com a aprovação da Lei 14.759/2023.  

O que não faltam são destinos para conhecer melhor o significado da data. Focando em capitais, a melhor opção é Salvador.  

A cidade abriga o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira e muitas outras atrações ligadas às raízes africanas.  

Já quem está em São Paulo pode conhecer a relação do bairro da Liberdade com Chaguinhas. Esse personagem histórico era um militar negro, que liderou uma revolução por igualdade salarial entre militares brasileiros e portugueses. 

Embora a Liberdade seja mais conhecida por sua imensa comunidade japonesa, foi um acontecimento com Chaguinhas que deu origem ao nome do bairro.  

Condenado por seu ato de rebeldia, Chaguinhas seria enforcado onde hoje fica a principal praça da Liberdade, mas a forca quebrou três vezes. Então, as pessoas que assistiam à condenação gritaram “liberdade”, já que a morte não parecia ser o destino do militar naquele dia.  

 

Natal e Ano Novo (quarta-feira) 

 

Natal e Ano Novo são os feriados nacionais mais aguardados para reunir a família. E com o calor no auge, nada melhor do que aproveitar uma praia.  

Nem precisa dizer que o Brasil é campeão nesse tipo de destino. Do Sul ao Nordeste, temos um litoral cheio de belas praias.  

Portanto, faça suas malas e caia na estrada para conhecer estados como Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.  

 

O que fazer nos feriados aos fins de semana? 

 

Em 2024, teremos quatro feriados nacionais no fim de semana. O Dia de Tiradentes (21/4) cai no domingo, enquanto a Independência do Brasil (7/9), o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10) e o Dia de Finados (2/11) serão no sábado.  

Mas nada de desânimo, hein? Abaixo, separamos quatro dicas de viagem para esses feriados:  

 

  • 21/4 – Tiradentes/MG: por que não aproveitar o feriado de Tiradentes e conhecer a própria cidade onde o herói nacional viveu? 
  • 7/9 – São Paulo/SP: uma boa pedida neste dia é visitar o Museu do Ipiranga, que conta a história da nossa independência;  
  • 12/10 – Bonito/MS: quem estará no Mato Grosso do Sul neste feriado nacional não pode perder as atrações de Bonito, um verdadeiro paraíso;   
  • 2/11 – O Dia de Finados é reservado para visitar nossos entes queridos que já se foram. Por isso, não temos uma indicação específica.  

 

Como ganhar tempo nos próximos feriados nacionais? 

 

Como você viu, o tempo vai ser reduzido em muitos feriados nacionais. E para aproveitar cada folga no calendário ao máximo, a melhor opção é ter seu próprio meio de transporte.  

A boa notícia é que você pode alugar o carro perfeito para sua necessidade e se livrar de rodoviárias e aeroportos. E tudo isso é feito em poucos passos.  

Dá uma olhada em nosso site e confira os modelos de veículos que oferecemos para você e sua família! 

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: