Created with Snap
paraty

O que fazer em Paraty

Se você quer escapar do Rio de Janeiro cujo enredo é Copacabana, Ipanema e Botafogo, há uma cidade que (sem dúvidas!) deve entrar no seu planejamento de viagem: Paraty. A região que a incorpora envolve atrativos que incluem praias e cachoeiras, além de um acervo histórico-cultural impressionante.

Não por menos, Paraty é declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO na categoria mista, ou seja, de abrangência cultural e natural. O título reconhecido pela UNESCO, até então inédito no Brasil e na América do Sul, reconhece o valor histórico da região e a natureza abundante da Mata Atlântica, que apesar suas importâncias centenárias e milenares, são bem preservados.

Em se tratando de heranças históricas, estão o centro histórico com arquitetura colonial e uma parte da antiga Estrada Real, por onde se transportavam o ouro e as pedras preciosas extraídas em Minas Gerais.

Não deixe de tirar aquelas merecidas férias, sair da rotina e conhecer lugares e culturas novas. Mas, antes, entenda que planejar a viagem é central para que a diversão não perca lugar para dores de cabeça. Acompanhe este artigo que a Unidas preparou para você e saiba o que fazer em Paraty!

Como planejar uma viagem para Paraty

Paraty tem dois aeroportos mais próximos: Galeão (240 km) e o Santos Dumont (250 km), ambos no Rio de Janeiro. Em seguida, vem o Congonhas (280 km), aeroporto nacional de São Paulo.

Planejar uma viagem é um exercício muito prazeroso. Entregar-se às melhores distrações junto à família, amigos e pessoas queridas, realmente, tudo isso é muito bom. Entretanto, além de reservar o local da estadia no Rio de Janeiro, também é importante encontrar um serviço de locação de veículos para facilitar os deslocamentos e aproveitar muito mais!

Há também outras situações em que o aluguel de um carro no Rio de Janeiro é uma escolha esperta. Veja só!

  • Chegar em poucos minutos na praia mais famosa da cidade, Praia de Copacabana, que se encontra próxima ao centro. Além da praia de Ipanema e da praia do Arpoador, de onde é possível visualizar o Cristo Redentor e a Pedra da Gávea.
  • O aluguel de um carro no RJ com a Unidas é barato e facilita a visitação de alguns pontos importantes como o Jardim Botânico, o Parque Laje e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
  • Conhecer cidades vizinhas e fugir do roteiro tradicional-clássico de quem vai visitar o Rio de Janeiro. Niterói, por exemplo, está a 45 km do Rio de Janeiro e ali encontra-se a linda praia de Itacoatiara e o Museu de Arte Contemporânea projetado por Niemeyer. Você vai ter muito mais história para contar.
  • Conhecer a Praia de Grumari, que fica dentro de uma parque natural na zona oeste da cidade.
  • Você vai chegar a Paraty com muito mais conforto e rapidez.

Alugar um carro no Rio de Janeiro com destino a Paraty não tem erro para quem quer desbravar uma cidade que é cenário de muitas novelas e outros movimentos culturais. Ir daqui-ali sem se preocupar com meio de transporte vai deixar sua viagem muito mais leve e, assim, você vai poder dar toda a atenção que o Rio merece.

Planejamento de viagem: o que fazer em Paraty

FLIP Paraty

A FLIP nada mais é que a Festa Literária Internacional de Paraty, reunindo no mês de julho escritores e leitores em palestras, discussões e oficinas literárias. O evento é referência mundial e agrega nomes das literaturas nacional e internacional, a cada edição homenageando um autor.

Outros eventos culturais em Paraty:

  • Paraty em Foco – ideal para os amantes de fotografia, a visita deve ser em setembro, quando acontece o Paraty em Foco.
  • Bourbon Festival Paraty – a música é destaque no Bourbon Festival Paraty, festival de jazz e blues em maio.
  • Viva o Verão – outro evento de música para a linda Paraty, o Viva Verão tem shows e apresentações no mês de janeiro.
  • Festival da Cachaça – Agosto é o mês do Festival da Cachaça, dedicado à famosa bebida brasileira e aos sabores da região.
  • Datas religiosas – festas católicas também atraem multidões. Sobretudo a Páscoa, a Festa do Divino (no final de maio) e Corpus Christi (meados de junho) são datas que transformam as ruas, que são cobertas por tapetes de flores, serragem e areia. Além disso, na cidade também são celebradas as festas de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Paraty, entre agosto e setembro, e de Santa Rita, que costuma coincidir com a Flip, no final de julho.

Se você é amante de história, o Forte Defensor Perpétuo é uma excelente opção para você, é o único da cidade e ponto panorâmico. Há também o Museu de Arte Sacra, as igrejas coloniais, entre as quais se destacam a Igreja da Matriz, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a Igreja Nossa Senhora das Dores e a Igreja de Santa Rita, próxima ao Cais de Paraty.

Praias em Paraty

Praia do Jabaquara

Essa praia possui águas calmas e ocupa uma extensa faixa de areia, onde você encontra alguns quiosques.

Observação: há outras praias fora do perímetro de Paraty: são dezenas delas às quais você pode chegar de carro, de barco ou a partir de trilhas.

Praias em Trindade

Localizado a 25 km ao sul do centro histórico de Paraty, dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, Trindade é um vilarejo rústico, com somente algumas pousadas, campings e lanchonetes. Ali você vai encontrar excelentes praias, como a Praia do Cepilho, a Praia do Meio e a Praia do Cachadaço, com uma belíssima piscina natural entre as pedras na sua extremidade.

A cerca de 10 km, próximo ao Condomínio Laranjeiras, começa a trilha (1h30) para uma das praias mais paradisíacas da região, a Praia do Sono. Se você passar por Paraty, deve colocar este destino em seu roteiro de viagem.

Outras praias que não podem fugir do seu roteiro:

  • Praia Vermelha
  • Praia da Lula
  • Ilha Comprida
  • Lagoa Azul

Você pode chegar nessas praias através de passeios de barco em Paraty e trilha.

Cachoeiras e ecoturismo em Paraty

O ecoturismo em Paraty é um dos destaques na região. Afinal, além de deter várias áreas preservadas, ali encontra-se o Saco do Mamanguá, o único fiorde brasileiro — uma entrada do mar entre montanhas —, e a Reserva da Joatinga, popular para circuitos de trekking, onde você poderá se aventurar em muitas experiências.

A Unidas tem uma solução para sua viagem em Paraty: aluguel de carro para seus melhores destinos.
Aproveite a diversão e boa viagem!

Unidas Desconto Pre Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *