Created with Snap
Semana nacional do trânsito 2023

Semana Nacional do Trânsito 2023: no trânsito, escolha a vida!

O Brasil celebra, anualmente, a Semana Nacional do Trânsito entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ao longo do ano, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito se dedicam intensamente a promover a educação, fiscalização e engenharia de tráfego. No entanto, é neste mês que esses esforços são concentrados para criar vias e espaços mais seguros, além de ecologicamente sustentáveis.

Paralelamente, é comemorada também a Semana Nacional da Mobilidade, destacando o Dia Mundial sem Carro, no dia 22 de setembro. Esta semana nos incentiva a refletir sobre a maneira como nos locomovemos nas cidades e os desafios ambientais e sociais causados pelo uso excessivo de veículos.

O lema de 2023 –  “No trânsito, escolha a vida” – guia as campanhas educativas de trânsito e busca fortalecer a conscientização sobre a importância da segurança nas estradas.

Conceitos como proteção aos mais vulneráveis, moderação do tráfego, acessibilidade e sustentabilidade são temas-chave tanto da Semana da Mobilidade quanto da Semana Nacional do Trânsito.

 

Semana Nacional do Trânsito: o que é e qual o seu propósito


A
Semana Nacional do Trânsito é um evento que acontece anualmente em nosso país, entre os dias 18 e 25 de setembro.

Esta semana destaca a reflexão sobre a relevância da educação para o tráfego e a divulgação de atitudes que podem prevenir acidentes, salvando assim inúmeras vidas. 

Através de atividades de conscientização, a população é motivada a adotar comportamentos que priorizam a segurança seja de motoristas, passageiros, pedestres, ciclistas ou qualquer outro ocupante das vias.


Como participar ativamente da Semana Nacional do Trânsito


Participe desta causa com sua família e amigos! Um trânsito mais seguro não é responsabilidade apenas dos órgãos reguladores, mas de todos nós. Reconheça que a segurança nas vias é fruto de ações coletivas e individuais, abrangendo:

  • Estrutura adequada: a importância de vias urbanas e rodovias bem projetadas e mantidas não pode ser subestimada. Uma infraestrutura adequada reduz as chances de acidentes, guiando os motoristas a um comportamento mais seguro no trânsito.
  • Fiscalização ativa: o CTB prevê uma série de penalidades para aqueles que desobedecem às leis de trânsito. A fiscalização contínua e efetiva é essencial para garantir que todos obedeçam às regras, contribuindo para a segurança de todos.
  • Educação: a educação no trânsito vai além de apenas conhecer as regras. É preciso internalizar a responsabilidade que cada um tem ao assumir o volante ou ao cruzar uma rua como pedestre. 

O CTB traz, ainda, diversos ensinamentos que todos deveriam conhecer, como:

  • Uso obrigatório do cinto de segurança: em todos os assentos do veículo, seja na cidade ou na estrada.
  • Respeito aos limites de velocidade: cada via possui um limite de velocidade estabelecido com base em estudos técnicos, visando a segurança de todos.
  • Direitos dos pedestres: ao atravessar uma faixa de pedestres, o pedestre tem a preferência. É fundamental que motoristas estejam sempre atentos a isso.
  • Proibição de dirigir sob efeito de álcool: uma das causas mais comuns de acidentes graves, o consumo de álcool antes de dirigir é estritamente proibido.
  • Obedecer à sinalização: parar em sinais vermelhos, respeitar as placas de “PARE”, e sempre sinalizar ao mudar de faixa são algumas das regras básicas que garantem um trânsito harmonioso.

Estas são apenas algumas das diretrizes presentes no CTB que têm grande impacto na segurança de nossas vias. Ao seguirmos e promovermos esses princípios, colaboramos para um trânsito mais seguro e harmonioso para todos, evitando também multas.

E a Unidas também se junta à Semana Nacional do Trânsito. Reforçamos esses valores não apenas nesta semana, mas todos os dias.

Um trânsito mais seguro começa com cada indivíduo. Faça o seu papel!

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *